Confira quais são os principais tipos de implante dentário

Atualmente existem alguns tipos de implante dentário que podem variar tanto o modelo quanto o material de confecção.

Sendo assim, confira quais são os principais tipos de implante dentário:

O que é implante dentário?

O implante dentário é um dispositivo que possui o formato de um pino e é fixado no osso de sustentação dos dentes do paciente.

Ele possui a função de atuar como uma raiz de dente artificial para futuras próteses que possam ser instaladas sobre eles.

Sendo assim, os implantes dentários são um acessório que é fixado no osso periodontal e possuem a função de atuar como fixação das próteses.

Sua instalação é feita através de um procedimento cirúrgico no qual é necessário que o paciente possua um determinado volume ósseo e não tenha complicações de saúde bucal.

O procedimento é feito sob anestesia, mas ainda assim pode gerar dúvidas se é um processo doloroso. Portanto, confira se o implante dentário dói.

Quais são os tipos de implante dentário?

Com o avanço da odontologia, foram surgindo novos tipos de implante dentário, o que ofereceu aos pacientes uma maior variedade de modelos.

Sendo assim, confira quais são os principais tipos de implante dentário existentes atualmente:

implante endosteal

Implante endosteal

Os implantes endosteais são o tipo mais comum de implante dentário, eles consistem no implante dentário que possui o formato semelhante a um pino e é fixado no osso periodontal.

Sendo assim, ele é o implante que vemos comumente nas imagens de implante dentário.

implante subperiosteal

Implante subperiosteal

Os implantes subperiosteais, também chamados de justa ósseos, consistem em implantes que possuíam uma espécie de armação.

Essa armação fica em contato com o osso, mas sem perfurá-lo. Desse modo os implante subperiosteais eram implantes que ficavam sob a gengiva e sobre os ossos periodontais.

Porém, esse tipo de implante não é mais utilizado nos dias de hoje, o que aconteceu devido ao fato desse implante não se adaptar bem a arcada dentária superior.

Portanto, apesar de ter sido um sucesso na arcada inferior, o número de problemas derivados da sua utilização na arcada superior fez com que seu uso fosse descontinuado.

implante zigomático

Implante zigomático

O implante zigomático consiste em um tipo de implante que possui o comprimento maior que o convencional, geralmente 3 ou 4 vezes maior que o endosteal.

Desse modo, ele é um implante que é fixado no osso zigomático, também conhecido como maçã do rosto.

Isso garante que ele seja uma ótima opção para pacientes que desejam utilizar próteses fixas sobre implante, mas não possuem volume ósseo necessário e não desejam fazer a cirurgia de enxerto ósseo.

Quais são as próteses que utilizam implante em sua fixação?

O implante dentário é utilizado como método de fixação de alguns tipos de prótese dentária, sendo assim, confira quais são as próteses dentárias fixadas sobre implante:

Ponte fixa

A ponte fixa consiste em uma prótese desenvolvida para pacientes que perderam alguns dentes adjacentes.

Ela possui dentes chamados de dentes pilares, que são responsáveis por sustentar a prótese, eles podem ser posicionados sobre implantes dentários ou sobre algum dente remanescente do paciente.

Além dos dentes pilares, também existem os dentes que ficam entre os pilares e são responsáveis por preencher o espaço entre os dentes pilares.

Coroa dentária

A coroa dentária, também chamada de prótese unitária fixa, consiste em uma prótese cujo objetivo é repor um único dente perdido da boca do paciente.

Ela geralmente é posicionada sobre um implante dentário e pode ser confeccionada utilizando diferentes materiais, sendo eles:

  • Metal, possui uma ótima resistência e durabilidade, porém deixa a desejar no quesito estético;
  • Resina, tem uma ótima estética e um ótimo preço, porém sua durabilidade e resistência deixam a desejar;
  • Porcelana, possui uma boa estética, resistência e durabilidade, porém seu custo costuma ser mais elevado que as demais.

Overdenture

A overdenture é um tipo de prótese total que é fixada sobre implantes, porém não é posicionada diretamente sobre os implantes.

Os implantes servem como forma de fixar seu sistema de fixação, que podem ser os sistemas:

  • O’Ring, se trata de um sistema de fixação que conta com pequenas esferas posicionais sobre os implantes e pequenos orifícios com O’Rings na prótese. Sua fixação ocorre por meio do encaixe essas duas estruturas;
  • Barra-clip, é um sistema que utiliza barras que ficam fixadas nos implantes e pequenos clips que ficam presos à prótese, portanto sua fixação é feita através do encaixe dos clips nas barras.

Protocolo

A prótese protocolo é um tipo de prótese total fixa sobre implantes. Por se tratar de uma prótese fixa, ela é diretamente parafusada sobre os implantes dentários.

Isso garante que essa prótese ofereça ao paciente uma estabilidade sem igual durante a mastigação ou a fala.

Como obter descontos para colocar o implante dentário?

Para se obter o melhor valor do implante dentário é necessário realizar uma pesquisa de mercado a respeito dos valores das clínicas de sua região.

Porém, também é importante levar em consideração a estrutura da clínica em questão e se ela possui profissionais experientes na área da implantodontia para atendê-lo.

Além disso, é possível obter descontos na hora de realizar seu implante dentário através de um plano odontológico.

Sendo assim, a DentalVidas possui diversos tipos de planos capazes de atender a sua necessidade e de sua família.

Desse modo, a DentalVidas não só garante descontos na hora de realizar procedimentos odontológicos, mas também garante atendimentos de urgência para quando precisar.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Veja aqui qual o plano odontológico DentalVidas mais combina com você!

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Confira quais são os principais tipos de implante dentário publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário