Como manter uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável, além de contribuir para manter a saúde do nosso corpo em dia, é importante também para nossa estética e cuidados com a beleza como o preenchimento labial. Isso porque alguns procedimentos estéticos apresentam um melhor resultado, quando o corpo está saudável.

O que é a alimentação saudável?

A alimentação saudável se baseia em uma dieta bem equilibrada, que oferece os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para um bom funcionamento do organismo.

E para que sua alimentação seja saudável, é importante variar, ter equilíbrio, controle de quantidade e qualidade dos alimentos. Conhecer a procedência dos ingredientes de seu alimento é uma das formas de conseguir uma alimentação saudável.

Os alimentos industrializados possuem muitos aditivos, conservantes e gorduras, que os fazem perder grande parte dos seus nutrientes, além de ultraprocessar os alimentos.

Por isso, a alimentação orgânica e a base de alimentos locais, tem ganhado muitos adeptos, que buscavam uma forma de se alimentar de forma mais saudável e de combater a obesidade.

Quão importante é ter uma alimentação saudável

Todo mundo sabe que uma alimentação saudável é fundamental para o funcionamento correto de todo o nosso organismo.

Para que nosso corpo funcione corretamente, você precisa abastecê-lo com proteínas, carboidratos, fibras, minerais, vitaminas.

Cada grupo alimentar possui uma função específica, que precisa ser consumida na proporção necessária. Caso contrário, o corpo pode sofrer panes e causar doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, gastrite, osteoporose, enxaqueca, gota, anemia.

Fique atento a sinais de desequilíbrio em sua saúde, e busque corrigi-los, olhe para sua alimentação e veja se ela está sendo da forma correta.

Veja alguns benefícios de ter uma alimentação saudável:

  • Prevenir doenças cardiovasculares;
  • Mantém o peso saudável;
  • Garante um bom funcionamento do intestino;
  • Controla doenças como diabetes e hipertensão;
  • Previne o câncer;
  • Melhora as funções de aprendizado e de memória;
  • Combate contra doenças mentais, como depressão.

Dicas de como manter uma alimentação saudável

Agora que você já sabe a importância de ter uma alimentação saudável, separamos algumas dicas de como consegui-la.

Monte metade do seu prato com legumes e frutas

Provavelmente, você já ouviu que metade do seu prato precisa ser composta por verduras e legumes. Eles estão cheios de nutrientes que garantem a boa saúde, uma dica é que escolha frutas e vegetais vermelhos, alaranjados e verde-escuros, como tomates, batata-doce e brócolis.

Desta forma o seu prato vai ficar bem colorido e do jeito que deve ser.

Inclua grãos integrais

Outra dica, é preferir os alimentos integrais em sua refeição. Quando for comprar seus alimentos pães e biscoitos confira em seus rótulos se eles são integrais. Os cereais integrais fornecem mais nutrientes, como fibras, que os grãos refinados.

Não se esqueça do laticínio

Procure também por bebidas que não contenham gordura ou que tenham um baixo teor de gordura. Você terá a mesma quantidade de cálcio e de outros nutrientes encontrados no leite integral que são essenciais.

Se você não bebe leite, experimente uma bebida de soja, você também pode incluir iogurte desnatado em sua refeição ou lanche. Se notar qualquer sinal de mal-estar, procure seu médico para garantir que não seja intolerante à lactose.

Alimente-se de proteína magra

Caso seja adepto da musculação sabe que essa dica é fundamental para garantir uma alimentação saudável. Por isso, escolha alimentos com proteínas como as da carne magra, carne de frango ou peru e ovos, nozes, feijão ou tofu.

Ao menos duas vezes na semana, tente se alimentar de peixes e frutos-do-mar.

Evite gordura extra

Procure não usar molhos pesados que possam ​​adicionar gordura e calorias às suas refeições. Os brócolis cozido no vapor com uma pitada de queijo parmesão é uma boa opção de alimento com baixo teor de gordura.

Seja criativo na cozinha

A criatividade na hora de cozinhar pode te ajudar a ter uma alimentação saudável, por exemplo, se você estiver fazendo um sanduíche, um refogado ou um bolo, tente tornar sua receita mais saudável.

Como usar menos carne e queijo, que podem conter níveis grandes de gordura saturada e sódio. Procure adicionar vegetais que incrementem seu prato com novos sabores e texturas às suas refeições.

Assuma o controle de sua comida

Evite comer fora de casa, comidas de restaurantes e de rua faz com que você não saiba exatamente o que está comendo.

Se caso for comer fora, verifique as informações nutricionais e as compare. Escolha opções de baixas calorias, com baixo teor de gordura saturada e sódio.

Experimente novos alimentos

Procure escolher alimentos que não tenha experimentado antes, como lentilha, quinoa, couve ou sardinha. Desta forma você pode encontrar um novo alimento favorito. Experimente receitas divertidas e saborosas, trocando com amigos ou as encontrando online.

Satisfaça seu desejo por doce de maneira saudável

Você pode sim se deliciar com um prato de sobremesa naturalmente doce, como as frutas. Receitas que usem elas como base também são uma boa opção, além disso, as sobremesas não são completamente proibidas.

Por isso, sirva saladas de frutas frescas ou frutas com iogurte. Uma opção de sobremesa quente, são maçãs assadas e cobertas com canela.

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