Aparelho ortodôntico transparente: saiba mais sobre ele aqui

O aparelho ortodôntico transparente é uma variação estética do convencional. Dessa forma, na maior parte das vezes ele é utilizado como uma alternativa que consegue oferecer um visual mais agradável durante seu uso.

Sendo assim, confira mais informações a respeito do aparelho ortodôntico transparente no artigo abaixo:

O que é aparelho ortodôntico transparente?

Atualmente, o aparelho ortodôntico transparente pode ser encontrado na forma de 3 modelos diferentes, sendo eles:

alinhadores invisíveis

Alinhadores invisíveis (Invisalign)

Os alinhadores invisíveis são uma inovação no ramo dos aparelhos ortodônticos devido a forma como funcionam.

Eles são um conjunto de placas transparentes removíveis que são confeccionadas a partir de um molde digital que permite a confecção de todas as placas que serão utilizadas durante o tratamento.

Dessa forma, após a confecção, o paciente recebe as placas e sob a supervisão do dentista vai realizando as trocas necessárias para a correção ortodôntica.

Portanto, sua utilização também reduz o número de visitas necessárias ao consultório odontológico, visto que a troca das placas pode ser realizada pelo paciente em sua própria residência.

Esse aparelho ainda possui a vantagem de garantir ao paciente maior facilidade na hora da higienização, pelo fato de serem removíveis.

Isso permite que elas possam ser retiradas na hora da alimentação e para realizar a higienização. Desse modo, elas contribuem para que não agarrem partículas de alimentos em sua estrutura.

Portanto, durante seu uso, é recomendado que sempre que retirá-la para se alimentar só coloque-a novamente após realizar a higienização dos dentes.

Além disso, essa facilidade na hora da higienização e a possibilidade de removê-la para se alimentar contribui para evitar a formação de placas bacterianas e do tártaro.

Por se tratar de uma placa transparente que possui o formato dos dentes, ela proporciona um tratamento mais discreto, devido ao fato de sua estrutura ser transparente, o que a torna menos chamativa.

Sendo assim, esse tipo de aparelho permite que o paciente passe pelo tratamento de forma mais discreta.

Aparelho autoligado transparente

O aparelho autoligado é um tipo de aparelho que possui braquetes mais avançados, o que garante que ele não precise utilizar as borrachinhas.

Sendo assim, o aparelho autoligado é composto apenas pelos braquetes e pelo fio ortodôntico. Isso garante que o próprio aparelho autoligado convencional já se mais agradável esteticamente que o aparelho fixo convencional.

Dessa forma, o aparelho autoligado transparente é ainda mais agradável esteticamente, e isso também se deve ao fato de não utilizar borrachinhas.

Isso garante que o paciente não precise atentar-se aos alimentos que come, pois o braquete transparente não corre o risco de amarelar como as borrachinhas.

Logo, ele garante que o paciente passe pelo tratamento odontológico de forma mais discreta.

aparelho fixo convencional transparente

Aparelho fixo convencional transparente

O aparelho fixo convencional transparente é uma variação do aparelho convencional que substitui as peças metálicas por outras feitas de safira.

Dessa forma, ele substitui as peças metálicas por outras de safira. Já na parte das borrachinhas, para também torná-las esteticamente agradáveis são substituídas por borrachinhas transparentes.

Sendo assim, através das peças transparentes, esse aparelho consegue se tornar esteticamente mais agradável.

A única desvantagem desse tipo de aparelho se deve ao fato de que apesar de as peças não amarelarem, as borrachinhas ainda estão sujeitas ao amarelamento.

Desse modo, para manter as borrachinhas transparentes pelo maior tempo possível é necessário que o paciente atente-se aos alimentos consumidos.

Portanto, é necessário que ele passe a evitar alimentos muito pigmentados para manter a estética do aparelho completo.

Logo, essa é uma alternativa esteticamente mais agradável do aparelho fixo convencional que é responsável por oferecer um tratamento mais discreto ao paciente.

Qual a diferença entre o aparelho ortodôntico transparente e o convencional?

O aparelho fixo convencional é composto por braquetes metálicos, fio ortodôntico e borrachinhas, enquanto o autoligado convencional é composto de braquetes metálicos e pelo fio ortodôntico.

As peças metálicas, apesar de mais em conta, acabam sendo esteticamente desagradáveis devido ao fato de a cor do metal contrastar com a cor dos dentes.

Dessa forma, com o objetivo de oferecer alternativas de tratamento que proporcionassem um tratamento mais discreto para o paciente foram desenvolvidos os modelos de aparelho ortodôntico transparente.

Os aparelhos fixos transparentes se diferem de seus modelos convencionais pelo fato de substituírem as peças metálicas por outras de safira, que é translúcida.

Já os alinhadores invisíveis, apesar de possuírem o mesmo objetivo que é o de promover o alinhamento dos dentes consistem em aparelhos completamente diferentes.

Os alinhadores são aparelhos móveis que são feitos unicamente para a pessoa, o que garante que ele se encaixe perfeitamente nos seus dentes.

Portanto, por não necessitar de nenhuma peça metálica em sua estrutura e ser uma placa de acrílico ele é uma versão que possui uma ótima estética.

Além disso, como todas as placas são confeccionadas já na primeira consulta, não é necessário realizar manutenções mensais pelo fato de que os alinhadores podem ser substituídos na própria casa do paciente com a supervisão do profissional.

Quais as vantagens do aparelho odontológico transparente?

A principal vantagem do aparelho ortodôntico transparente é a possibilidade de oferecer ao paciente um tratamento esteticamente mais agradável.

Dessa forma, ele permite que o paciente tenha um tratamento mais discreto devido ao fato de que as peças transparentes chamam menos atenção que as metálicas.

Apesar de serem alternativas estéticas, o aparelho ortodôntico transparente não perde em nada para o convencional no quesito resistência e durabilidade.

Além disso, no caso dos alinhadores invisíveis, a higienização do aparelho se torna mais simples e eficaz. Isso se deve ao fato de que ele pode ser removido durante a alimentação e escovação.

Sendo assim, não há o acúmulo de partículas de alimentos em sua estrutura, pelo fato de o paciente retirá-lo na hora de se alimentar.

Aparelho ortodôntico transparente valor

O aparelho ortodôntico transparente não possui um valor fixo, pois existem diversos fatores que podem alterar o seu preço.

Além disso, os preços podem sofrer reajustes de tempos em tempos, o que contribui ainda mais para que ele não possua um valor fixo.

Seu valor também pode variar de acordo com o tipo de aparelho ortodôntico transparente, dentista escolhido e região na qual o aparelho será instalado.

Além disso, no caso dos aparelhos fixos, ainda deve-se levar em consideração o tempo pelo qual o aparelho será utilizado, visto que é necessário realizar manutenções mensais.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista garantem que ele possa avaliar a dentição do paciente e confirmar se há a necessidade de utilizar um aparelho.

Caso haja, as visitas são responsáveis por garantir que seja possível realizar as manutenções regulares que garantem o andamento do tratamento.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Aparelho ortodôntico transparente: saiba mais sobre ele aqui publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário