Aparelho ortodôntico antes e depois: confira aqui

Aparelho ortodôntico antes e depois | Você sabe qual a diferença que o antes e depois do aparelho ortodôntico pode causar nos dentes?

Se ainda não sabe como é o antes e depois do aparelho ortodôntico, continue acompanhando nosso artigo para saber mais a respeito do aparelho ortodôntico e seus cuidados:

o que é aparelho ortodôntico e quais são seus tipos

O que é aparelho ortodôntico e quais são seus tipos?

O aparelho ortodôntico é um tipo de aparelho utilizado no tratamento de diversos problemas odontológicos, geralmente associados a desalinhamentos dentários ou má-oclusão.

Ele também possui diversos modelos, e dessa maneira oferece ao paciente diversas opções para tratar diversos tipos de problemas.

Existem os modelos móveis, os aparelhos externos, os aparelhos estéticos fixos e móveis e os aparelhos fixos convencionais.

Dentre os modelos de aparelho ortodôntico podemos citar:

Aparelhos móveis

Os aparelhos móveis são os aparelhos que podem ser removidos pelo paciente a qualquer momento. Eles podem ser aparelhos ortodônticos, que servem para realizar movimentações nos dentes, e aparelhos ortopédicos, que realizam movimentações ósseas.

Dentre os aparelhos móveis, o aparelho mais famoso é o Invisalign, também conhecido como alinhadores invisíveis.

Esse aparelho consiste em placas confeccionadas de acrílico que possuem o formato exato dos dentes, dessa forma conseguem ser bastante discretos.

Essas placas ficam presas aos dentes por meio do vácuo criado entre o aparelho e os dentes.

As placas que compõem o Invisalign são confeccionadas através de um escaneamento intraoral que permite que todo o tratamento seja previsto.

Dessa forma, todas as placas que serão utilizadas podem ser confeccionadas logo no início do tratamento, permitindo que o paciente possa ter a previsão da duração de seu tratamento.

Além disso, a troca das placas pode ser realizada na própria casa do paciente, contanto que seja feita com a indicação do profissional responsável pelo tratamento.

Desse modo, ele necessita de menos visitas ao consultório odontológico para finalizar o tratamento odontológico.

Dentre os aparelhos móveis, também é possível citar o aparelho de contenção, que também é um aparelho bastante comum.

Ele costuma ser utilizado após a remoção dos aparelhos ortodônticos para manter os dentes no lugar após o final do tratamento.

Isso se faz necessário devido ao fato de que após a retirada dos aparelhos ortodônticos, os dentes tendem a retornar ao local de origem.

Portanto, para impedir que isso ocorra e venha a encavalar todos os dentes, o paciente usa a contenção ortodôntica.

Aparelho fixo convencional

O aparelho convencional é o aparelho composto por braquetes metálicos, fio ortodônticos e as famosas borrachinhas.

Ele é um dos tipos de aparelho ortodôntico mais utilizados atualmente, especialmente entre os mais jovens. Devido ao fato de utilizar borrachinhas, ele garante ao paciente a oportunidade de personalizar seu aparelho e deixá-lo mais a sua cara.

Apesar de seu modelo principal possuir braquetes metálicos, esse aparelho também possui alguns modelos estéticos.

Seus modelos estéticos substituem suas peças metálicas por outras confeccionadas de outros materiais que conseguem se camuflar em meio aos dentes.

Sendo assim, suas variantes são confeccionadas de porcelana, resina e safira, de modo que a porcelana e a resina possuem a tonalidade esbranquiçada, enquanto a safira é transparente.

Para manter a discrição, suas versões estéticas tendem a utilizar borrachinhas da mesma cor que os braquetes.

Aparelho autoligado

O aparelho autoligado é semelhante ao aparelho fixo convencional, porém ele não utiliza as famosas borrachinhas.

Isso se deve ao fato de que ele possui braquetes mais avançados que conseguem exercer o papel das borrachinhas juntamente com sua função.

Sendo assim, esse modelo não conta com a perda da elasticidade da borrachinha, que consequentemente reduz sua eficácia.

Dessa maneira, as visitas para realizar as manutenções periódicas podem ser mais espaçadas uma da outra visto que o braquete não perde eficácia com o passar do tempo.

Assim como o aparelho convencional, ele também possui suas alternativas estéticas, que são confeccionadas de resina, porcelana e safira.

Da mesma maneira, as versões de resina e de porcelana possuem a tonalidade esbranquiçada, enquanto a versão de safira é translúcida.

Aparelho lingual

O aparelho lingual é semelhante ao aparelho fixo convencional, visto que ele utiliza braquetes, fio ortodôntico e borrachinhas.

Porém, ele possui um diferencial muito marcante. Ao invés de suas peças ficarem fixadas na parte externa dos dentes, elas ficam na parte interna, ou seja, do lado onde fica a língua.

Dessa forma, para que o aparelho não cause feridas na língua, ele possui peças menores e com as extremidades arredondadas.

O fato de ficar na parte interna dos dentes faz com que ele seja um aparelho discreto, pois suas peças não ficam à mostra. 

Para que utilizar aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico possui a função de corrigir problemas no alinhamento dos dentes, apinhamentos, diastemas e alguns outros tipos de má-oclusão.

Portanto, o aparelho ortodôntico é utilizado para corrigir os problemas citados acima e conferir ao paciente um sorriso esteticamente mais agradável.

como cuidar do aparelho ortodôntico antes e depois

Como cuidar do aparelho ortodôntico antes e depois?

Durante o tratamento com os aparelhos ortodônticos fixos, é necessário manter uma ótima higiene bucal, visto que eles contribuem para o acúmulo de partículas de alimentos sobre os dentes.

Sendo assim, é importante manter uma boa escovação e utilizar o fio dental diariamente. Inclusive, existem alguns acessórios desenvolvidos especialmente para auxiliar pacientes que utilizam aparelho, como o passa fio e a escova interdental.

Já no caso dos alinhadores invisíveis, os cuidados são os mesmos que devemos ter após a retirada dos aparelhos fixos, durante o uso das contenções móveis.

O mais importante é utilizá-los o maior tempo possível, retirando-os apenas para se alimentar e higienizar os dentes.

Além disso, ao retirá-lo, é importante sempre mantê-lo em sua caixinha, para evitar possíveis danos que possam ser causados a eles.

Também é importante ter cuidado na hora de higienizá-los, portanto não se deve, de forma alguma, utilizar água fervente para realizar a higienização deles.

Eles devem ser limpos com sabão neutro, podendo-se também deixá-los de molho em uma solução com pastilhas para limpar próteses.

Aparelho ortodôntico antes e depois

Durante o tratamento, a evolução do tratamento não costuma ficar tão evidente devido ao fato de possuir o aparelho ortodôntico sobre os dentes.

Portanto, após o término do tratamento é possível perceber toda a progressão do tratamento. Desse modo, após sua retirada o paciente consegue avaliar toda a correção que ocorreu.

Sendo assim, caso o paciente possuísse algum tipo de comprometimento seja na fala ou na respiração causado por algum tipo de má-oclusão, o uso do aparelho consegue corrigi-lo.

Dessa maneira, ao final do tratamento o paciente se vê livre de quaisquer complicações que possam ser causadas por problemas de má-oclusão.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são importantes para que você possa conhecer os cuidados que se deve ter com o aparelho ortodôntico antes e depois de sua retirada.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Aparelho ortodôntico antes e depois: confira aqui publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário