Aparelho móvel infantil: o que é, para que serve e tipos

O aparelho móvel infantil é um tipo de aparelho removível utilizado no tratamento ortodôntico de crianças.

Sendo assim, ele possui um tamanho menor e em alguns casos pode possuir até mesmo alguns desenhos para atrair mais a atenção das crianças.

Desse modo, confira mais sobre o aparelho móvel infantil no artigo abaixo:

O que é aparelho móvel infantil?

O aparelho móvel infantil, também chamado de aparelho removível, costuma ser utilizado entre os 6 e 12 anos de idade, fase que compreende o período de crescimento.

Normalmente eles são utilizados para corrigir alguns problemas de alinhamento, de mordida e problemas funcionais.

É possível encontrá-los de forma natural e também com desenhos, além dos mais diversos modelos no qual cada um é utilizado para corrigir determinado tipo de problema.

Normalmente ele é constituído de uma placa de acrílico e alguns fios metálicos que ficam posicionados entre os dentes da criança e são responsáveis por movimentá-los.

Além disso, geralmente eles são utilizados por um período entre 6 a 18 meses, podendo se estender dependendo da gravidade do caso.

para que serve o aparelho movel infantil

Para que serve o aparelho móvel infantil?

O aparelho móvel infantil possui a função de corrigir alguns problemas relacionados ao posicionamento dos dentes. Os aparelhos voltados ao público infantil também podem servir para corrigir o desenvolvimento da arcada dentária.

Desse modo, ele possui a função de realizar pequenos ajustes para melhorar certas funções como fala, respiração e até mesmo a deglutição.

Sendo assim, sua principal função é corrigir problemas relacionados à arcada dentária durante a infância.

Dessa maneira, é possível evitar que esses problemas se desenvolvam e assim evitar a necessidade de realizar cirurgias futuramente.

Portanto, sua principal função é corrigir os problemas durante a infância para evitar que se tornem complicações mais severas.

Quais as vantagens de se iniciar o tratamento odontológico na infância?

A principal vantagem de se iniciar o tratamento durante a infância é o fato de que os ossos ainda estão em desenvolvimento.

Sendo assim, é possível corrigir os problemas enquanto os ossos ainda estão suscetíveis a serem movimentados.

Isso permite que esses problemas possam ser corrigidos sem a necessidade de realização de cirurgias.

Pois após a consolidação dos ossos da face, fica mais difícil de realizar movimentações ortodônticas, tornando necessário realizar cirurgias para corrigir esses problemas na fase adulta.

Além disso, a correção desses problemas durante a infância garantem que a criança evite os sintomas dos problemas, visto que eles serão corrigidos precocemente.

quando a criança deve começar a ir no dentista

Quando a criança deve começar a ir no dentista?

Normalmente, a partir dos 6 anos já se torna possível a identificação de problemas que podem ser corrigidos com o aparelho móvel infantil.

Nessa faixa etária a criança começa a trocar os seus dentes e já é possível que o profissional identifique vários problemas como:

  • Mordida cruzada;
  • Mordida aberta;
  • Cáries;
  • Diastema;
  • Apinhamento dentário;
  • Prognatismo;
  • Retrognatismo;
  • Palato estreito;
  • Mau posicionamento da língua.

Desse modo, quando há a presença de qualquer uma dessas complicações o dentista pode avaliar e iniciar o tratamento por meio da utilização de aparelhos.

Além disso, o dentista também é responsável por dar orientações a respeito da higienização dos dentes, bem como avaliar a higienização do paciente.

Sendo assim, é extremamente importante que as visitas regulares se iniciem desde a infância para que seja possível corrigir esses problemas.

Por meio delas também é possível realizar a profilaxia infantil que é responsável por remover placas bacterianas e o tártaro.

Elas devem ser realizadas pelo menos 2 vezes ao ano, podendo ser necessário realizá-la mais vezes no caso de uso de aparelho fixo ou crianças que possuam dificuldade para higienizar a boca.

