Confira mais sobre a bolinha branca na garganta

A bolinha branca na garganta é um tipo de sintoma que em grande parte das vezes remete aos cáseos amigdalianos.

Sendo assim, confira mais a respeito da bolinha branca na garganta:

o que são bolinhas brancas na garganta

O que são bolinhas brancas na garganta?

A bolinha branca na garganta na maioria das vezes é um indício de que o paciente está com cáseos amigdalianos.

Os cáseos amigdalianos são pequenas estruturas que aparecem sobre as amígdalas. Elas consistem em um acúmulo de placa bacteriana, composta também por microrganismos, restos de alimentos e saliva.

Geralmente eles possuem uma tonalidade entre um tom amarelado e um tom esbranquiçado e podem surgir em qualquer uma das amígdalas.

Os cáseos não possuem um tamanho padrão, mas geralmente são bem pequenos e em grande parte das vezes possui um odor forte e tendem a se desprender das amígdalas quando o paciente tosse ou espirra.

Quais são os sintomas?

O cáseo amigdaliano tem como seu principal sintoma a formação de algumas bolinhas brancas na garganta. Além delas, também podem surgir sintomas como:

  • Halitose;
  • Dor de garganta e ao engolir;
  • Inchaço das amígdalas;
  • Dor de ouvido;
  • Gosto ruim na boca;
  • Ronco;
  • Sensação de algo preso na garganta;
  • Tosse;
  • Garganta infeccionada ou inflamada.

Desse modo, ao notar esses sintomas é importante procurar um profissional para que ele possa lhe indicar a causa e qual a melhor maneira de tratar a bolinha branca na garganta.

O que causa bolinha branca na garganta?

A bolinha branca na garganta do cáseo amigdaliano geralmente ocorre devido ao acúmulo de restos de alimentos nas amígdalas, o que contribui para a proliferação de microrganismos que leva à inflamação da amígdala e a formação do cáseo.

Sendo assim, os fatores que podem aumentar a chance de se formarem os cáseos amigdalianos são a má higiene, xerostomia e alergias do sistema respiratório, como rinite e sinusite.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da bolinha branca na garganta geralmente é feito através de uma simples avaliação das amígdalas. Isso se deve ao fato de os cáseos serem facilmente visíveis.

Porém, em alguns raros casos, o profissional pode pedir que o paciente realize alguns exames de imagem para descartar a probabilidade de outros problemas.

como acabar com as bolinhas brancas na garganta

Como acabar com as bolinhas brancas na garganta?

Na grande maioria das vezes, a bolinha branca na garganta gerada pelos cáseos amigdalianos não exige um tratamento específico.

Isso se deve ao fato de que na grande maioria das vezes elas se desprendem sozinhas, porém, em alguns casos onde há muito incômodo pode ser necessário realizar algum tipo de intervenção para removê-las.

Sendo assim, os métodos de tratamento são:

Gargarejar água com sal ou enxaguante bucal

Para realizar o gargarejo com água morna e sal, deve-se dissolver uma colher de sopa de sal em um copo com água morna e gargarejar por alguns segundos, isso deve ser no máximo 3 vezes ao dia.

Caso o paciente não queria utilizar água morna com sal, ele também pode utilizar um enxaguante bucal sem álcool. O gargarejo deve ser realizado por alguns segundos até 3 vezes ao dia.

Porém, caso não apareça nenhuma melhora após um período de 5 dias, é recomendado procurar um profissional para avaliar melhor a situação.

Removê-los com um cotonete

Os cáseos amigdalianos também podem ser removidos através do uso de um cotonete, que deve ser pressionado levemente na região das amígdalas a fim de removê-los.

É importante lembrar de não utilizar muita força para não acabar lesionando as amígdalas. Além disso, não é recomendado utilizar essa técnica em crianças.

Cirurgia

A cirurgia só é utilizada como último recurso, quando não é possível tratar os cáseos através dos tratamentos caseiros e exista a presença de casos recorrentes de amigdalite.

Dessa maneira, a cirurgia realizada é chamada amigdalectomia, que consiste na remoção das duas amígdalas do paciente.

Durante o pós-operatório é comum que surjam complicações como dor de garganta ou de ouvido que persistem por dias.

Outra possibilidade é a utilização do laser para fechar as cavidades das amígdalas, o que contribui para remoção das cavidades nas amígdalas, o que por sua vez contribui para  que os cáseos não se tornem um problema recorrente. 

Como prevenir os cáseos amigdalianos?

É normal o aparecimento da bolinha branca na garganta por conta dos cáseos em pessoas que possuem predisposição a possuí-lo.

Porém, apesar de ser comum, ainda é possível prevenir seu surgimento. A prevenção é feita através de uma boa higiene bucal.

Sendo assim, é recomendado escovar os dentes logo após as refeições e também utilizar o fio dental, e caso o paciente deseje uma limpeza mais completa pode-se utilizar o enxaguante bucal.

Também é recomendado evitar o consumo de cigarros e é recomendado beber bastante água no decorrer do dia.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o paciente possa investigar a causa da bolinha branca na garganta e tratá-la.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Confira mais sobre a bolinha branca na garganta publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário