Confira aqui algumas causas e como aliviar dor de dente

Quando sentimos dor de dente, a primeira coisa que nos vem à cabeça é pensar em como aliviar dor de dente. Seja por meio de analgésicos ou remédios caseiros, sempre procuramos por uma maneira de aliviar a dor, afinal ninguém gosta de sentir dor, não é mesmo?

Sendo assim, separamos algumas formas de como aliviar a dor de dente no artigo abaixo, confira:

o que causa dor de dente

O que causa a dor dente?

A dor de dente é uma situação bastante incômoda que pode afetar qualquer pessoa em qualquer fase da vida. Sendo assim, confira quais são as principais causas da dor de dente:

Cáries

A cárie no dente, também chamada de dente podre, é uma condição causada devido ao acúmulo de bactérias que produzem um ácido que vai corroendo os dentes.

Essa corrosão é um processo gradativo, e com o passar do tempo chega nas camadas mais internas do dente, o que causa bastante dor e pode até comprometer o dente por inteiro.

Os sintomas da cárie são dor de dente, sensibilidade e a presença de furinhos e pontos pretos no dente.

Inicialmente, a cárie não apresenta nenhum sintoma além de pequenos pontos pretos no dente, porém com sua evolução os outros sintomas vão aparecendo.

Ela geralmente é causada pela má higienização bucal, que gera o acúmulo de partículas de alimentos, o que por sua vez resulta no acúmulo de bactérias.

Essas bactérias acumuladas ao se alimentarem, produzem um ácido que é corrosivo para a estrutura do dente.

Desse modo, com o passar do tempo, esse ácido vai corroendo cada vez mais a estrutura dos dentes, e essa corrosão é o que chamamos de cárie.

Pulpite

Pulpite é o nome dado a inflamação da polpa dentária, que é a estrutura dos dentes formada por nervos e vasos sanguíneos. Ela geralmente causa bastante dor e é comum que essa dor piore na presença de estímulos externos como a mastigação.

A inflamação da polpa dentária pode acontecer devido a presença de cáries, traumas na região da boca, periodontite, quimioterapia, radioterapia ou como consequência do bruxismo.

Desse modo, é importante que esse problema seja diagnosticado e tratado o mais rápido possível para evitar o surgimento de complicações, como o abscesso dentário.

Abscesso dentário

O abscesso dentário é uma bolsa de pus que pode se formar em regiões diferentes do dente e que geralmente é causada por uma infecção bacteriana.

Normalmente o abscesso dentário é formado quando bactérias atingem a polpa dentária, que é a camada mais interna dos dentes, composta por nervos e vasos sanguíneos.

Portanto, geralmente essas bactérias entram no dente por meio de uma contaminação por cáries ou fraturas no dente que são condições que expõe a polpa dentária.

Dessa maneira, ter maus cuidados de higiene bucal e consumir alimentos muito ricos em açúcar contribuem para o aparecimento do abscesso dentário.

Essa condição é conhecida por causar dor de dente intensa, sensibilidade dentária, febre e inchaço na região afetada.

Impactos

Uma das causas de dor de dente mais simples são os impactos que podem ocorrer na região da boca. Esses impactos podem acabar afetando as raízes e as estruturas do dente, o que pode vir a causar bastante dor.

Eles podem ser causados por acidentes cotidianos ou durante a prática de algum esporte de contato. Após o trauma pode haver sangramentos, inchaço e também dor de dente.

Nascimento do siso

O dente do siso é bastante conhecido por causar dores durante o período de seu nascimento. Essa dor geralmente está associada ao fato de os dentes já terem ocupado seu local, o que faz com que o siso tenha que empurrar os outros dentes para nascer.

Durante seu nascimento é comum surgir inflamação na gengiva, febre, dor e o desalinhamento dentário.

dor de dente como aliviar

Como aliviar dor de dente?

Existem algumas maneiras de como aliviar a dor de dente que são feitos com produtos caseiros e apresentam resultados.

Dessa maneira, caso você sinta dor de dente e não possua nenhum analgésico de venda livre a disposição, é possível utilizar alguns dos métodos caseiros abaixo. Confira:

Bochechar água com sal

Realizar um bochecho de água com sal irá ajudar a realizar a limpeza da boca e a combater microrganismos que possam estar presentes nela.

Para realizá-lo, basta misturar uma colher de chá de sal em um copo de água e bochechar a solução por alguns segundos. Vale lembrar que essa água não deve ser engolida.

Bochechar chá de gengibre e própolis

O gengibre possui ótimas propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Já o própolis é ótimo cicatrizante e antibacteriano.

Desse modo, a combinação dos dois contribui para aliviar a dor de dente, higienizar o local e reduzir o processo inflamatório.

Para realizá-lo, deve-se misturar 5 gotas de própolis em uma xícara de chá de gengibre e realizar o bochecho.

Compressa fria

Para aliviar a dor de dente mais rapidamente, pode-se utilizar uma compressa fria sobre a região tomando cuidado para não queimar a pele.

A compressa fria é responsável por ajudar a comprimir os vasos sanguíneos, contribuindo para reduzir o inchaço e também age como um analgésico.

Cravo-da-Índia

O óleo de cravo-da-índia possui propriedades analgésicas e antissépticas, o que auxilia no combate a infecções, alívio da dor e inflamação.

Para utilizá-lo, deve-se aplicar duas gotas de óleo de cravo-da-Índia diretamente sobre o dente ou mastigar um cravinho com o dente afetado.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que seja possível prevenir a dor de dente, além de tornar possível tratar as possíveis causas.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Confira aqui algumas causas e como aliviar dor de dente publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário