Como manter a higiene íntima para o bem da sua saúde

A higiene pessoal realizada durante o período deve não ser apenas para sentir-se limpa, mas também para proteger de infecções íntimas. Você sabe como cuidar da higiene íntima o período para garantir a máxima pureza, saúde e conforto?

Um dos erros de higiene mais comuns cometidos pelas mulheres durante a menstruação é a higiene excessiva. Isso leva à destruição da barreira biológica que impede o acúmulo de microrganismos patogênicos e o desenvolvimento de infecções em locais íntimos.

Lavagem e limpeza

A rotina de higiene recomendada durante o período é lavar a região íntima 2-3 vezes ao dia. É melhor lavar no chuveiro (água corrente). Recomenda-se não usar água com  temperaturas muito altas, o que pode aumentar o sangramento menstrual. Você também não deve usar esponjas e panos – vale a pena abandoná-los permanentemente, pois são um habitat de microorganismos e podem favorecer para ter possíveis infecções. Lavar os brinquedos de sex shop online também é fundamental para ter uma boa higiene íntima.

Para a lavagem usamos apenas água ou água com líquido de higiene íntima. Vale a pena escolher esse líquido de acordo com suas necessidades – um ginecologista ou farmacêutico certamente ajudará. Se decidirmos escolher um cosmético por conta própria, é mais seguro escolher um que não contenha SLS (Lauril Sulfato de Sódio), SLES (Laureto Sulfato de Sódio), corantes, conservantes químicos, parabenos, álcool e fragrâncias artificiais. Não é recomendado o uso de limpadores corporais universais para lavar as partes íntimas. 

Sua composição geralmente inclui aditivos irritantes que destroem o ambiente ácido da vagina e enfraquecem a barreira protetora biológica das zonas íntimas. Lavamos as áreas íntimas direcionando um jato suave de água morna para a vagina. A direção da lavagem é importante – da frente para trás, ou seja, do monte púbico ao ânus.

Após a lavagem, recomenda-se secar as áreas íntimas com uma toalha. Para limpar lugares íntimos, você deve ter uma toalha separada feita de fibras naturais. Limpe da frente para trás, secando suavemente as partes íntimas. Isso deve ser feito com cuidado, pois um ambiente úmido é o local ideal para o desenvolvimento de microrganismos. Se você está propenso a infecções íntimas recorrentes, você deve sempre usar uma toalha limpa e fresca.

Higiene sem água

Nem sempre temos a opção de usar um chuveiro durante o dia. Então vale a pena usar lenços descartáveis ​​de higiene íntima. Esses lenços são um ótimo complemento para a higiene e cuidado das áreas íntimas – eles limpam, refrescam e cuidam suavemente, evitando irritações.

Como no caso da escolha de um líquido para higiene íntima – a escolha dos lenços também deve ser consultada com um ginecologista ou farmacêutico. Graças a isso, temos a chance de usar um produto perfeitamente adequado às nossas necessidades, por exemplo, enriquecido com ácido lático, extratos de ervas ou substâncias hidratantes.

Como podemos hidratar a pele da zona íntima?

É muito importante o quanto bebemos, porque a hidratação adequada afeta todo o nosso corpo. A pele é flexível e a bexiga funciona melhor. Acontece, porém, que apesar da hidratação adequada, as mulheres experimentam secura na vagina. Na maioria das vezes está relacionado ao tratamento hormonal realizado, mas também afeta as mulheres após o parto ou entrando no período da menopausa.

Essa secura é mais grave durante a relação sexual, quando causa escoriações e dor. Não deveria ser assim. Você pode então se servir de glóbulos vaginais muito delicados que hidratam e regeneram. Eu testei pessoalmente e recomendo aqueles com ácido hialurônico de baixo massa molecular. Tem um melhor efeito e absorção do que o contido em cremes. Portanto, se sua vagina estiver apenas seca, é uma boa ideia hidratá-la.

Cuidar dos músculos pélvicos também faz parte da higiene íntima?

Cuidar desses músculos é extremamente importante para a higiene íntima. O treinamento regular tem um efeito positivo na figura e na postura corporal, melhora o suprimento sanguíneo e a oxigenação dos músculos e órgãos do assoalho pélvico na pelve, aumenta a flexibilidade, resistência e coordenação do assoalho pélvico, permite conhecer melhor seu corpo, melhora nosso bem-estar, aumenta a sensibilidade às sensações e estímulos que fluem do corpo, e isso torna o sexo mais prazeroso e satisfatório.

O treinamento regular funciona profilática e terapeuticamente no caso de doenças como incontinência urinária, diminuição dos órgãos reprodutivos, hemorroidas, constipação, dor nas costas, dor nas costas, dor no quadril, dor no joelho e até dores de cabeça!

Você deve cuidar especialmente de si mesma durante a gravidez e após o parto, mas também durante a menopausa. Mas se acontecer que em uma situação de espirrar, tossir, levantar algo ou pular, as primeiras gotas de urina apareçam, se sentirmos dor durante a relação sexual mesmo com o uso da sex free camisinha para evitar possíveis DST, peso no abdômen inferior, menstruação dolorosa e constipação e hemorroidas aparecerem – isso é um sinal, é hora de começar a treinar.

Deixe um comentário