Caso necessário, o dentista também pode indicar um tratamento com outros profissionais, como o fonoaudiólogo, para corrigir problemas como a má postura da língua.

Tipos de aparelho móvel infantil

Tendo em vista que existem vários tipos de problemas bucais que podem afetar a criança, também existem diferentes tipos de aparelhos para corrigi-los.

Portanto, existem vários tipos de aparelho móvel infantil que são responsáveis por corrigir os mais diversos tipos de problemas que afetam as crianças.

Desse modo, confira quais são os principais tipos de aparelho móvel infantil:

Expansor palatino infantil

O expansor palatino, assim como o nome sugere, é utilizado para expandir o palato quando o paciente possui um palato estreito.

Sendo assim, seu uso se faz necessário para corrigir o tamanho do palato e evitar o surgimento de problemas derivados do palato estreito.

Com seu uso também é possível evitar a necessidade de realizar cirurgias futuramente para corrigir esse problema.

Aparelho externo

O aparelho externo é um tipo de aparelho que possui peças externas à boca, de modo que elas fiquem visíveis.

Desse modo, muitas vezes esse aparelho pode causar constrangimento devido as suas partes externas.

Esse aparelho possui a função de exercer movimentações responsáveis por modelar os ossos faciais.

Além disso, eles não são feitos para serem utilizados durante todo o tempo. Portanto, eles normalmente são feitos para serem utilizados por 12 horas, podendo haver alterações no tempo de uso.

Placa de bruxismo infantil

A placa de bruxismo é um aparelho feito para controlar os sintomas do bruxismo visto que essa condição não possui um tratamento específico.

Sendo assim, normalmente é recomendado conciliar seu uso com um tratamento com um psicólogo e/ou com medidas relaxantes.

Isso se deve ao fato de que o estresse e a ansiedade são as principais causas do bruxismo, sendo assim é importante procurar reduzi-las.

Dessa maneira, esse aparelho móvel infantil serve para evitar o contato entre os dentes, que por causa do bruxismo acaba danificando os dentes por conta do ranger ou aperta.

Isso implica que a placa de bruxismo serve para evitar que os dentes do paciente sejam danificados pelo ranger ou apertar dos dentes.

Aparelho móvel infantil com desenho

Esse aparelho é semelhante aos modelos convencionais, porém possui desenhos ou possui partes coloridas para atrair mais a atenção dos pequenos.

Assim, por atrair a atenção das crianças, ele torna mais fácil a aceitação do uso por parte delas.

Desse modo, o aparelho móvel infantil com desenho é apenas uma personalização para torná-lo mais atrativo para as crianças.

Cuidados com o aparelho

Cuidados com o aparelho

O aparelho móvel infantil possui a função de corrigir casos de má-oclusão desde a infância. Desse modo, assim como nos outros aparelhos é necessário ter alguns cuidados com o aparelho, que são:

  • Retirá-lo para de se alimentar e durante a higienização tanto dos dentes quanto do aparelho;
  • Limpar o aparelho regularmente para evitar o acúmulo de partículas indesejáveis. Essa limpeza deve ser supervisionada ou até mesmo feita por um adulto;
  • Não utilizar água quente para limpar o aparelho, pois isso pode danificar sua estrutura;
  • Quando não estiver em uso, sempre guarde-o em seu próprio estojo;
  • Deixe-o mergulhado em enxaguante bucal ou solução para limpeza de próteses por no mínimo uma vez na semana para eliminar bactérias;
  • Sempre higienize a boca antes de colocá-lo na boca novamente;
  • É comum que a criança sinta algum incômodo nos primeiros dias, porém, caso o incômodo persista é recomendado procurar um profissional.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por permitir que o dentista avalie o andamento do tratamento com o aparelho móvel infantil.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Aparelho móvel infantil: o que é, para que serve e tipos publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário