Confira aqui quais são os principais tipos de mordida

Atualmente existem vários tipos de mordida, que variam desde a mordida correta até os tipos de mordida que interferem na oclusão correta do paciente.

Sendo assim, fizemos esse artigo com o intuito de conceder maiores informações a respeito dos tipos de mordida. Confira:

Quais são os principais tipos de mordidas?

Assim como dito anteriormente, existem vários tipos de mordida, sendo elas a correta e outros tipos de mordida errada.

Sendo assim, confira quais são os principais tipos de mordida:

mordida correta

Mordida correta

A mordida correta é o tipo de mordida que todas as pessoas almejam possuir visto que ela é responsável pela oclusão bucal correta.

Dessa forma, ela permite que seja realizado o encaixe perfeito dos dentes, garantindo que não surja nenhum tipo de complicação derivado do mal encaixe das arcadas.

Sendo assim, ela evita que surjam problemas na ATM derivados do mal encaixe das arcadas dentárias.

Logo, a mordida correta é aquele que não apresenta nenhum tipo de sintoma como dores na ATM ou desgaste anormal dos dentes.

mordida aberta

Mordida aberta

A mordida aberta consiste em um tipo de mordida na qual os dentes inferiores e superiores não se tocam.

Ela pode acontecer de forma lateral, de modo que os molares e pré-molares inferiores e superiores não se toquem, ou de forma frontal, de forma que os haja um espaço entre os dentes superiores e inferiores.

Essa condição geralmente é causada por hábitos parafuncionais, como o uso prolongado de chupetas e mamadeiras, fatores genéticos e traumas.

A mordida aberta também pode causar problemas na fala, desgaste dentário e problemas na mastigação.

Portanto, é importante que o paciente atente-se aos motivos que causam a mordida aberta e trabalhe para evitá-la.

Contudo, a mordida aberta ainda é uma condição tratável. Sendo assim, ainda é possível tratá-la através do uso de aparelhos ortodônticos.

Porém, em alguns casos mais severos ou em casos onde as arcadas dentárias do paciente já estão consolidadas pode ser necessário realizar a cirurgia ortognática para se corrigir o problema.

mordida cruzada

Mordida cruzada

A mordida cruzada, que também pode ser chamada de prognatismo ou retrognatismo, diz respeito ao problema de má-oclusão onde os dentes superiores se projetam a frente dos inferiores, recebendo o nome de prognatismo, ou quando os dentes inferiores ficam a frente dos superiores, recebendo o nome de retrognatismo.

Apesar de receberem nomes diferentes, ambos os casos são considerados mordida cruzada, sendo que a diferença entre os dois se encontra unicamente em quais dos dentes se encontram posicionados à frente.

Geralmente esse tipo de condição é causado por hábitos parafuncionais, como o uso prolongado de chupetas e sucção do polegar e por motivos genéticos.

A mordida cruzada pode causar bruxismo, fratura e desgaste dos dentes, retração gengival e ainda causar problemas na ATM.

O tratamento dessa condição pode ser realizado precocemente através do uso de aparelhos ortodônticos. Porém, após a consolidação da arcada dentária ou caso a causa do problema seja de origem esquelética pode ser necessário realizar a cirurgia ortognática para corrigir o problema.

apinhamento dentário

Apinhamento dentário

O apinhamento dentário, também conhecido como encavalamento ou dente encavalado, diz respeito a um problema onde dois dentes tentam ocupar o mesmo lugar na arcada dentária, o que acaba resultando no desalinhamento de ambos.

Sendo assim, o apinhamento dentário diz respeito ao desalinhamento dos dentes que ocorre devido ao fato de dois dentes tentarem ocupar o mesmo lugar.

O apinhamento dentário contribui para a dificuldade na higienização dos dentes, o que faz com que haja o acúmulo de bactérias nos dentes, contribuindo para doenças odontológicas

Geralmente essa condição ocorre devido a falta de espaço na arcada dentária, traumas ou devido a fatores genéticos.

O tratamento dessa condição é feito através do uso de aparelhos dentários que podem ser utilizados tanto para abrir a arcada dentária quanto para reposicionar os dentes.

Por que é importante corrigir os tipos de mordida errada?

Os tipos de mordida errada quando identificados precocemente podem ser tratados por meio do uso de aparelhos dentários e mais tardiamente através da cirurgia ortognática.

Portanto é possível corrigir os tipos de mordida errada sejam eles de origem esqueléticas, descobertos precocemente ou após a consolidação da arcada dentária.

Mas por que é tão importante corrigir os tipos de mordida errada?

É importante corrigir as mordidas erradas devido ao fato de que quando não são tratadas, elas podem gerar complicações na saúde bucal do paciente.

Essas complicações podem causar problemas na ATM, dificultar a limpeza dos dentes, causar retrações gengivais e até mesmo provocar a fratura dos dentes.

Sendo assim, é importante corrigir os tipos de mordida errada para evitar o surgimento de complicações derivadas deles.

Como um plano odontológico contribui para a manutenção da minha saúde bucal?

Através da adoção de um plano odontológico, você consegue ganhar descontos e até mesmo cobertura em diversos tratamentos e procedimentos odontológicos.

Sendo assim, com um plano odontológico é possível fazer um acompanhamento e os tratamentos obtendo descontos neles.

Logo, a DentalVidas com suas diversas clínicas credenciadas consegue lhe oferecer a oportunidade de realizar seus tratamentos e atendimentos pagamento muito menos por isso.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Confira aqui quais são os principais tipos de mordida publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário