Confira maneiras de como manter um funcionário motivado

Manter os funcionários motivados é um grande desafio para várias empresas e isso se deve ao fato de que funcionários motivados fazem com que a empresa funcione melhor.

Dessa forma, para auxiliá-lo a manter a motivação de sua equipe, fizemos esse artigo sobre como manter um funcionário motivado:

Como manter um funcionário motivado

Ter uma equipe motivada em sua empresa trará melhores resultados e também criará um ambiente mais propício ao desenvolvimento pessoal dos funcionários.

Além disso, é normal que a empresa possua diferentes perfis de funcionários que são motivados pelos mais diversos motivos.

Sendo assim, é função do setor de recursos humanos reconhecer cada um desses perfis e manter os superiores cientes do perfil de cada funcionário para que eles consigam motivar cada um dos perfis de funcionários.

Sendo assim, confira as principais maneiras de como manter um funcionário motivado:

ensinando-os

Ensinando-os constantemente

Existem alguns funcionários que são motivados pela oportunidade de aprender, e acabam se sentindo mais motivados quando precisam resolver situações que os fazem aprender coisas novas.

Geralmente, isso ocorre quando possuem funções que os desafiam constantemente e eles possuem confiança em sua capacidade de resolver problemas.

Portanto, para manter esse perfil de funcionário motivado, é necessário ofertar cursos e treinamentos constantemente para que eles se sintam mais preparados para lidar com as situações que possam surgir.

Estabilidade

Alguns funcionários possuem sua motivação voltada para o desejo de possuir um cargo estável e um ambiente de trabalho agradável.

Sendo assim, a melhor maneira de motivar os funcionários que buscam por estabilidade é estimular o bem-estar da empresa e reforçar os laços entre os funcionários.

Reconhecimento

Algumas pessoas se sentem mais motivadas quando percebem que seu esforço está sendo reconhecido pela empresa e por seus superiores.

Sendo assim, para agradar os funcionários desse perfil a empresa precisa buscar maneiras de dar feedbacks constantes.

Dessa forma, os funcionários conseguem ver o resultado de seu trabalho e passam a se sentir mais motivados para trabalhar.

Além disso, para motivá-los ainda mais, pode-se oferecer premiações e elogios pelo bom trabalho prestado, dessa forma eles se sentirão mais motivados.

Salário

Quando falamos sobre motivação de funcionários, não se pode ignorar seus salários, pois ele é capaz de demonstrar que está sendo reconhecido e melhorar seu conforto.

Sendo assim, para motivar os funcionários que são incentivados majoritariamente pelo financeiro, é importante oferecer a eles bons planos de carreira com uma grande oportunidade de aumento salarial.

Esse perfil de funcionário também busca reconhecimento financeiro por alcançar metas e como forma de reconhecer o trabalho que ele vem desempenhando.

Dessa forma, para manter funcionários com esse perfil motivados, é importante sempre mantê-los cientes de suas oportunidades de crescimento e oferecer aumentos salariais de acordo.

Proponha alguns desafios

Alguns funcionários se sentem motivados quando se sentem desafiados a realizar algo, portanto é importante sempre manter algumas metas na empresa.

Dessa forma, os colaboradores que se motivam por desafios vão se sentir motivados a continuar dando o máximo de si para atingir esses objetivos.

E para não sentirem que estão se esforçando sem motivo, é importante oferecer compensações para os que conseguirem atingir suas metas.

Você também pode se interessar por: 4 dicas de investimentos para iniciantes começar

ouça o feedback dos funcionários

Ouça o feedback dos funcionários

Para manter um ambiente de trabalho agradável, é importante saber o que os funcionários pensam a respeito da empresa e do ambiente em que trabalham.

Dessa forma, a empresa pode sempre estar ciente de quaisquer tipos de insatisfações dos funcionários com relação ao ambiente de trabalho e afins.

Portanto, nas reuniões é importante deixar um espaço aberto para ouvir os funcionários e identificar o que os desagrada e o que os agrada na empresa.

Feche parcerias com alguns estabelecimentos

Algumas empresas tendem a abrir parcerias com alguns estabelecimentos, como academias, restaurantes, escolas e afins, com o objetivo de oferecer mais conforto aos seus funcionários.

Dessa forma, além de oferecer um estímulo adicional aos funcionários por oferecer a eles mais benefícios por trabalharem em sua empresa.

Faça reuniões descontraídas para comemorações

Reuniões profissionais com um ambiente sério para falar sobre metas, feedbacks e afins são extremamente importantes em um ambiente de trabalho.

Porém, essa não deve ser a única forma que os profissionais da empresa são reunidos. Portanto, também é importante realizar reuniões comemorativas, festas ou eventos mensais.

Dessa forma, você consegue manter os indivíduos motivados, além de fortalecer os laços entre os colaboradores da empresa.

Também cria uma imagem mais positiva da empresa em meio aos funcionários, o que garante que eles se sintam mais motivados a trabalhar em sua empresa.

Estimule o trabalho em equipe

Uma boa maneira de ajudar os funcionários menos experientes e demonstrar reconhecimento para os funcionários mais experientes é colocá-los para trabalhar juntos, como se fosse um sistema de mentoria.

Dessa forma, os funcionários mais novos conseguem aprender com a experiência dos funcionários mais antigos.

E os colaboradores mais antigos se sentem mais reconhecidos pelo fato de estarem sendo capazes de ensinar a nova geração de funcionários da empresa.

 

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe um comentário