Confira como é uma gengiva saudável e o que pode afetá-la

A gengiva saudável é fundamental para mantermos uma boa saúde bucal juntamente com a boa saúde das outras estruturas bucais.

Ela se trata de uma gengiva livre de inflamações e quaisquer outras situações que possam comprometer sua integridade.

Sendo assim, é importante cuidar das gengivas da mesma maneira que é importante cuidar dos dentes e da língua.

Portanto, para saber mais a respeito da gengiva saudável continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é uma gengiva saudável?

A gengiva saudável é indispensável para se ter dentes fortes. Isso se deve ao fato de que apesar de ser formada por um tecido mole, elas ainda são o tecido de sustentação dos dentes.

Desse modo, é importante possuir uma gengiva saudável para sustentar bem os dentes e fazer com que eles permaneçam fortes e firmes.

Sendo assim, uma gengiva saudável é uma gengiva livre de complicações que não dói, nem sangra ou se encontra avermelhada.

Qual a cor da gengiva saudável?

Uma gengiva saudável possui um tom rosa, porém pode variar de acordo com a origem da pessoa. Além disso, podem surgir algumas áreas esbranquiçadas devido a estrutura óssea abaixo dela.

É importante lembrar que apesar de serem rosadas, não é comum que elas fiquem avermelhadas ou inchadas, pois esses sinais podem indicar complicações na gengiva.

Também é importante mencionar que não é comum que a gengiva sangre, portanto, caso sua gengiva esteja sangrando durante a escovação ou uso do fio dental é importante rever os cuidados de higiene e procurar atendimento com um dentista.

Isso se deve ao fato de ele conseguir avaliar qual o motivo do sangramento gengival e tomar as medidas adequadas para impedi-lo.

como deixar a gengiva saudável

Como deixar a gengiva saudável?

Para manter a gengiva saudável, existem alguns cuidados que são extremamente importantes tanto para a gengiva quanto para o restante da boca.

Sendo assim, confira alguns cuidados que são responsáveis por manter a boa saúde da gengiva:

Escovar os dentes regularmente

Apesar de a escovação dos dentes ser um cuidado de higiene bucal básico, é importante relembrar que a escovação diária dos dentes por pelo menos três vezes ao dia é essencial para manter tanto a saúde dos dentes quanto das gengivas em dia.

Além disso, por meio dela é possível evitar o aparecimento da placa bacteriana e do tártaro, que são responsáveis por causar algumas complicações gengivais.

Utilizar o fio dental

Assim como a escovação, a utilização do fio dental também é muito importante para que o paciente evite a formação da placa bacteriana.

Ele deve ser utilizado em conjunto com a escova de dentes devido ao fato de que ele serve para efetuar a limpeza nos locais onde a escova de dentes não alcança;

Contudo, é importante lembrar que apesar de ser um bom hábito de higiene bucal, é importante atentar-se a força utilizada, pois quando utiliza-se muita força pode acabar causando sangramentos gengivais.

Realizar visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer a oportunidade de realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.

Ela é responsável por remover a placa bacteriana e o tártaro, caso haja a presença deles sobre os dentes.

Evite usar muita força durante a escovação e o uso do fio dental

O uso excessivo de força durante a higienização bucal pode acabar causando sangramentos gengivais ou até mesmo ferir a gengiva.

Portanto é importante que o paciente atente-se a força utilizada durante a escovação e uso do fio dental para evitar que surjam complicações na gengiva.

Procure corrigir problemas de má-oclusão

Isso se deve ao fato de que problemas de má-oclusão não resolvidos podem gerar complicações não somente para os dentes como também podem afetar todo o periodonto.

Desse modo, é importante que o paciente procure sempre corrigir esses problemas, para evitar que possam surgir complicações relacionadas a sua gengiva.

Mantenha suas próteses sempre bem ajustadas

É importante que o paciente sempre procure manter suas próteses bem ajustadas para que ele possa evitar complicações envolvendo o mau ajuste delas.

Isso pode ser feito através da ida ao dentista e do relato a respeito de incômodos causados pelo mau ajuste das próteses.

Complicações que afetam a gengiva

Complicações que afetam a gengiva

A gengiva saudável pode ser afetada por algumas complicações que a fazem deixar de ser uma gengiva saudável.

Dessa maneira, elas são responsáveis por afetar a saúde gengival, portanto, é importante saber mais a respeito das condições que podem afetar a saúde das gengivas.

Sendo assim, confira mais a respeito das complicações que afetam a gengiva:

Gengivite

A gengivite consiste na inflamação da gengiva, ela é uma doença gengival e pode causar vermelhidão, inchaço e sangramento da gengiva, especialmente durante a higienização.

Ela costuma ser causada pelo acúmulo de placa bacteriana, que é um biofilme de bactérias que se desenvolvem em torno dos dentes.

Essas bactérias podem acabar irritando a gengiva, o que pode fazer com que apareça uma inflamação no tecido gengival.

Além disso, a gengivite pode fazer com que os espaços entre a gengiva e os dentes aumentem, criando a possibilidade de surgirem novos problemas como periodontite e sensibilidade dentária.

Outro ponto que contribui para o surgimento da gengivite é o consumo de cigarros, pois ele acaba deixando a gengiva mais vulnerável a infecções.

O tratamento da gengivite é feito por meio de um dentista de forma simples e rápida, o que demonstra ainda mais a importância de se consultar com um dentista.

Periodontite

A periodontite é uma infecção bacteriana do periodonto, que consiste em todos os tecidos responsáveis pela sustentação dos dentes.

Ela é a evolução da gengivite e portanto é uma complicação ainda mais grave que a gengivite.

Ela é uma condição irreversível e pode causar a perda permanente dos dentes, portanto é muito importante procurar o atendimento apropriado.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por auxiliar o paciente a manter sua gengiva saudável.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Confira como é uma gengiva saudável e o que pode afetá-la publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário