Como investir em criptomoedas com segurança? Quais elementos você deve prestar atenção?

Investir em criptomoedas está extremamente na moda nos dias de hoje. A cada dia, um grupo de entusiastas do dinheiro virtual está crescendo, apesar de se falar alto sobre o risco de investir seu capital neste tipo de ativo.

Sim, investir em criptomoedas pode acabar incorrendo em perdas consideráveis. No entanto, existem várias práticas que efetivamente reduzem o risco de perder a economia com tal interesse? Então, como investir em criptomoedas com a maior segurança possível?

De início, deve-se esclarecer que não é possível eliminar completamente o risco associado ao investimento em criptomoedas. Sempre haverá a possibilidade de perda devido à própria natureza dos ativos. Suas características mais proeminentes incluem enorme volatilidade de preços e suscetibilidade do mercado à especulação.

Eles levam a flutuações cambiais frequentes e rápidas, o que definitivamente torna difícil prever se uma determinada criptomoeda aumentará em um determinado momento ou perderá valor.

É difícil estimar corretamente esse elemento não apenas para traders iniciantes, mas também para aqueles que já fizeram fortunas reais com dinheiro digital. No entanto, o risco de perda ao investir em criptomoedas pode ser efetivamente reduzido. Como?

Escolhendo a exchange ou plataforma certa

Os comerciantes iniciantes costumam fazer a pergunta no início de sua aventura de investimento – onde comprar criptomoedas? A resposta é aparentemente simples – isso pode ser feito, por exemplo, graças às exchanges de criptomoedas dedicadas que operam na web há vários anos.

Uma alternativa pode ser a utilização dos serviços de casas de câmbio que oferecem a troca de dinheiro por moedas criptográficas, ou a compra desses ativos em máquinas dedicadas (essa solução, no entanto, só se aplica a grandes cidades e geralmente se limita apenas à possibilidade de compra de Bitcoin).

A negociação de criptomoedas também ocorre através da celebração de contratos por diferença. Estes são estabelecidos através de plataformas dedicadas, como a KuCoin. Independentemente de como você decide comprar dinheiro digital, você deve sempre fazê-lo usando apenas fontes confiáveis, comprovadas e populares.

Tanto as exchanges quanto as plataformas de corretagem, que não possuem muitos usuários e são pouco conhecidas no ambiente de criptomoedas, podem apresentar sérias vulnerabilidades de segurança. Isso, por sua vez, pode levar ao vazamento de dados ou até mesmo à invasão da conta e perda de fundos acumulados.

Também acontece que esses tipos de lugares para comprar criptomoedas são um golpe comum destinado a extorquir dinheiro de usuários inconscientes. Portanto, antes de tudo, você deve verificar cuidadosamente as opiniões sobre uma determinada bolsa ou plataforma. Será mais seguro registrar-se nos maiores portais, pois no caso deles você pode ter certeza de que nenhuma situação dessa vai ocorrer.

A mesma regra se aplica à escolha de uma carteira de criptomoedas. É mais seguro escolher os chamados modelos frios – dispositivos essencialmente separados (portadores) aos quais apenas o proprietário tem acesso. Parece menos razoável usar carteiras online baseadas em tecnologia de nuvem.

No entanto, se não houver outra opção e apenas essas soluções estiverem em jogo, você deve, como no caso de exchanges de bitcoin ou plataformas, optar apenas por serviços de rede para armazenamento de tokens, que são apreciados por outros usuários.

Diversificação de portfólio

Um dos maiores pecados de qualquer trader é investir capital em apenas um tipo de ativo. Este é um grande erro, porque em caso de queda de preços, você praticamente não tem segurança de investimento.

É por isso que é tão importante diversificar seu portfólio investindo em vários bens – por exemplo, commodities, ações, pares de moedas clássicas, etc. Esta é a base absoluta para uma negociação segura e eficaz. Investir apenas em criptomoedas, tendo em conta a sua enorme volatilidade cambial, é um grande problema.

A diversificação de portfólio requer prática, conhecimento de diversos tipos de ativos e paciência. No entanto, vale a pena gastar um pouco mais de tempo com isso, pois em uma situação extrema pode salvar o trader até mesmo da falência.

Não só Bitcoin

Quando se trata de criptomoedas, queremos dizer principalmente Bitcoins. No entanto, vale lembrar que a lista de dinheiro digital não termina. Na verdade, existem muitas criptomoedas menores no mercado que você também pode ganhar.

O assim chamado as altcoins se tornaram especialmente populares em 2021. Muitos traders consideraram uma alternativa interessante ao BTC extremamente caro. Tudo começou com dogecoin – a criptomoeda foi criada como uma brincadeira e a promoveu com entradas apropriadas no Twitter por Elon Musk.

Aqui, no entanto, um aviso – nem toda altcoin merece atenção. As criptomoedas estão surgindo como cogumelos, mas nem todas conseguem sobreviver no mercado.

Alguns deles são criados para extorquir dinheiro dos usuários e desaparecem em um piscar de olhos. Portanto, você deve ter muito cuidado com a compra e verificar minuciosamente se um determinado ativo desse tipo realmente tem chance de trazer lucro.

Vale a pena ficar de olho no pulso

Como mencionado – as criptomoedas reagem muito rapidamente a vários fatores externos, incluindo inúmeras especulações. Não é uma tarefa fácil para todo trader rastrear esse tipo de informação e analisar rapidamente como isso pode se traduzir na taxa de um dinheiro digital específico.

É extremamente importante manter-se a par de tais relatórios. Mudanças legislativas teóricas sobre criptomoedas em um país, a eclosão de conflitos militares, crises econômicas – tudo isso deixa uma marca no comportamento das criptomoedas de mercado.

Os comerciantes que operam com ele devem manter a mente aberta. Mesmo notícias discretas do mundo, à primeira vista não relacionadas ao Bitcoin e meios semelhantes, na verdade podem afetar seu preço.

Deixe um comentário