Asilo de idosos: o que é, suas características e como escolher o melhor

Quando as pessoas atingem uma certa idade, pode ocorrer de elas não conseguirem mais realizar suas tarefas por si mesmas, sendo assim, elas ficam dependentes de outras pessoas e o asilo de idosos serve justamente para auxiliá-las nesse caso.

Confira nosso artigo abaixo para saber mais a respeito do que é um asilo de idosos:

O que é asilo para idosos?

Um asilo é um local para onde vão pessoas em situação de risco em busca de refúgio, educação, assistência ou abrigo.

Além disso, é importante mencionar que asilo para idosos não é como se fala atualmente que é um local de abandono e falta de cuidado.

Um asilo possui profissionais capacitados para atender a todos as pessoas abrigadas nele, sejam elas idosas ou não.

Portanto, um asilo de idosos é um lugar que possui profissionais qualificados para atender as demandas da população de idosos que tem sua residência ali.

Sendo assim, lá eles têm acesso a um local para dormir, se alimentar e realizar suas necessidades básicas, além de ter acesso a profissionais da saúde para atendê-los quando necessário.

asilo para idosos

Como funciona um asilo para idosos?

Um asilo de idosos é um local para onde vão as pessoas que não têm condições de viver sozinhas, sendo assim, lá essas pessoas conseguem todo o auxílio necessário para que possam viver de maneira digna.

Dessa maneira, o asilo proporciona ao idoso um local para viver onde ele terá assistência total 24 horas sempre que precisar, o que muitas vezes não é possível em sua própria residência.

Sendo assim, o asilo é uma residência para pessoas necessitadas que fornece todo atendimento e cuidado necessário, além de oferecer um lugar para viver e se alimentar.

Esse cuidado vai desde a possibilidade de realizar tarefas mais complexas quanto cozinhar para seu próprio sustento até outras mais simples como se vestir ou tomar banho.

Desse modo, no asilo de idosos o paciente terá a oportunidade de ter uma alimentação adequada, acesso a medicações e atendimentos médicos quando necessário, além de cuidados necessários à sua higiene.

Portanto, no asilo é possível garantir a boa qualidade de vida e os cuidados necessários para o paciente viver de maneira confortável.

Além disso, o asilo também oferece aos seus moradores a oportunidade de ver suas famílias quando tiverem vontade. Isso tudo devido ao fato de o local oferecer visitas gratuitas liberadas.

Quais as diferenças entre um asilo de idosos e uma casa de repouso?

As diferenças entre um asilo de idosos e uma casa de repouso se baseia no fato de que, assim como dito anteriormente, o asilo é um local para onde vão pessoas necessitadas.

Já a casa de repouso é um local para onde vão os idosos que buscam por um novo lar. Sendo assim, a casa de repouso não é apenas um local onde eles podem viver, ela também é um lugar que oferece características que visam transformá-lo em um local semelhante a um lar.

Então qual a diferença se ambos proporcionam ao morador a oportunidade de levar uma vida digna?

A maior diferença entre ambos é o fato de que o asilo é utilizado por pessoas para garantir que as pessoas tenham uma vida digna, já a casa de repouso é um local onde as pessoas optam por ir.

Sendo assim, o asilo de idosos é um local onde as pessoas vão por necessidade e a casa de repouso por escolha.

Portanto, ambas são aptas a fornecer o cuidado necessário para que essas pessoas tenham todo o cuidado necessário para possuírem uma boa qualidade de vida.

Como escolher o melhor asilo de idosos ou casa de repouso?

Na hora de escolher o melhor asilo de idosos ou casa de repouso é importante atentar-se a diversos fatores que influenciam na qualidade do local.

Primeiramente é necessário definir um padrão que você deseje para que saiba o que está procurando, pois só assim será possível descobrir qual o melhor asilo de idosos para você.

Sendo assim, na hora de decidir o melhor, é importante atentar-se a:

  • Alimentação providenciada pelo local, assim como sua equipe responsável pela dieta dos pacientes;
  • Conforto do local, afinal ninguém deseja viver em um local desconfortável, portanto é importante atentar-se ao conforto e opções de lazer proporcionado pelo local;
  • Infraestrutura, não menos importante que os pontos citados acima, é extremamente importante garantir que o local possui a estrutura adequada para atender aos idosos e também não há nenhum risco proporcionado por estruturas velhas;
  • Atendimento médico, é importante que o local possua profissionais, estrutura e medicamentos adequados para os residentes em caso de necessidade;
  • Visitas, o idoso não deve ser proibido de levar suas coisas, assim como também não deve ser impedido de receber visitas quando quiser. Sendo assim é importante atentar ao plano de visitação.

Agora que você sabe o que é, qual a diferença entre um asilo de idosos e uma casa de repouso e também sabe como escolher o melhor, você está apto a escolher a melhor para você ou seus parentes.

Além disso, caso perceba algum sinal de maltrato em algum idoso, que você conheça ou não, é importante que você denuncie para que ele possa ser melhor cuidado.

O número para realizar essas denúncias é o Disque Direitos Humanos ou Disque 100.

Confira aqui: dicas para remover calos e pele morta dos pés

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe um comentário