Como o cuidado com a beleza afeta a saúde corporal

A busca por alcançar altos padrões de beleza sempre foi uma realidade da sociedade, que impunha às pessoas o que ela ditava como beleza. Isso levou o mundo da estética a criar novos procedimentos e tratamentos.

E a cada novo procedimento que surgia, a busca quase que incontrolável por procedimentos estéticos aumentava. O que muitas vezes se tornava algo prejudicial até mesmo à saúde destas pessoas.

Exageros com a beleza que afetam a saúde corporal

Como mencionamos algumas pessoas que não tinham um certo controle dos procedimentos que estavam realizando, acabavam cometendo exageros em seus procedimentos.

E o mais importante a ser lembrado, é que você precisa tomar cuidado ao realizar um tratamento estético. A saúde é o mais importante, e por isso não se deve deixar com que a estética a atrapalhe.

Vamos aqui falar sobre alguns exageros que as pessoas cometem e que colocam sua saúde e até mesmo a vida em risco. Vamos falar também sobre as doenças que podem ser causadas por esses exageros.

Alguns procedimentos precisam de um certo cuidado, para garantir que não interfiram em nossa saúde, por exemplo o skinbooster que utiliza o ácido hialurônico para restaurar e hidratar a pele.

Assim como em outros procedimentos, o ácido com que é feito o tratamento se usado de forma exagerada vai com o tempo prejudicar a saúde da pessoa. As pessoas não medem limites ao buscar alcançar a aparência perfeita.

E alguns destes atos impensados têm consequências graves e muitas vezes até irreversíveis. Por isso, é importante consultar um especialista antes de tomar qualquer atitude.

Além dos exageros nos procedimentos, a grande preocupação em alcançar padrões de estética, também pode ser a causa de doenças que são derivadas desta preocupação excessiva.

Veja quais são essas doenças como são e como identificá-las:

Transtornos alimentares

Os exageros com a beleza podem causar diversas preocupações que interferem negativamente em nossa saúde. Além dos efeitos prejudiciais que procedimentos feitos de forma exagerada podem causar no corpo, a preocupação excessiva com a aparência pode causar algumas doenças.

Veja alguns dos transtornos alimentares que podem comprometer nossa saúde física:

Anorexia

Neste transtorno a pessoa passa a ter uma visão distorcida de seu corpo e por isso começam a tomar atitudes incontroladas com a intenção de alcançar o peso ideal. No entanto, devido ao transtorno, essas pessoas passam a se ver com outra aparência.

O que as leva a tomar atitudes impensadas e descontroladas para alcançar a magreza, muitas ficam sem comer por dia. Esse transtorno acomete em sua maioria adolescentes do sexo feminino.

Bulimia

Já no caso da Bulimia, a pessoa que sofre deste transtorno, faz sua alimentação correta, porém, após fazê-la elas induzem o vômito como forma de expelir o que foi ingerido, para evitar que aquele alimento provoque um aumento em seu peso.

Vigorexia

Esse transtorno é aquele onde a pessoa fica obsessiva pela perfeição do corpo e começa a realizar as atividades físicas de forma exagerada, por pensarem ser a única forma de alcançar o peso ideal.

A pessoa que sofre de vigorexia começa a ter uma prática exaustiva que prejudica a saúde de todo o corpo, além disso, elas começam a fazer uso de anabolizantes e algumas drogas que são altamente prejudiciais para nossa saúde.

Ortorexia

Nesse caso a obsessão está ligada a realizar uma alimentação saudável, neste caso a pessoa fica doente por exigir uma alimentação super correta. Nesse caso as pessoas, não ingerem nenhum tipo de alimento que possam ser prejudicial a pureza do organismo.

Muitas pessoas que sofrem de ortorexia, acabam ficando apenas com poucos alimentos liberados e tendo sua dieta muito restrita.

Por isso, é importante tomar cuidado com comentários que podem ser destrutivos, a mente humana controla todo nosso corpo e se ela for afetada por algo no dia a dia, todo ele acaba sofrendo as consequências.

Um comentário que para você foi apenas uma brincadeira, para o outro pode ter sido muito prejudicial e a causa de algum destes transtornos psicológicos.

Devemos nos atentar também ao perceber alguma atitude estranha na pessoa, isso pode ser sinal de que ela sofre de algum transtorno psicológico por causa da insatisfação com o corpo. A qualquer sinal, procure a ajuda de um profissional, os transtornos alimentares são um assunto sério e que se não tratados podem causar uma tragédia.

Deixe um comentário