Conheça a contenção transparente, vantagens, tempo de uso preço e cuidados

A contenção transparente é um tipo de contenção que é utilizado após o término do tratamento ortodôntico para manter os dentes no lugar.

Ela foi criada visando atender a demanda por um modelo esteticamente mais agradável que a convencional.

Conheça mais sobre esse tipo de aparelho, bem como seu tempo de uso, algumas recomendações e seu preço.

O que é o aparelho de contenção?

O aparelho de contenção é utilizado após o término do tratamento odontológico para evitar que eles retornem à posição inicial e desperdicem todo o tratamento.

Existem diferentes tipos de contenção atualmente, os convencionais e os estéticos, cada um com suas características. Desse modo, os principais modelos de contenção são:

placa hawley

Contenção tradicional (Placa hawley)

Esse é o modelo convencional da contenção. Ele é constituído por uma placa de acrílico que é posicionada no palato e um fio metálico acoplado à placa que passa na frente dos dentes.

Dessa maneira o fio metálico pode exercer a força necessária para manter os dentes alinhados e impedir o seu deslocamento.

Normalmente ao usar essa contenção o paciente precisa retornar algumas vezes ao dentista para fazer alguns pequenos ajustes no aparelho.

Ela é um dos modelos mais em conta e mais utilizados de contenção atualmente.

Contenção tradicional estética (Placa hawley estética)

Ela relembra a placa hawley clássica, porém com algumas diferenças em sua confecção.

Assim como a original, ela também possui a placa de acrílico localizada no céu da boca, mas o fio que passa na frente dos dentes é feito de acrílico, pois desse modo ele garante que não haja prejuízo ao sorriso do paciente.

aparelho móvel transparente

Aparelho móvel transparente

A contenção transparente tem como objetivo ser um modelo mais discreto que a tradicional. Seu formato lembra o aparelho invisalign, por ser uma placa de acetato transparente que envolve os dentes.

Essa contenção possui o formato exato dos dentes, desse modo ela consegue se manter presa devido ao vácuo, que é gerado durante seu encaixe.

Porém, o fato de ser feita de acrílico e ser moldada para encaixar perfeitamente nos dentes faz com que não seja possível realizar ajustes nela.

Ela é uma ótima indicação aos que procuram um modelo mais discreto ou possuem dificuldade em se adaptar ao modelo que cobre o céu da boca com acrílico.

Contenção fixa

Todos os modelos citados acima são removíveis, desse modo a maior diferença dessa contenção é o fato de ser fixa.

Ela é um modelo composto por um único fio metálico, que pode ser reto ou ondulado, e fica fixado na parte de trás dos dentes.

Portanto ela é completamente “invisível”, tornando-a um dos modelos mais agradáveis esteticamente.

Contudo, por ser fixa, ela não pode ser retirada para a limpeza, o que pode acabar gerando o acúmulo de placa e dificultando o uso do fio dental.

Quando é usada?

O tratamento ortodôntico com aparelhos é utilizado para corrigir o desalinhamento dentário e problemas de má-oclusão.

Que normalmente são causados devido a genética, hábitos parafuncionais e também podem ser causados pelo uso de chupetas.

Após o alinhamento dos dentes, eles têm a tendência natural de retornar a sua posição original.

Porém, o retorno dos dentes faria com que o tratamento fosse desperdiçado. Portanto, para evitar que isso ocorra, utiliza-se a contenção transparente.

Ela exerce a função de garantir que os dentes permaneçam alinhados mesmo após a remoção do aparelho utilizado no tratamento.

Tempo de uso

O tratamento para o alinhamento dentário normalmente tem a duração média de 2 anos, podendo variar para mais ou para menos.

Porém, diferentemente do aparelho convencional, o uso da contenção é diferente de pessoa para pessoa.

Sendo que a contenção transparente geralmente é utilizada por um período de até 2 anos e a contenção fixa pode ser necessária durante toda a vida do paciente.

O tempo de uso recomendado da contenção móvel varia para cada caso, mas normalmente gira em torno de 2 anos.

Recomendações

Assim como todo aparelho ortodôntico, a contenção transparente também exige alguns cuidados para que não haja complicações durante seu uso. São eles:

  • Retirar a contenção transparente para a alimentação e colocá-la de novo somente após a higienização dos dentes;
  • Guarde a contenção na própria caixinha dela;
  • Não deixe ela exposta a luz solar;
  • Na hora de guardá-la, sempre garanta que ela esteja completamente seca;
  • Não utilize água quente para limpá-la, pois pode danificar sua estrutura;
  • Para efetuar a limpeza da contenção transparente, utilize uma escova de dentes sem creme dental;
  • É importante utilizá-la durante a noite, pois é o período com maior horas de uso contínuas;
  • Deixe-a de molho em enxaguante bucal 1 vez por semana por pelo menos 30 minutos para complementar sua limpeza.

aparelho móvel transparente preço

Preço do aparelho móvel transparente

O aparelho de contenção transparente pode variar de acordo com o local, dentista e clínica escolhidos. Desse modo, seu preço pode ser um pouco incerto.

Porém, levando em consideração que a contenção tradicional costuma ter o preço médio de R$ 750 (setecentos e cinquenta reais), o valor da contenção transparente não é muito diferente disso.

Qual a vantagem de escolher a contenção transparente?

O maior benefício em se usar qualquer contenção é manter os dentes alinhados após o término do tratamento ortodôntico.

Porém, além do motivo principal de seu uso, o aparelho de contenção possui variantes estéticas, feitas para atender a demanda por um pós-tratamento mais discreto.

Sendo assim, a contenção transparente possui a vantagem de ser menos chamativa, proporcionando ao paciente uma maneira de fugir do fio metálico que passa na frente dos dentes.

Além disso, a contenção transparente de acetato também tem como vantagem o fato de não cobrir o céu da boca, garantindo mais conforto ao paciente.

Desse modo, a contenção transparente tem como maior vantagem a estética e conforto superiores.

O que acontece quando não utilizamos a contenção móvel transparente?

Inicialmente ela pode parecer apenas um enfeite que usamos após terminarmos o processo de alinhamento dentário.

Porém, ela não é apenas um enfeite. A contenção transparente é responsável por garantir que não haja o desalinhamento dos dentes causado pela tentativa deles de voltarem ao lugar de origem.

Dessa forma ela é utilizada como forma de garantir que o tempo e dinheiro investidos no alinhamento dental não sejam desperdiçados.

contenção movel transparente

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que a saúde bucal seja mantida e para que problemas ortodônticos sejam detectados e tratados desde o início.

Em meio ao uso da contenção, diante a algum tipo de desconforto e na percepção de algum problema quanto ao crescimento e desenvolvimento do dente, não hesite em contatar o odontologista.

É pelas visitas regulares ao consultório odontológico que o dentista consegue avaliar a situação da zona bucal do paciente e encaminhá-lo para o melhor tratamento e a adoção de bons hábitos quanto a higienização e alimentação.

Tratamentos regulares como a profilaxia (limpeza profissional) também devem estar em dia para que os benefícios desses cuidados sejam percebidos.

As visitas regulares devem ser feitas ao menos 2 vezes no ano (de 6 em 6 meses), mas para quem usa contenção móvel, inicialmente o indicado é a ida ao consultório uma vez por mês, logo após a frequência passa a ser semestral.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Conheça a contenção transparente, vantagens, tempo de uso preço e cuidados publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário