Confira o que é prótese dentária móvel e os principais tipos

A prótese dentária móvel é um tipo de prótese dentária que pode ser removida pelo paciente a qualquer momento. Sendo assim, ela é uma alternativa disponível para os pacientes que desejam repor os dentes, mas não querem utilizar uma dentadura fixa.

Sendo assim, confira mais a respeito da prótese dentária móvel no artigo abaixo:

O que é prótese dentária móvel?

A prótese dentária móvel se baseia em um tipo de prótese que é utilizada para repor todos ou alguns dentes faltosos e que possui a vantagem de poder ser removida a qualquer momento pelo próprio paciente.

Geralmente elas utilizam a própria gengiva do paciente como forma de se manterem fixadas, porém em alguns casos essa fixação pode ser feita por meio de grampos presos aos dentes.

Tipos de prótese dentária móvel

Assim como a prótese fixa, a prótese dentária móvel também possui vários modelos, o que permite ao paciente escolher qual dos modelos mais o agrada e assim utilizar o modelo que mais o agrada.

Porém é importante lembrar que o profissional é responsável por avaliar e indicar quais são os melhores modelos para o paciente, sendo assim, é importante ouvir a opinião dele.

ponte movel dentaria

Ponte móvel dentária

A ponte móvel é um tipo de prótese dentária móvel parcial, ou seja, ela é utilizada para substituir apenas alguns dentes perdidos do paciente.

Ela consiste em um dispositivo que substitui os dentes perdidos do paciente, porém, ela exige que ainda existam dentes remanescentes para que o paciente possa utilizá-la.

Os dentes remanescentes servem como maneira de fixar os grampos, que são estruturas presas aos dentes para manter a prótese fixa na boca do paciente.

Esses grampos podem ser:

Metálicos, que são a versão convencional e apresentam um pequeno comprometimento da estética do sorriso, o que se deve ao fato de o metal dos grampos contrastam com a tonalidade dos dentes;

Estéticos, os grampos estéticos são a versão dos grampos pensadas visando promover ao paciente uma prótese mais agradável esteticamente. Isso se deve ao fato de que os grampos estéticos são confeccionados de acrílico, o que faz com que sejam translúcidos e não interfiram na estética do sorriso.

A ponte móvel em si pode ser confeccionada de duas maneiras diferentes:

A convencional, que se baseia em uma estrutura confeccionada de acrílico sobre uma estrutura metálica. Sendo assim, algumas vezes ela pode acabar comprometendo a estética do sorriso do paciente por aparecer as partes metálicas.

A flexível, a ponte móvel flexível é aquela confeccionada de silicone sobre estrutura de acrílico. Ela é utilizada em conjunto dos grampos estéticos para garantir uma aparência ainda mais agradável.

Sendo assim, quando for recomendado ao paciente utilizar a ponte móvel, ele pode escolher qual desses modelos ele irá preferir.

protese total removivel

Prótese total removível

A prótese total removível, popularmente conhecida como dentadura, é o tipo de prótese dentária mais conhecida atualmente.

Isso se deve ao fato de que antigamente ela era o tipo de prótese dentária mais utilizado por pessoas edentadas. Apesar de que com o passar do tempo tenham surgido novas próteses, ela ainda continua sendo bastante utilizada.

Ela consiste em uma prótese que utiliza dentes e gengivas artificiais para substituir os dentes faltosos do paciente.

Atualmente, existem diferentes modelos de prótese dentária móvel total, que são:

Dentadura convencional, é o tipo de prótese móvel mais utilizada na atualidade. Ela consiste em um modelo de dentadura confeccionada de acrílico.

Dentadura de silicone, é uma prótese móvel confeccionada de silicone, o que garante que ela seja flexível. Apesar de sua flexibilidade garantir que ela não cause feridas na gengiva dos pacientes, ela possui um período de adaptação mais demorado que as demais próteses.

Dentadura caracterizada, é um tipo especial de dentadura que também é confeccionada de acrílico. Porém, ela possui o diferencial de a parte de sua gengiva ser feita de modo que se assemelhe a gengiva natural do paciente. Isso se deve ao fato de a gengiva artificial da prótese ser customizada com veias e afins de modo que fique mais parecida com a gengiva natural.

overdenture

Overdenture

A overdenture é um tipo de prótese dentária móvel que utiliza um sistema que é fixado sobre implantes para fornecer sua fixação.

Ela é um tipo de prótese total, portanto serve para repor todos os dentes faltosos de uma arcada dentária. Geralmente os implantes são utilizados em próteses fixas, porém, esse não é o caso na prótese overdenture.

Nesse modelo de prótese, os implantes servem como forma de fixar o sistema de suporte dessa prótese. O sistema de fixação da overdenture pode ser:

Barra-clip, que consiste em um dispositivo composto por barras horizontais que ficam fixadas nos implantes e um clipe plástico que fica fixado na prótese e sua fixação se dá por meio do encaixe entre o clipe plástico e a barra metálica.

O’ring, o sistema O’ring consiste em um encaixe composto por pinos e um furo com um anel de vedação. Desse modo, sua sustentação é feita pelo encaixe dos pinos nos furos com o anel O’ring.

Apesar de a overdenture ser uma prótese dentária móvel, o fato de ser fixada sobre implantes garante que ela ofereça maior estabilidade ao paciente na hora de se alimentar e conversar.

O que significa que o paciente não precisa ficar se preocupando se sua prótese irá soltar ou não, além de que durante a mastigação ela proporciona um maior conforto ao paciente.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente garantem que o dentista possa avaliar a dentição do paciente e prever as perdas dentárias.

Desse modo, é possível preparar-se previamente para a perda dentária e já iniciar preparar-se para utilizar uma prótese dentária móvel ou fixa.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Confira o que é prótese dentária móvel e os principais tipos publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário