Confira as principais causas do caroço no céu da boca

É um hábito normal do ser humano tocar as partes internas da boca com a língua, tais como a parte de trás dos dentes ou o céu da boca e esse ato pode ser utilizado para identificar anomalias no interior da boca.

Sendo assim, se caso ao fazer isso você sentir algum tipo de caroço no céu da boca, saiba que isso pode ser uma situação preocupante.

Esse caroço pode ser uma manifestação de diversos tipos de doenças ou condições que podem afetar a saúde bucal.

Dessa maneira, confira mais a respeito do caroço no céu da boca no artigo abaixo:

caroço no céu da boca o que pode ser

Caroço no céu da boca o que pode ser?

O caroço no céu da boca pode ser uma condição causada por vários tipos de complicações da saúde bucal, portanto, é importante conhecê-las para saber o que pode ser esse caroço.

Porém, independentemente de se saber qual a causa, é importante procurar ajuda profissional, pois somente um profissional qualificado saberá avaliar com precisão e indicar o tratamento adequado para essa condição.

Sendo assim, confira quais são as principais causas do caroço no céu da boca:

Aftas

As aftas são pequenas úlceras que se formam nas mucosas da boca, tais como bochechas, gengivas e até mesmo no palato.

Geralmente essas pequenas feridas possuem até 1 centímetro de diâmetro e possuem as bordas esbranquiçadas. Elas podem causar dores, ardência e desconfortos ao falar na hora de se alimentar ou dialogar.

Elas podem aparecer por vários motivos, sendo os principais estresse, doenças auto-imunes, déficit vitamínico, impactos e alterações no pH da boca.

Essa condição tende a desaparecer sozinha num período de até 2 semanas, porém caso não desapareça nesse período é recomendado procurar ajuda profissional.

Isso se deve ao fato que caso essas feridas perdurem pode ser um alerta, pois pode estar relacionado com algum outro tipo de complicação.

Câncer de boca

O câncer bucal é um dos principais motivos do caroço no céu da boca. Fora o caroço no céu da boca, câncer da boca também pode causar feridas e manchas que não cicatrizam.

Além disso, também é comum que o paciente sinta dor de garganta, incômodos ao falar e se alimentar, halitose e perda de peso.

Geralmente essa condição é mais comum em pacientes que consomem muito álcool e cigarros, pacientes que possuem próteses desajustadas ou que não higienizam a boca da maneira correta.

Normalmente o câncer bucal não causa dor inicialmente, mas caso não seja tratado o mais rápido possível, pode acabar sendo fatal.

Fibrose

A fibrose é uma condição caracterizada pelo crescimento excessivo do tecido gengival, o que por sua vez pode originar a formação de um caroço no céu da boca, mas que também pode surgir em outras regiões.

Ela pode ser causada por fatores genéticos, pela má higienização ou pelo uso indevido de alguns remédios. Essa condição pode causar inchaço e dor na região.

Hiperdontia

A hiperdontia é uma condição que diz respeito ao crescimento de dentes supranumerários, ou seja, ela diz respeito ao desenvolvimento de dentes a mais na arcada dentária.

Geralmente, essa condição pode fazer surgir um caroço no céu da boca ou na região atrás dos dentes, e o seu surgimento pode causar dor no rosto, na mandíbula ou de cabeça.

HPV (Papilomavírus Humano)

O HPV é um vírus que é responsável por causar o aparecimento de caroços ou nódulos no formato de couve-flor.

Ele pode surgir em qualquer região do corpo, porém o caroço no céu da boca causado pelo HPV diz respeito ao HPV oral.

O HPV também não atinge somente o céu da boca, ele também pode afetar a bochecha, língua e lábios. Geralmente tende a surgir lentamente e não causa nenhum tipo de dor.

Ele é transmitido através do sexo oral sem proteção e pode aumentar o risco do desenvolvimento do câncer oral ou no pescoço.

Mucocele

A mucocele, também chamada de cisto mucoso, é uma condição que diz respeito à formação de uma bolha no céu da boca, lábios, língua ou gengiva.

Essa bolha costuma ter aproximadamente 2 ou 3 centímetros de diâmetro e geralmente não causa dor, exceto nos casos onde ela é acompanhada de algum ferimento.

Normalmente, a mucocele é causada por impactos, mordidas repetitivas ou obstrução de uma glândula salivar.

Geralmente, essa condição tende a desaparecer com alguns dias, porém, caso ela não desapareça após esse período é recomendado buscar ajuda profissional.

Pênfigo vulgar

O pênfigo vulgar é uma doença autoimune, sendo assim ela não é contagiosa. Essa condição normalmente atinge a pele e as mucosas do corpo humano.

Ela é caracterizada pela formação de bolhas e/ou feridas no palato que geralmente causam dor, ardência e ao sumirem deixam manchas escuras por longos períodos de tempo.

Normalmente as bolhas na boca ou na garganta podem acabar sendo confundidas com aftas, porém elas também podem surgir na pele e em outras mucosas como nariz, olhos e órgãos genitais.

Essas bolhas também podem acabar se rompendo e originar o aparecimento de úlceras.

Torus palatino

O torus palatino diz respeito a um crescimento ósseo no meio do palato, o que acaba formando um caroço no céu da boca duro e irregular.

Esse caroço não causa dor, porém ele pode crescer durante a vida do paciente e acabar atrapalhando a oclusão e a mastigação.

Essa condição geralmente é causada por fatores genéticos, porém também pode ser causada por fatores externos.

Recomendações

Independente de qual seja a causa do caroço na boca, é importante que o paciente visite um profissional para descobrir qual a causa dele e tratá-lo da maneira adequada.

Além disso, mesmo no caso de causas inofensivas como as aftas ou a mucocele, é importante procurar ajuda profissional caso elas não apresentem sinais de melhora com o passar do tempo.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são importantes para realizar o acompanhamento da saúde bucal, além de possibilitar ao profissional identificar o caroço no céu da boca de maneira precoce.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Confira as principais causas do caroço no céu da boca publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário