Clareamento dental com moldeira: confira mais sobre ele aqui

O clareamento dental com moldeira é um dos tipos de clareamento dental existentes na atualidade e possui a grande vantagem de ser realizado de forma caseira.

Dessa maneira, para sua realização, não é necessário que o paciente vá ao consultório, exceto para realizar o acompanhamento do tratamento.

Portanto, ele oferece ao paciente a possibilidade de realizar um tratamento com maior conforto, visto que não será necessário ir ao consultório.

Sendo assim, confira mais a respeito do clareamento dental com moldeira no artigo abaixo:

O que é clareamento dental com moldeira?

O clareamento dental com moldeira é um tipo de clareamento dental que é realizado de forma caseira. Porém, mesmo sendo um tratamento caseiro é necessário que ele seja feito sob a orientação de um dentista.

Ele é feito a partir da utilização de uma moldeira de clareamento em conjunto com um gel clareador e é feito pelo próprio paciente seguindo as orientações de um profissional.

Além disso, apesar de se tratar de um clareamento caseiro, ele consegue resultados assim como o clareamento realizado em consultório.

A única diferença é o tempo gasto para concluir o clareamento, pois o clareamento com moldeira demora em torno de 1 mês enquanto o de consultório gira em torno de 3 sessões.

Indicações e contraindicações do clareamento de moldeira

O clareamento dental é um procedimento estético, portanto ele não possui nenhuma indicação de uso que o torne um procedimento indispensável.

Desse modo, ele normalmente é realizado por vontade do próprio paciente. Sendo assim, quando surgir o desejo de realizar esse procedimento, é recomendado que o paciente avise o profissional a respeito de sua vontade.

Esse procedimento não é um procedimento muito restrito, portanto são poucas as suas contraindicações.

Sendo assim, o clareamento dental com moldeira não deve ser feito por pacientes:

  • Com complicações gengivais;
  • Grávidas ou lactantes;
  • Que possuam muitas restaurações;
  • Que tenham alergia à algum dos componentes do agente clareador;
  • Menores de 13 anos de idade;
  • Que estejam sob tratamento de alguma doença grave.

Nesse caso, quando o paciente possui algum tipo de complicação bucal, ele deve tratá-la antes de iniciar o tratamento de clareamento dental para evitar qualquer outro tipo de complicação.

como o clareamento dental com moldeira é feito

Como o clareamento dental com moldeira é feito?

O clareamento dental com moldeira é um tipo de clareamento realizado de forma caseiro, o que significa que ele é feito em sua própria casa.

Dessa maneira, esse procedimento consegue ser realizado sem que o paciente necessite visitar o consultório odontológico várias vezes.

Esse tipo de clareamento dental é realizado da seguinte maneira:

  • O paciente vai ao consultório e relata ao profissional sua vontade de clarear os dentes;
  • Logo em seguida ele pode optar pelo tipo de clareamento que deseja, que neste caso é o clareamento caseiro com moldeira;
  • Após a escolha do tipo de clareamento, o dentista realiza o molde da moldeira para confeccioná-la sob medida para o paciente;
  • Logo que for finalizada, o paciente recebe a moldeira juntamente com o gel, o aplicador e as indicações de uso;
  • Dessa maneira, ao chegar em casa, o paciente deve aplicar a quantidade indicada de gel na moldeira e aplicá-la sobre os dentes. O excesso de gel que sair da moldeira deve ser removido com o uso de um cotonete;
  • Depois de aplicada sobre os dentes, o paciente deve deixá-la para o gel agir pelo tempo recomendado pelo profissional;
  • Logo em seguida a moldeira deve ser removida e limpa;
  • Os dentes também devem ser limpos a partir do enxágue bucal com água para remover todo o gel remanescente;
  • Durante o enxágue é importante tomar cuidado para não acabar ingerindo o produto clareador;
  • Após o uso a moldeira deve voltar para o estojo e o gel retornar para a geladeira para que não tenham sua integridade comprometida.

Qual a diferença entre a moldeira de venda livre e a moldeira confeccionada por um dentista?

A moldeira de venda livre possui um tamanho padrão, portanto ela não é feita sob medida para o paciente, o que pode acabar deixando que o produto vaze.

Pelo fato de a moldeira de venda livre pode acabar ficando mal ajustada na boca do paciente, ou seja, ela pode ficar muito grande ou muito pequena.

Já no caso da moldeira confeccionada por um dentista, esses problemas não acontecem devido ao fato de ela ser feita sob medida.

Sendo assim, geralmente ela não apresenta nenhuma complicação relacionada a tamanho ou mal ajuste. Além do mais, não há o risco de o produto vazar e acabar comprometendo as gengivas.

Como cuidar do gel e da moldeira de clareamento?

Assim como é necessário cuidar dos dentes durante o procedimento para atingir o resultado desejado, também é necessário cuidar bem da moldeira e do gel de clareamento.

Portanto, para manter o gel sempre em bom estado, é necessário mantê-lo armazenado na geladeira durante o período em que não estiver usando-o.

Já no caso da moldeira, é importante sempre mantê-la no estojo quando não estiver em uso, pois isso pode evitar que ela seja danificada.

Além disso, é importante sempre limpá-la após o uso e por ser feita de silicone, ela pode ser escovada, de preferência com um sabão neutro.

Para complementar a limpeza da moldeira também é possível deixá-la de molho em enxaguante bucal, sem álcool e de preferência transparente, ou em uma solução feita com pastilhas para limpeza de próteses.

Como tirar o gel do clareamento dental

Como tirar o gel do clareamento dental?

Após a remoção da moldeira, não é recomendado comer ou escovar os dentes por um período de no mínimo meia hora. Sendo assim, para remover o gel do clareamento dental deve-se primeiramente remover a moldeira de clareamento dental.

Logo após a retirada da moldeira, ainda ficam alguns resquícios de produto grudados nos dentes, e para removê-los é recomendado que o paciente enxágue a boca com água.

Esse processo deve ser repetido até remover todo o produto que se encontra grudado nos dentes e é importante tomar cuidado para não engolir o produto durante o enxágue.

Cuidados para se ter durante o tratamento

Existem alguns cuidados que devem ser tomados durante o clareamento dental com moldeira para que o processo seja feito da maneira correta, confira:

  • Durante o tratamento de clareamento dental é recomendado que o paciente evite fumar e consumir alimentos muito pigmentados ou ácidos;
  • Essas ações são necessárias para que o tratamento possa ser executado com a maior eficácia possível e apresentar os resultados esperados;
  • Não é recomendado escovar os dentes nem se alimentar por um período de no mínimo 30 minutos após a retirada do produto;
  • Mantenha a moldeira guardada na embalagem quando não estiver em uso, assim como manter o gel armazenado na geladeira;
  • Após o uso, lave e seque a moldeira da maneira correta e armazene-a em seu próprio estojo para evitar danos;
  • Não utilize a moldeira por um tempo maior que o recomendado pelo profissional, pois isso pode acabar danificando os seus dentes ou gerando um resultado desagradável ao fim do procedimento;
  • Lembre-se de sempre seguir as orientações do profissional para evitar complicações;
  • Qualquer dúvida a respeito do procedimento deve ser relatada ao profissional para evitar complicações.

Clareamento dental com moldeira valor

O clareamento dental com moldeira costuma ser o tipo de clareamento com o valor mais em conta, porém mesmo assim não é possível afirmar um preço exato, pois seu valor pode variar de acordo com alguns fatores.

Sendo assim, seu preço costuma variar entre R$ 400 (quatrocentos reais) a R$ 1.000 (mil reais), podendo variar para mais ou menos dependendo da região, clínica e profissional escolhido.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o profissional possa realizar o devido acompanhamento do clareamento dental com moldeira.

Além disso, elas também permitem que o paciente possa tirar qualquer dúvida que ele possua a respeito do procedimento.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Clareamento dental com moldeira: confira mais sobre ele aqui publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário