Confira nesse artigo como é feito o implante dentário

Você sabe como é feito o implante dentário?

Nesse artigo falaremos mais a respeito do que é e como é feito o implante dentário. Além disso, também falaremos a respeito dos cuidados que devemos ter após o procedimento.

Sendo assim, continue acompanhando o artigo a seguir para conhecer o passo a passo de como é feito o implante dentário:

o que é implante dentário

O que é implante dentário?

O implante dentário é uma estrutura semelhante a um pino que é fixada no osso periodontal do paciente. Sua principal função é servir de suporte para as próteses que serão instaladas sobre eles, ou seja, ele funciona como uma espécie de raiz artificial para as próteses, oferecendo maior estabilidade e fixação a elas.

As próteses fixadas sobre o implante dentário são chamadas de próteses sobre implante e podem ser tanto fixas quanto móveis.

Além disso, as próteses fixas sobre implante podem ser utilizadas para substituir um ou mais dentes perdidos do paciente.

Para que o paciente possa instalar o implante dentário é importante atentar-se a alguns requisitos, sendo assim, é necessário que o paciente possua uma gengiva saudável e o volume ósseo necessário para realizar a instalação dos implantes.

Caso o paciente não os possua, é necessário corrigir os fatos que impedem a instalação primeiro, seja por meio do tratamento das complicações gengivais ou por meio da realização do enxerto ósseo.

O que leva o paciente a fazer um implante dentário?

O implante dentário é utilizado quando o paciente perdeu um ou alguns de seus dentes para repô-los e reganhar a funcionalidade que era exercida por eles.

Além da reposição dos dentes, o implante dentário também confere ao paciente algumas vantagens, tais como:

  • Melhora a mastigação;
  • Protege o periodonto;
  • Oferece maior estabilidade para a prótese;
  • Contribui para a fala do paciente, visto que ela auxilia o paciente a falar certos fonemas que são dependentes dos dentes;
  • Oferece mais conforto para o paciente na hora de dialogar e mastigar;
  • Melhora a estética do sorriso graças a oportunidade de repor os dentes perdidos do paciente.

Desse modo, com os implantes dentários, além de devolver a estética e a funcionalidade da boca, também contribui para a proteção dos tecidos periodontais, tais como a gengiva e os ossos do periodonto.

Os implantes também garantem que a pressão exercida pela prótese dentária seja dividida de forma igual em todos os pontos de apoio da prótese.

Sendo assim, ele garante que o paciente não sofra de danos causados pela má distribuição da pressão da prótese. Confira aqui qual o valor do implante dentário.

como é feito implante dentário

Como é feito o implante dentário?

O implante dentário é fixado através de um procedimento cirúrgico, portanto ele possui suas fases pré-operatória, o procedimento em si e o pós-operatório.

Sendo assim, para que o procedimento ocorra sem complicações é importante que o paciente realize todos os passos da maneira correta. Portanto, confira como o procedimento é realizado:

Pré-operatório

Essa fase diz respeito a todo o procedimento que é realizado antes da cirurgia, portanto ele consiste majoritariamente em exames.

Dessa maneira, quando o paciente deseja realizar a colocação dos implantes é necessário realizar alguns exames para verificar o estado de saúde das gengivas, o volume ósseo do paciente ou outras complicações de saúde que possam interferir na realização da cirurgia.

A realização desses exames é extremamente importante pois é por meio deles que o dentista confirma se há a necessidade de realizar algum tipo de tratamento prévio.

Sendo assim, caso exista a necessidade de corrigir algum problema previamente o dentista irá tratá-los, se possível, para prosseguir para a próxima etapa.

Além disso, geralmente o dentista recomenda que o paciente tome alguns medicamentos antes de realizar o procedimento, tais como antibióticos e analgésicos.

Operatório

O procedimento para a fixação do implante é realizado da seguinte forma, primeiramente é aplicado a anestesia para realizar o procedimento, em seguida realiza-se uma incisão na gengiva para conceder acesso ao osso periodontal.

A seguir, é feita a perfuração do osso e fixação do pino do implante. Para finalizar o procedimento é feito a sutura da gengiva.

Após o término do procedimento, é necessário aguardar a osseointegração para a instalação da prótese sobre o implante.

Pós-operatório

O pós-operatório é uma parte extremamente importante do procedimento, pois é por meio dos cuidados após o procedimento que é possível evitar o surgimento de complicações, tais como infecções, rejeições e inflamações.

Sendo assim, após o processo de instalação do implante dentário, é altamente recomendado que o paciente tome as medicações do modo como foi receitado. Além disso, é recomendado que o paciente utilize compressas frias para reduzir o inchaço e a dor.

Após o procedimento também é recomendado que o paciente evite:

  • Mastigar do lado onde foi feita a operação;
  • Consumir álcool ou cigarros;
  • Ingerir bebidas e alimentos quentes ou ácidos;
  • Consumir alimentos duros ou que sejam difíceis de se mastigar.

Também é recomendado que o paciente tenha cuidado na hora de realizar a higienização bucal para não ferir o local operado. Portanto, visando evitar que isso aconteça o dentista passa algumas dicas a respeito do cuidado que se deve ter na hora de higienizar a boca.

Como obter descontos para colocar o implante dentário?

Para se obter o melhor valor do implante dentário é necessário realizar uma pesquisa de mercado a respeito dos valores das clínicas de sua região.

Porém, também é importante levar em consideração a estrutura da clínica em questão e se ela possui profissionais experientes na área da implantodontia para atendê-lo.

Além disso, é possível obter descontos na hora de realizar seu implante dentário através de um plano odontológico.

Sendo assim, a DentalVidas possui diversos tipos de planos capazes de atender a sua necessidade e de sua família.

Desse modo, a DentalVidas não só garante descontos na hora de realizar procedimentos odontológicos, mas também garante atendimentos de urgência para quando precisar.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Veja aqui qual o plano odontológico DentalVidas mais combina com você!

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Confira nesse artigo como é feito o implante dentário publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário