Aparelho ortodôntico estético: confira o que é e seus tipos

O aparelho ortodôntico estético é uma alternativa do modelo de aparelho fixo convencional que é esteticamente mais agradável. Sendo assim, eles são aparelhos que proporcionam o mesmo resultado final, porém o que muda é a estética durante o tratamento.

Isso se deve ao fato de que os modelos estéticos são aparelhos mais discretos, portanto chamam menos atenção durante o tratamento.

Desse modo, confira mais a respeito do aparelho ortodôntico estético no artigo abaixo:

O que é aparelho ortodôntico estético?

O aparelho ortodôntico estético, como seu próprio nome sugere, é um modelo de aparelho ortodôntico confeccionado para ser uma alternativa esteticamente mais agradável.

Dessa forma, ele consegue garantir que o paciente tenha um tratamento mais discreto, sendo assim é possível realizar um tratamento menos chamativo que com o convencional.

Portanto, por se tratar apenas de uma variação estética, eles ainda servem para tratar problemas relacionados a:

  • Apinhamento;
  • Desalinhamento dentário;
  • Diastemas e alguns outros tipos de má-oclusão.

Sendo assim, ele é uma forma que o paciente possui de realizar o tratamento ortodôntico sem prejudicar a estética do sorriso durante o período de duração do tratamento.

Quais as vantagens de se utilizar um aparelho ortodôntico estético?

O aparelho ortodôntico estético é uma variação do aparelho ortodôntico convencional, desse modo ambos conseguem corrigir diversos da ortodontia.

Algumas das versões estéticas também possuem a vantagem de acelerar o tratamento, como é o caso dos alinhadores invisíveis.

Os aparelhos estéticos também possuem o benefício de promoverem um tratamento odontológico mais discreto. Desse modo, eles são uma ótima alternativa para pacientes que desejam fugir do sorriso metálico promovido pelo aparelho convencional.

As versões estéticas também não perdem em nada no quesito durabilidade para os aparelhos fixos convencionais.

Alguns modelos estéticos também são mais simples de se efetuar a limpeza do que o convencional pelo fato de não possuírem borrachinhas ou simplesmente serem removíveis.

Tipos de aparelhos ortodônticos estéticos

A demanda por aparelhos que fossem esteticamente mais agradáveis fez surgir diferentes variantes estéticas para o aparelho convencional.

Essas variantes possuem diversos modelos, podendo ser confeccionados de outros materiais, posicionados em outro local ou até mesmo confeccionados como aparelhos móveis transparentes.

Desse modo, confira mais a respeito dos tipos de aparelho ortodôntico estético:

Aparelho fixo de resina

O aparelho fixo de resina é uma variação do aparelho convencional. Ele é um aparelho confeccionado de resina odontológica. Isso significa que ele substitui todas as suas peças metálicas por outras peças confeccionadas de resina.

A resina odontológica é um material que possui uma tonalidade branco pastosa, e isso garante que o aparelho se camufle em meio aos dentes, garantindo um tratamento esteticamente mais agradável.

É possível encontrá-lo nas versões de aparelho fixo comum e na versão do aparelho autoligado. No aparelho fixo comum, ele é utilizado juntamente com borrachinhas brancas para garantir sua estética agradável.

Ele possui a vantagem de ser uma opção mais atrativa que as outras quando se trata de seu preço devido ao fato de ser mais em conta que as outras opções.

aparelho de porcelana

Aparelho fixo de porcelana

O aparelho de porcelana é uma variante do aparelho fixo convencional e do autoligado. Ele possui esse nome pois substitui as peças metálicas por outras confeccionadas de porcelana odontológica.

A porcelana odontológica é um material muito utilizado no ramo da odontologia atualmente devido a suas ótimas propriedades, tanto estéticas quanto em questão de durabilidade e resistência.

Esse material possui uma tonalidade esbranquiçada e possui algumas propriedades que permitem que o aparelho se camufle ainda melhor entre os dentes.

É possível encontrá-lo nas versões do aparelho convencional, que utiliza borrachinhas, e do aparelho autoligado, que não necessita delas.

Assim como o de resina, quando utilizado a versão com borrachinhas, as borrachinhas utilizadas são da cor branca para se camuflarem juntamente com o aparelho.

Esse aparelho possui a vantagem de ser confeccionado de um material que apesar de possuir uma tonalidade clara, é bastante resistente ao amarelamento.

Aparelho fixo de safira

O aparelho de safira é uma variante do aparelho convencional que substitui as peças metálicas por peças confeccionadas de safira.

A safira é um material translúcido que possui uma alta resistência e uma alta durabilidade. Dessa forma, o aparelho de safira consegue se camuflar entre os dentes devido a sua tonalidade translúcida.

É possível encontrá-lo nas versões convencional e autoligada, no qual a convencional utiliza borrachinhas transparentes para se camuflar juntamente com o braquete.

Sua cor transparente e sua alta resistência ao amarelamento faz com que ele seja uma ótima alternativa estética, pois mesmo quando os dentes estão amarelados não é criada nenhum tipo de contraste entre o aparelho e os dentes.

aparelho ortodontico invisivel

Aparelho ortodôntico invisível

O aparelho ortodôntico invisível, também conhecido como alinhadores invisíveis, consiste em um conjunto de placas feitas de acrílico.

As placas são removíveis e são feitas de um material translúcido, elas também são confeccionadas de modo que possuam o formato exato dos dentes e fiquem presas pelo vácuo gerado na hora de colocá-la.

Essas placas são confeccionadas através do escaneamento intraoral que gera um conjunto de imagens no qual é possível planejar todo o tratamento.

Dessa maneira é possível confeccionar todas as placas que serão utilizadas no tratamento antes mesmo dele se iniciar.

Sendo assim, o paciente recebe o conjunto de placas que serão utilizadas durante o tratamento e efetua a troca entre elas de sua própria casa.

Esse aparelho tem a vantagem de ser mais higiênico que as outras alternativas devido ao fato de ser um aparelho removível. Isso garante que ele possa ser retirado na hora de se alimentar e para realizar a higienização tanto da boca quanto do aparelho.

O tratamento com esse tipo de aparelho também costuma ser mais rápido pelo fato de o paciente trocar as placas em um período de 2 a 4 semanas.

Também é mais previsível devido ao fato de as placas serem confeccionadas antes de se iniciar o tratamento, o que garante ao paciente a possibilidade de prever a duração de seu tratamento.

Aparelho lingual

O aparelho lingual é um tipo de aparelho ortodôntico estético devido ao fato de ele ficar posicionado atrás dos dentes. Isso garante que nenhuma de suas peças fique à mostra, sendo assim ele consegue ser um “aparelho invisível”.

Suas peças se assemelham às peças do aparelho convencional, porém possuem um tamanho reduzido e as bordas mais arredondadas por conta do local onde é posicionado.

Isso é feito devido ao fato de que ele necessita dividir espaço com a língua e também para que ele não acabe ferindo-a.

Esse aparelho possui a mesma eficácia que o convencional, porém possui a vantagem estética de ficar escondido atrás dos dentes, fazendo com que ele seja um aparelho bastante discreto.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares são responsáveis por garantir que o paciente saiba se ele necessitará utilizar algum aparelho ortodôntico.

Caso seja necessário, ele poderá optar por um aparelho ortodôntico estético, caso deseje um tratamento com aparelho mais discreto.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Aparelho ortodôntico estético: confira o que é e seus tipos publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário