Confira aqui os principais tipos de prótese dentária moderna

Atualmente, com o grande avanço da odontologia, surgiram novos tipos de tratamento, assim como novos tipos de prótese dentária moderna.

Desse modo, o avanço da odontologia permitiu que o tratamento com a prótese dentária se tornasse mais confiável e confortável para o paciente.

Sendo assim, confira mais a respeito dos tipos de prótese dentária moderna no artigo abaixo:

Tipos de prótese dentária moderna

Assim como dito anteriormente, o avanço da odontologia trouxe consigo novos tipos de tratamento e também alguns tipos de prótese dentária moderna.

Desse modo, confira mais informações a respeito dos tipos de prótese dentária moderna:

coroa dentaria

Coroa dentária

A coroa dentária, também chamada de prótese fixa unitária, consiste em um tipo de prótese que é confeccionada com o intuito de substituir um único dente perdido do paciente.

Ela pode ser confeccionada de diferentes materiais, podendo ser possível encontrar a prótese dentária metálica, de porcelana e de resina acrílica.

Normalmente ela é fixada sobre um implante dentário, que pode ser confeccionado tanto de zircônia quanto de titânio, que são dois materiais altamente biocompatíveis.

dentadura

Dentadura

A dentadura é um tipo de prótese dentária total, portanto ela é utilizada para realizar a substituição de todos os dentes de uma arcada dentária.

Ela consiste em uma prótese que possui gengivas e dentes artificiais, geralmente confeccionada de resina acrílica.

A dentadura pode ser encontrada do modo convencional ou em sua forma caracterizada, que consiste em uma prótese em que são desenhadas as veias sobre a região da gengiva da prótese para dar uma aparência mais natural.

Essa prótese geralmente é presa à gengiva a partir do uso de uma cola ou fita adesiva próprias para a fixação de próteses.

overdenture

Overdenture

A prótese overdenture é um dos tipos de prótese dentária moderna, o que se deve ao fato de ela se tratar de uma prótese dentária removível que utiliza implantes.

Ela não utiliza os implantes diretamente para fixá-la, portanto ela os utiliza apenas como método de fixar seu método de fixação.

Os métodos de fixação da overdenture são:

  • O’ring se baseia em um sistema onde os implantes possuem pequenas esferas em suas pontas e a prótese possui pequenos orifícios com anéis O’ring em seu interior. Logo, o encaixe entre essas duas estruturas proporciona a fixação da prótese dentária;
  • Barra-clip consiste em um sistema nos quais pequenas barras ficam presas aos implantes e clips ficam presos à prótese. Sua fixação acontece pelo encaixe do clip às barras fixadas nos implantes.

Além disso, esse tipo de prótese proporciona uma estabilidade maior que as outras prótese removíveis devido ao fato de ficar posicionada sobre uma estrutura de implantes.

ponte móvel

Ponte móvel

A ponte móvel, também chamada de prótese parcial removível ou PPR, é um tipo de prótese parcial, portanto ela serve para substituir apenas alguns dentes perdidos da arcada dentária.

Desse modo, esse tipo de prótese só é utilizada quando ainda existem alguns dentes remanescentes na arcada dentária do paciente.

Geralmente essa prótese é confeccionada de acrílico sobre estrutura metálica, porém também existe sua versão flexível, que é confeccionada de silicone.

Esse tipo de prótese pode ser fixada de duas maneiras, sendo uma por meio da utilização de grampos que são fixados aos dentes remanescentes e servem para fixar a prótese dentária.

Esses grampos podem ser feitos de duas maneiras, sendo uma delas utilizando um material metálico, dando origem ao grampo convencional, e também utilizando acrílico, dando origem ao grampo estético.

Já o outro tipo de fixação é feito por meio de encaixes que ficam posicionados atrás dos dentes, o que garante que eles tornem esse modelo de prótese mais discreto que a alternativa com grampos.

ponte fixa

Ponte fixa

A ponte fixa é um tipo de prótese fixa parcial, utilizada por pacientes que perderam um ou mais dentes adjacentes.

Ela se baseia em uma prótese que possui dois dentes chamados pilares, que são fixados sobre implantes ou sobre algum dentes remanescentes e os dentes ponte, que ficam entre os dentes pilares.

Esse tipo de prótese é confeccionada com porcelana odontológica sobre uma estrutura metálica, o que significa que ela é uma prótese metalocerâmica.

protocolo

Protocolo

O protocolo dentário é um dos tipos de prótese dentária moderna fixa sobre implantes, portanto sua fixação é feita utilizando diretamente os implantes dentários.

Ela é uma prótese total, portanto é utilizada apenas quando o paciente perdeu todos os dentes de uma arcada dentária.

Essa prótese é confeccionada de porcelana e tanto seus implantes quanto suas estruturas internas podem ser confeccionadas tanto de zircônia quanto de titânio.

Esse tipo de prótese oferece uma ótima estabilidade durante a mastigação e execução dos hábitos cotidianos, tudo isso graças ao fato de ser fixada sobre implantes dentários.

Quais as vantagens de se utilizar um dos tipos de prótese dentária moderna?

O uso de algum dos tipos de prótese dentária moderna após a perda dos dentes podem garantir diversas vantagens para o paciente, tais como:

Melhoria na mastigação

O uso da prótese dentária garante que o paciente possa mastigar os alimentos de modo mais eficiente, garantindo que ele possa realizar a mastigação de modo mais confortável.

Portanto, seu uso permite que o paciente também possa proteger as gengivas, visto que a mastigação utilizando-as diretamente pode causar danos ao periodonto.

Melhora a fala

Apesar de que a fala normalmente é atribuída unicamente às cordas vocais, porém a língua e os dentes também possuem uma grande influência.

Desse modo, quando o paciente perde os dentes é comum que a fala de alguns fonemas sejam prejudicada.

Portanto, o uso da prótese contribui para que o paciente possa voltar a falar esses fonemas da maneira correta.

Contribui para o aumento da autoestima da paciente

A perda dentária muitas vezes pode prejudicar a autoestima do paciente visto que ele passa a ficar com vergonha de sorrir e dialogar.

Sendo assim, o uso da prótese dentária contribui para que o paciente reponha os dentes perdidos em sua boca por outros dentes artificiais.

Essa substituição faz com que o paciente reganhe sua autoestima e possa voltar a sorrir e dialogar de maneira normal.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode tirar todas as suas dúvidas a respeito dos tipos de prótese dentária moderna.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Confira aqui os principais tipos de prótese dentária moderna publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário