Bolha na gengiva: confira aqui as principais causas

A bolha na gengiva é uma condição em que ocorre o surgimento de um certo tipo de incômodo em formato de pequena bolha na região da gengiva.

Essa bolha normalmente está associada a alguma outra complicação bucal, o que significa que ela geralmente é um sintoma de alguma condição que está a afetar a boca.

Sendo assim, confira mais a respeito da bolha da gengiva:

O que é bolha na gengiva?

A bolha na gengiva é uma condição em que há o aparecimento de uma pequena bolha na gengiva, que pode ocorrer por causa de diversos fatores.

Sendo assim, ela costuma ser uma resposta do corpo a algum tipo de acontecimento, sejam eles causados por bactérias ou algum tipo de impacto na região da gengiva.

Essa bolha pode aparecer devido ao acúmulo de pus, sangue ou até mesmo obstrução do canal salivar.

Portanto, abaixo estão listadas as principais causas da bolha na gengiva, confira:

bolha na gengiva mucocele

Mucocele

A mucocele é um termo utilizado para definir uma pequena bolha formada no interior da boca que pode surgir nos lábios, gengivas e nas outras mucosas.

Além disso, ela possui duas denominações, que são diferenciadas de acordo com a faixa etária do paciente e provável motivo de formação da bolha.

Portanto, ela normalmente é classificada em:

  • Extravasamento:

A mucocele por extravasamento é a que ocorre em pacientes de 10 a 30 anos, e normalmente está associada a alguma complicação em cirurgia, mordidas frequentes no mesmo local ou aparelhos e próteses mal ajustadas.

Dessa maneira, é possível perceber que extravasamento é o nome dado a mucocele quando ocorre em pessoas mais jovens e geralmente está associada a impactos repetidos no mesmo local;

  • Retenção:

Esse é o tipo de mucocele que atinge pessoas em uma faixa etária mais avançada, ou seja, acima dos 40 anos.

Desse modo, a mucocele está associada ao entupimento dos canais salivares, o que faz com que surja uma bolha causada pelo acúmulo de saliva nos canais.

Sendo assim, normalmente a mucocele é causada por impactos repetidos ou pela obstrução gerada pelo avanço da idade.

A mucocele é uma condição inofensiva e não causa nenhum tipo de incômodo ou dor ao paciente, exceto a estranheza devido ao seu tamanho e o ardor que ocorre quando ela estoura.

Ela também tende a sumir sozinha com poucos dias, porém, em alguns casos pode acontecer de ela demorar a desaparecer.

Nesses casos é recomendado procurar um profissional pelo fato de que ela não sumir pode significar que na verdade não se trata apenas da mucocele.

bolha na gengiva abscesso

Abscesso

O abscesso na gengiva é uma bolsa formada por pus causada por algum tipo de infecção da região da gengiva.

É possível identificá-lo pelo fato de se tratar de ter um formato semelhante a um caroço esbranquiçado.

Além disso, existem dois tipos de abscessos que podem ocorrer no interior da boca, que são o gengival, que ocorre na gengiva, e o periodontal, que ocorre na região entre o dente e a gengiva.

Geralmente, o aparecimento dos abscessos estão associados a hábitos deficientes de higiene bucal.

Já os sintomas associados ao abscesso são:

  • Sangramento da gengiva;
  • Febre;
  • Sensibilidade na região;
  • Mau hálito;
  • Gosto ruim na boca;
  • Retração da gengiva.

O tratamento do abscesso é feito por um profissional que irá drenar o abscesso e recomendar que o paciente tome alguns remédios para tratar essa condição.

É extremamente importante tratar essa condição rapidamente para evitar que ela se desenvolva e acabe tornando uma complicação ainda maior.

bolha na gengiva afta

Afta

A afta é uma condição extremamente comum pela qual várias pessoas já sofreram pelo menos uma vez na vida.

Geralmente essa condição costuma afetar as mucosas da boca, como lábios, gengivas ou região sublingual.

Ela pode ser identificada por se tratar de uma lesão que possui um formato oval que podem chegar ao tamanho de até 1 cm e costuma desaparecer por volta de um período de até 2 semanas.

Dentre os sintomas da afta, podemos mencionar:

  • Dores;
  • Ardência;
  • Dor ao falar e deglutir.

Como dito anteriormente, essa condição tende a desaparecer com o tempo, porém existem alguns tipos de remédios e pomadas para afta que auxiliam em seu tratamento.

Ela pode se desenvolver durante qualquer faixa etária, desde bebês até pessoas com a idade mais avançada, e os motivos para seu surgimento geralmente são:

  • Impactos na região da boca;
  • Consumo de alimentos e bebidas ácidas;
  • Déficit vitamínico;
  • Alergia;
  • Estresse emocional;
  • Doenças autoimunes.

A afta geralmente não causa muitas complicações além de incômodos, portanto é possível esperar que ela se cure sozinha. Só é necessário utilizar medicamentos ou procurar ajuda médica caso ela persista ou seja recorrente.

bolha na gengiva fístula

Fístula

A fístula é uma infecção que pode ocorrer em qualquer região do corpo, porém a bolha na gengiva é derivada da fístula odontogênica, que é a que aflige a boca.

Desse modo, ela é uma infecção que afeta a boca e resulta num inchaço da região infeccionada.

Ela pode ser identificada por se tratar de um caroço semelhante a uma espinha nos tecidos da boca, e ele pode ou não provocar dor.

Portanto, a fim de diagnosticá-la da maneira correta é recomendada que o paciente procure por um profissional, visto que ele pode requisitar os exames, analisá-los e assim confirmar se é ou não uma fístula.

O tratamento é feito com um dentista assim como os remédios recomendados para tratar essa condição.

Além disso, após finalizado o tratamento é provável que o paciente tenha que fazer um acompanhamento para que o dentista possa acompanhar o processo de cicatrização.

Como tratar bolha na gengiva?

O tratamento da bolha na gengiva varia de acordo com sua causa, portanto é recomendado que ao percebê-la o paciente procure consultar-se com um dentista.

A partir dessa consulta, o dentista será capaz de identificar o motivo e indicar o tratamento adequado para tratar a condição.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao paciente a possibilidade de avaliar a bolha na gengiva e indicar sua causa, assim como iniciar seu tratamento.

Além disso, por meio delas é possível realizar a prevenção e evitar o aparecimento da bolha na boca.

Por meio delas também é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e também é responsável por realizar a raspagem de tártaro.

Além disso, elas também servem para que o dentista possa orientar o paciente a respeito de bons hábitos de higiene bucal.

Essas visitas para efetuar a profilaxia devem ser realizadas 2 vezes ao ano, ou seja, num intervalo de 6 em 6 meses.

Elas também permitem que o dentista possa identificar a existência de qualquer tipo de complicação relacionada à saúde bucal e tratá-la logo em seu início.

Dessa maneira, o paciente pode resolver esses problemas o quanto antes, evitando que eles se tornem complicações mais severas e dificultem seu tratamento.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Bolha na gengiva: confira aqui as principais causas publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário