Aparelho móvel transparente: como é, valor e cuidados

Com o avanço da tecnologia a odontologia foi um setor que ganhou muitas vantagens. As novas técnicas e procedimentos odontológicos foram surgindo a fim de suprir as necessidades das pessoas. 

Um exemplo é o aparelho móvel transparente, que surgiu da necessidade de um aparelho que fosse mais discreto.

Este é um dos modelos de aparelho transparente, uma opção muito mais estética e que entrega uma maior harmonia ao sorriso. Neste texto vamos falar um pouco mais sobre como é o aparelho móvel invisível, seu valor e alguns cuidados que se deve ter com ele.

aparelho movel transparente

Aparelho móvel transparente: como é?

Este é um modelo de aparelho que assim como os demais têm a função de corrigir e alinhar a arcada dentária. No entanto, neste modelo pode não haver a presença de bráquetes, ferrinhos e borrachas, o que o torna uma opção bem atrativa.

Mas o que o destaca entre os demais é que por ser transparente esse aparelho pode ser bem mais discreto do que os modelos mais comuns. Para muitas pessoas o fato de precisar usar o aparelho pode ser algo que incomoda esteticamente, por interferir diretamente na aparência.

Ter que usar todas aquelas peças metálicas na boca assusta um pouco, e por isso algo transparente e que não chame muita atenção pode ser melhor. Separamos aqui os benefícios em optar pelo aparelho móvel transparente.

Benefícios do aparelho móvel transparente

Os alinhadores invisíveis como também são chamados, podem oferecer muitos benefícios a quem o usa, principalmente se receberem os devidos cuidados como a higienização correta. Veja alguns dos benefícios que o uso do aparelho móvel transparente pode trazer:

  • Consegue tratar problemas como: más oclusões dentárias, dentes mal posicionados e espaçamento entre os dentes.
  • Proporciona mais conforto, por causar menos machucados na boca.
  • Não possui fios metálicos e bráquetes.
  • Os seus resultados são mais rápidos, entre 6 e 10 meses.
  • Não muda o visual do seu sorriso, por ter uma aparência discreta.
  • Facilidade em escovar os dentes, usar o fio dental e na higienização da boca com o aparelho. 

Tipos de aparelhos móveis

Além do aparelho móvel transparente existem outros tipos de aparelhos móveis, que vamos apresentar aqui.

Entre os vários tipos destes aparelhos, o mais comum é o de contenção que é muito usado após a retirada do aparelho fixo. Ele também pode ser usado de forma isolada, para ajudar a movimentar a arcada e corrigir problemas nos dentes.

Os aparelhos móveis usados em crianças são um pouco diferentes, pois sua função nesta idade muda. Também existe a placa, que serve para ajudar a controlar hábitos como ranger os dentes ou apertá-los.

E as placas contra o bruxismo, que atuam para trazer conforto e aliviar dores que este mal causa nos pacientes.

Cuidados que devemos ter ao usar o aparelho móvel transparente

Como já mencionamos, para garantir que o aparelho entregue todas as vantagens que ele oferece é necessário que se tome os cuidados. Veja algumas dicas para te ajudar a deixar os resultados mais eficazes.

  • Antes de comer ou beber, remova o aparelho.
  • Depois de comer, é importante limpar os dentes, pois, a placa de sujeira pode se acumular em seus alinhadores.
  • O aparelho deve ser higienizado com detergente e água fria ou morna.
  • Não use água quente e nem ferva a água para limpar o aparelho. Isso poderá deformar o produto.
  • Durante o tratamento com os alinhadores invisíveis faça seu uso cerca de 22 horas diárias para garantir sua total eficiência. Desta forma, as trocas das placas poderão ser muito mais tranquilas e os dentes vão se movimentar melhor.
  • A escova usada para limpar o alinhador deve ser exclusiva para isso.
  • Nunca deixe o alinhador em guardanapos como muitas pessoas fazem, isso pode fazer com você acabe perdendo seu aparelho por esquecê-lo em algum lugar. Deixe-o sempre armazenado em sua própria caixinha.
  • Não use enxaguantes bucais para a limpeza do aparelho. Isso pode danificá-lo, pois eles são desenvolvidos para manter a higiene da boca.
  • Para realizar uma melhor preservação do aparelho móvel transparente, não fume enquanto estiver o usando.

aparelho transparente

Como limpar o aparelho móvel transparente?

A higienização é um dos principais cuidados que foram citados, e por isso separamos aqui como deve ser feita a higienização correta de quem usa o aparelho. 

A presença do aparelho  pode contribuir para o surgimento de placas bacterianas e a proliferação de bactérias na região da boca quando não é higienizado da forma correta.

Veja como deve ser a higienização correta de quem usa esse aparelho.

Primeiro você deve remover o aparelho da boca, depois realizar a higiene dos seus dentes por meio da escovação e com o uso de fio dental. Depois, lave o aparelho com água corrente, antes de o colocar na boca novamente.

Escove seus dentes três vezes ao dia, sempre após as refeições, e use o fio dental pelo menos uma vez ao dia. De preferência antes de dormir.

Lembre-se também de usar o enxaguante bucal, apesar de não substituir a escovação ele ajuda a deixar o hálito fresco. Além de reduzir a placa bacteriana, responsável por causar as cáries e outros problemas bucais.

E não se esqueça de escovar a língua, ela é muito propícia para o surgimento de bactérias. Essa limpeza pode ser feita com a própria escova ou com um raspador, atualmente existem diversos raspadores próprios para a língua no mercado.

E tome alguns cuidados na hora de realizar sua limpeza, não use creme dental para escovar o seu aparelho. Não use também limpadores de dentadura e nem deixe seu aparelho em soluções de bochechos, eles podem estragar a superfície e danificar a transparência do aparelho.

Para a sua limpeza correta use apenas detergente, e lembre sempre de enxaguá-lo bem com água em temperatura ambiente.

Quanto custa um aparelho móvel transparente?

O preço deste tipo de aparelho pode variar muito, dependendo da região em que se realiza o tratamento com o aparelho, o dentista em questão e o material do qual o aparelho é feito. Por isso, não podemos afirmar ao certo um único valor.

Fatores como:

complexidade do seu caso

duração do tratamento

dentista que escolher para o tratamento

Podem ajudar a definir o valor final de seu tratamento com um aparelho deste tipo. Os aparelhos móveis transparentes costumam ter um valor maior quando comparado aos aparelhos comuns, no entanto a diferença de preço pode valer a pena.

Como apresenta muitas vantagens, o aparelho pode acabar sendo bem mais vantajoso. Por isso, é importante que você faça primeiro uma pesquisa se este tipo de aparelho realmente irá atender suas necessidades e se realmente vai suprir suas expectativas.

Compare o valor do aparelho móvel em sua região com o valor dos demais aparelhos, avalie também se esse tipo de aparelho realmente é indicado para seu caso. Nestas horas você vai precisar da ajuda de um dentista para te auxiliar em suas avaliações e diagnósticos.

Um plano odontológico poderá te ajudar a encontrar os melhores profissionais para te atender. Além disso, eles contam com equipamentos e procedimentos que serão úteis em seus tratamentos.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Aparelho móvel transparente: como é, valor e cuidados publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário