Confira o que é uma emergência odontológica e como agir

A manutenção da saúde bucal é tão importante quanto a manutenção da saúde do restante do corpo, sendo assim, do mesmo modo que existe a emergência hospitalar também há a emergência odontológica.

Portanto, fizemos esse artigo com o objetivo de fornecer maiores informações a respeito da emergência odontológica. Confira:

O que é emergência odontológica?

A emergência odontológica é caracterizada por situações que causam dor, desconfortos ou sofrimentos derivados de problemas odontológicos.

Logo, ela consiste em quaisquer problemas que sejam uma ameaça para o bem-estar ou saúde bucal do paciente.

Qual a diferença entre urgência e emergência odontológica?

Apesar de geralmente serem utilizadas com a mesma finalidade, urgência e emergência odontológica possuem significados diferentes.

Sendo assim, a emergência odontológica diz respeito a alguma situação que represente uma ameaça imediata para a saúde bucal e bem-estar do paciente, enquanto a urgência refere-se a situações que podem vir a se tornar uma ameaça futuramente.

Portanto, a emergência odontológica diz respeito a complicações que causem desconforto ou dor na gengiva, nos dentes, nas bochechas ou na língua, ou seja, problemas que exigem tratamento imediato.

Esse tratamento por sua vez deve ser realizado de forma rápida, a fim de amenizar ou aliviar os incômodos sofridos pelo paciente.

o que é considerado uma emergência odontológica

O que é considerado uma emergência odontológica?

A emergência odontológica pode ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento, seja ela derivada de um acidente ou não.

Desse modo, é importante saber identificá-las e caso você identifique algum caso de emergência odontológica, deve-se procurar atendimento o mais rápido possível para resolver o problema.

São alguns exemplos de emergência odontológica as seguintes situações:

  • Fraturas dentárias ou na mandíbula;
  • Dor de dente ou na gengiva;
  • Traumas dentários que afetem a fixação dos dentes;
  • Abscessos na gengiva ou no dente;
  • Deslocamento ou perda de coroas dentárias ou do próprio dente em si;
  • Traumas em quaisquer regiões da boca.

Como agir em caso de emergência odontológica?

Em casos de emergência odontológica o mais importante é manter a calma e analisar a situação para fazer uma avaliação o mais completa possível.

Após feita a análise, existem algumas ações que podem ser tomadas até o atendimento em uma clínica com um profissional. Sendo assim, confira como agir em certos casos:

Objetos ou alimentos presos nos dentes

Caso algum alimento ou objeto fique preso entre os seus dentes, você pode tentar removê-lo com o uso de um fio dental.

Porém, caso não seja possível removê-lo dessa forma, não tente utilizar objetos pontiagudos para tentar retirá-los, pois isso pode acabar agravando a situação visto que ele pode acabar causando feridas.

Queda de dentes permanentes

Em caso de queda dentária, é recomendado armazenar o dente em uma vasilha pequena ou envolvê-lo com um pano ou um guardanapo e logo em seguida procurar atendimento.

Porém, até chegar ao atendimento existem algumas orientações a serem seguidas, são elas:

  • Faça uma compressa fria e aplique por fora da bochecha sobre a região perdida do dente. Essa ação é recomendada devido ao fato de que a compressa fria contribui para a redução do calibre dos vasos sanguíneos reduzindo o sangramento e a dor local;
  • Em caso de sangramento, pressione o local com um pano limpo;
  • Não aplique pomadas, cremes ou tome medicamentos antes de chegar ao atendimento.
  • Mantenha a calma.

Em caso de perda de coroa dentária, é recomendado realizar os mesmos passos, dando uma atenção especial a armazenar a coroa dentária em um local onde ela não será danificada.

Fraturas dentárias

Em casos de fraturas dentárias, é recomendado realizar um enxágue com água morna de forma suave na região da fratura e em seguida buscar o atendimento para sua emergência o mais rápido possível.

Algumas fraturas dentárias podem exigir a necessidade da realização de um tratamento de canal, porém isso varia de caso para caso.

Portanto, daí vem a importância de procurar o atendimento odontológico o mais rápido possível, pois o atendimento imediato pode reduzir as chances da necessidade de um tratamento de canal.

Como um plano odontológico pode auxiliá-lo em casos de emergência odontológica?

Em casos de emergência odontológica, o paciente deve buscar atendimento em uma clínica o mais rápido possível.

Porém, caso ele possua um plano odontológico, é recomendado procurar uma clínica credenciada pelo plano, pois os planos odontológicos cobrem todos os tipos de atendimentos de urgência e emergência odontológica.

Sendo assim, a DentalVidas consegue proporcionar mais conforto em seus atendimentos, além de cobrir qualquer atendimento emergencial ou de urgência.

Contanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Confira o que é uma emergência odontológica e como agir publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário