O ar condicionado gasta muita energia? Veja como reduzir gastos com ele

Com o aumento do aquecimento global e o constante aumento da temperatura média global fez com que muitos brasileiros decidissem comprar um ar condicionado. Mas ao adquiri-lo ainda ficam algumas dúvidas como a curiosidade de saber se o ar condicionado gasta muita energia.

Desse modo, fizemos este artigo para responder algumas dúvidas sobre o ar condicionado. Confira abaixo

ar condicionado

Por que o ar condicionado gasta muita energia?

O consumo do ar condicionado se deve ao fato de que ele possui um funcionamento parecido com o do chuveiro elétrico, que é um dos aparelhos mais responsáveis pelo alto consumo de energia em residências.

Sendo assim, o ar condicionado ainda possui o diferencial de ficar ligado por mais tempo, o que faz com que ele acabe consumindo mais energia que o chuveiro.

Dessa maneira, o fato de que o ar condicionado gasta muita energia se deve ao grande período no qual esse equipamento fica ligado.

Portanto, caso o período no qual ele fica ligado fosse menor, ele provavelmente não consumir tanta energia elétrica quanto atualmente

Além disso, há um estudo que demonstra que quando o ar condicionado é utilizado sem preocupações a respeito do consumo ele pode chegar a aumentar a conta de luz em até 50%.

Desse modo, confira abaixo maneiras de economizar na conta de luz enquanto estiver utilizando um ar condicionado:

Dicas para economizar na conta de energia possuindo um ar condicionado

É um fato que a utilização do ar condicionado irá alterar o valor da conta de luz, afinal é um aparelho eletrônico a mais consumindo energia.

Porém, mesmo que o ar condicionado vá inegavelmente aumentar o valor da conta de luz, ainda há a possibilidade de reduzir o valor que ele aumenta da conta de luz.

Isso é possível de ser realizado devido a algumas atitudes que podem ser tomadas atualmente, como por exemplo:

Dimensionar corretamente o ar condicionado

Para contornar o fato de que o ar condicionado gasta muita energia, é extremamente importante que a pessoa escolha um do tamanho correto para o ambiente que será refrigerado.

Desse modo, ele não investirá dinheiro em um ar condicionado incapaz de manter o ambiente refrigerado, nem gastará mais em um com uma potência maior que a necessária.

Portanto, para evitar que essas duas situações ocorram é importante que antes de instalá-lo ele faça um planejamento levando em consideração o espaço do ambiente, o número de pessoas que frequentam o local e quaisquer outros fatores que possam influenciar no resfriamento.

Além disso, os aparelhos mais modernos vêm equipado com a tecnologia inverter, que conseguem dimensionar a potência do sistema de resfriamento de acordo com a necessidade e desse modo, garante que ele afete menos a conta de energia.

limpeza ar condicionado

Mantê-lo sempre limpo e em ótimo estado de funcionamento

Um dos grandes vilões do consumo do ar condicionado são suas condições tanto de limpeza quanto de integridade das peças.

Isso se deve ao fato de que caso o ar condicionado esteja sujo, ele não conseguirá efetuar seu trabalho da maneira que deveria.

Ou seja, ele irá funcionar de maneira menos eficiente, o que faz com que ele consuma mais energia para efetuar o mesmo trabalho que fazia enquanto estava limpo.

Portanto, é extremamente importante que o ar condicionado esteja sempre limpo e em boas condições. Sendo assim, é importante contratar uma equipe de limpeza e manutenção para realizá-las pelo menos 2 vezes ao ano.

Uso inteligente

O ar condicionado é um sistema que serve para abaixar a temperatura do ambiente, desse modo, ele tende a trabalhar mais intensamente caso o ambiente não esteja “termicamente isolado”.

Ou seja, caso você esteja em um quarto, é importante manter as portas e janelas fechadas para evitar trocas de calor com o ambiente externo.

Dessa maneira, caso o lugar a ser climatizado não tenha trocas de calor com o ambiente externo será muito mais fácil para que o ar condicionado mantenha o ambiente na temperatura desejada, e portanto consumirá menos energia.

Painel de energia solar

Outra alternativa para além de evitar o aumento da conta de luz, contribuir para reduzir a conta no geral é optar pela instalação de painéis de energia solar.

Dessa maneira, será possível utilizar a energia gerada pelas placas solares para evitar que o ar condicionado afete sua conta de luz.

Sendo assim, os painéis solares conseguem contornar o fato de que o ar condicionado gasta muita energia, além de conseguirem reduzir o valor da conta de energia.

E então, o ar condicionado gasta muita energia?

Respondendo a pergunta, sim, o ar condicionado gasta muita energia, mas isso se deve ao fato de que se trata de um aparelho responsável por refrigerar um cômodo inteiro.

Sendo assim, é importante que o cliente esteja atento às maneiras de reduzir o impacto gerado pelo ar condicionado na conta de luz.

Desse modo, mesmo que o ar condicionado gasta muita energia, é possível minimizar o impacto gerado por ele sem sua conta de energia.

Portanto, caso você siga as dicas acima é possível fazer com que ele não afete tanto sua conta de energia.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe um comentário