Confira aqui os principais tipos de aparelhos ortodônticos

Hoje em dia existem vários tipos de aparelhos ortodônticos no qual alguns modelos possuem a mesma finalidade e outros possuem finalidades distintas.

Dessa maneira, existem aparelhos ortodônticos que servem para alinhar os dentes, para abrir o palato, modificar o posicionamento da mandíbula e corrigir outros problemas de má-oclusão.

Portanto, eles podem ser utilizados tanto para promover uma boa estética dos dentes através do alinhamento quanto para corrigir problemas funcionais.

Além disso, também existem os modelos convencionais e os modelos estéticos, que possuem o objetivo de oferecer um tratamento mais discreto para o paciente.

Sendo assim, confira quais são os principais tipos de aparelhos ortodônticos e para que servem:

aparelho fixo convencional

Aparelho fixo convencional

O aparelho convencional é aquele que normalmente nos vem à mente quando pensamos em aparelhos ortodônticos.

Ou seja, ele é aquele conhecido pelos braquetes metálicos, fio ortodôntico e pelas famosas borrachinhas coloridas, que são a característica mais marcante desses aparelhos.

Esse tipo de aparelho começou a ser utilizado nos anos 80, porém nessa época ele ainda possuía um valor bastante inacessível para a maior parte da população.

Sendo assim, ele só veio se popularizar alguns anos mais tarde quando seu preço tornou-se mais acessível.

Além disso, como grande parte dos seus usuários eram adolescentes, surgiram diversas cores de aparelho ortodôntico e diversas maneiras divertidas de customização.

Ele consiste num aparelho composto por braquetes que ficam colados nos dentes, um fio ortodôntico que passa pelos braquetes e borrachinhas que mantém o fio ortodôntico preso aos braquetes.

Desse modo, ele exerce a pressão necessária para correção dos dentes pelo conjunto de forças exercidas pelo fio ortodôntico e borrachinhas.

E através das manutenções mensais o dentista faz o ajuste necessário para que as correções continuem e realiza a troca das borrachinhas.

A troca das borrachinhas deve ser realizada durante as manutenções pelo fato de elas perderem a elasticidade, o que faz com que sejam menos eficientes.

Esse aparelho serve para corrigir o posicionamento dos dentes oferecendo ao paciente dentes alinhados e corrigir alguns outros problemas de má-oclusão.

Também é possível encontrar as versões estéticas desse aparelho, que são versões que substituem as peças metálicas por outras de outros materiais.

Os materiais utilizados para substituir são a resina, a porcelana ou a safira, sendo que todos possuem a capacidade de se camuflar entre os dentes.

Porém, todos esses materiais possuem o mesmo objetivo, que é oferecer um tratamento mais discreto para os pacientes que desejam fugir do sorriso metálico.

aparelho fixo autoligado

Aparelho fixo autoligado

O aparelho autoligado é um tipo de aparelho semelhante ao aparelho fixo convencional, porém ele possui braquetes mais avançados, que permitem que não seja necessário utilizar as famosas borrachinhas.

Sendo assim, o aparelho autoligado possui apenas seus braquetes e o fio ortodôntico. Portanto, o aparelho acaba por permitir menos customizações que o convencional devido ao fato de não possuir borrachinhas.

Porém, por não possuir borrachinhas, ele acaba sendo mais discreto que o aparelho convencional, apesar de ser possível utilizar borrachinhas com cores mais neutras.

Esse aparelho também possui a vantagem de oferecer um tratamento mais rápido. Isso ocorre graças a seus braquetes que são responsáveis por manter o fio ortodôntico preso.

Desse modo, como não necessita das borrachinhas, que perdem eficácia com o tempo, ele sempre se encontra exercendo a pressão sobre os dentes.

Isso também garante que suas manutenções possam ter um espaço maior entre uma e outra, pois ele permanece exercendo a pressão durante todo o tempo.

Assim como o aparelho convencional, ele também possui a função de realizar o alinhamento dos dentes e corrigir alguns problemas de má-oclusão.

O aparelho autoligado também possui variantes estéticas, que consistem em aparelhos que substituem as peças metálicas por outras confeccionadas de outros materiais.

Esses materiais podem ser a safira, a porcelana e a resina. Ambos conseguem se camuflar entre os dentes promovendo ao paciente um tratamento mais discreto.

aparelho fixo lingual

Aparelho fixo lingual

O aparelho lingual é um tipo de aparelho ortodôntico que também é aparelho que consiste em braquetes e no fio ortodôntico, porém ele é fixado atrás dos dentes.

Ele também serve para alinhar os dentes e corrigir alguns problemas de má-oclusão dentária. Seu diferencial se encontra no fato de ficar atrás dos dentes, o que garante que nenhuma de suas peças fique visível.

Desse modo, ele é uma ótima alternativa estética devido ao fato de suas peças ficarem escondidas. Isso também faz com que ele seja uma ótima alternativa para praticantes de esportes de contato, visto que ele evita o risco de feridas derivadas dos braquetes.

O lugar onde fica posicionado faz com que seja necessário que ele possua as quinas de suas peças arredondadas e que elas tenham um tamanho menor.

Isso faz com que ele possa ser utilizado sem causar feridas na língua e afins. Portanto, ele consegue oferecer ao paciente mais conforto e a redução da probabilidade do aparecimento de feridas no interior da boca.

Seu posicionamento também evita que os lábios sejam projetados para frente, além de também garantir que seja mais fácil visualizar os resultados do tratamento.

alinhadores invisiveis

Alinhadores invisíveis

Os alinhadores invisíveis, também chamadas de Invisalign, consistem em um conjunto de placas confeccionadas de acrílico que possuem o formato dos dentes do paciente.

Essas placas são confeccionadas através de um escaneamento intraoral que permite que um molde digital seja confeccionado.

Esse molde permite a realização de uma projeção, permitindo que todas as placas utilizadas no tratamento sejam confeccionadas logo em seu início.

Assim, logo no início do tratamento o paciente já recebe os alinhadores e realiza a troca deles em sua própria casa a partir da orientação do dentista.

Por ser um aparelho que possui o formato dos dentes e é confeccionado em material translúcido permite que o aparelho fique camuflado entre os dentes.

Ele também possui as mesmas funções que os aparelhos convencionais, ou seja, serve para corrigir desalinhamentos e alguns outros tipos de má-oclusão.

A grande vantagem desse aparelho é que ele consegue solucionar os problemas de desalinhamento de uma forma mais discreta que os outros aparelhos ortodônticos.

Ele também possui a vantagem de ser mais higiênico, visto que ele pode ser removido durante a alimentação e para realizar a higienização dos dentes e dele próprio.

Além disso, ele consegue proporcionar um tratamento mais previsível, visto que desde o início do tratamento o paciente já consegue ter ideia do tempo que o tratamento irá durar.

O tratamento proporcionado por ele também costuma ser mais rápido que com os demais aparelhos, visto que as trocas entre suas placas costumam ser realizadas dentro de um período de 2 a 4 semanas.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode descobrir se ele necessitará utilizar algum tipo de aparelho ortodôntico.

Elas também garantem que seja possível realizar o acompanhamento do tratamento e que sejam efetuadas todas as manutenções necessárias nos aparelhos.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Confira aqui os principais tipos de aparelhos ortodônticos publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário