Contenção móvel: o que é, para que serve e como cuidar dela

O aparelho de contenção móvel é um tipo de aparelho que costuma ser utilizado após o término do tratamento com o aparelho fixo.

Dessa forma, ele é utilizado para manter os resultados do tratamento com o aparelho fixo, pois após sua remoção, os dentes tendem a retornar para o local de origem, o que pode acabar resultando em apinhamentos dentários.

Confira mais a respeito da contenção móvel no artigo abaixo:

O que é contenção móvel?

A contenção móvel é um tipo de aparelho móvel que é utilizado após o tratamento com aparelhos fixos para evitar que os dentes se movam após o término do tratamento.

Esse aparelho se parece com o aparelho móvel, porém o motivo de suas utilizações são diferentes, visto que a contenção é utilizada apenas para manter os dentes no lugar.

O aparelho de contenção móvel, diferentemente da contenção fixa, possui como sua principal característica o fato de ser removível.

Geralmente ela é utilizada constantemente, sendo removida apenas para se alimentar e higienizar os dentes.

Desse modo, a eficiência do tratamento irá depender do paciente utilizá-la da maneira correta, visto que por ser removível, o paciente é quem controla sua utilização.

O fato de ser removível também garante que a higienização tanto do aparelho quanto dos dentes seja efetuada de maneira correta.

Além disso, existem diferentes modelos de contenções móveis que são:

  • Contenção móvel convencional, que é composta por uma parte de acrílico que fica posicionada atrás dos dentes e um fio metálico que atravessa na frente dos dentes;
  • Contenção móvel estética, a contenção estética possui dois modelos diferentes no qual consiste em uma placa de acrílico que possui o formato dos dentes, sendo assim ela se assemelha a um alinhador invisível.

Já o outro modelo de contenção estética se assemelha a contenção móvel convencional, porém parte do fio metálico é substituída por acrílico para se camuflar entre os dentes promovendo uma estética mais agradável.

para que serve o aparelho de contenção móvel

Para que serve o aparelho de contenção móvel?

O aparelho fixo convencional é responsável por realizar movimentações ortodônticas fazendo com que os dentes saiam de suas posições naturais.

Sendo assim, durante a utilização do aparelho ele exerce a pressão necessária para movimentar os dentes e evitar que eles retornem para o local de origem.

Logo, como ao final do tratamento o aparelho fixo é removido, não há mais nenhuma pressão sendo exercida sobre os dentes para garantir que eles permaneçam no local.

Sendo assim, eles tendem a retornar ao local de origem, portanto é aí que entram os aparelhos de contenção. Tanto a contenção fixa quanto a contenção móvel possuem o objetivo de garantir que os dentes não retornem ao local de origem.

Essa contenção dos dentes é importante para garantir que eles não causem o apinhamento ao tentar retornar ao seu local de origem nem desperdicem todo o trabalho do aparelho fixo.

Por isso eles são uma parte fundamental do tratamento odontológico com o aparelho fixo, pois sem eles os dentes retornariam ao local de origem e desperdiçariam todo o trabalho realizado.

No caso da contenção móvel é fundamental que o paciente seja disciplinado para utilizar a contenção pelo período indicado pelo profissional.

Por quanto tempo ele deve ser utilizado?

O tempo de uso do aparelho de contenção é variável, ou seja, depende do tempo que o paciente utilizou o aparelho e também se é a contenção móvel ou fixa.

Sendo assim, o tempo de uso da contenção fixa costuma ser durante o restante da vida do paciente. Porém, devido ao fato de ser uma contenção fixa e ficar atrás dos dentes sua presença quase não é percebida.

Já a contenção móvel, seu tempo de uso varia de acordo com o tempo de uso do aparelho convencional. Sendo assim, o tempo de uso dela deve ser igual ao tempo de uso do aparelho convencional.

Qual a diferença entre o aparelho móvel e a contenção móvel?

O aparelho de contenção móvel é um aparelho que possui somente uma função, que é manter os dentes no lugar após o término do tratamento com aparelhos fixos.

Portanto, ele é utilizado apenas após a finalização do tratamento com o aparelho fixo e seu tempo de uso varia de acordo com o uso do aparelho fixo.

Já o aparelho móvel pode possuir várias outras funções de acordo com seu modelo, de modo que cada um seja utilizado por um tempo diferente.

O que acontece caso o aparelho móvel de contenção não seja utilizado?

O aparelho de contenção móvel é utilizado após a remoção do aparelho ortodôntico fixo e possui a função de manter os dentes no local.

Isso se deve ao fato de que os tecidos de sustentação do dente possuem memória, portanto eles tendem a fazer com que os dentes retornem para o local de origem.

Sendo assim, devido à essa memória que os tecidos periodontais possuem, é necessário o uso de algo para mantê-los em seu lugar, os aparelhos de contenção.

Desse modo, não utilizá-los pode fazer com que os dentes não apenas retornem ao seu local de origem, mas acabem ficando apinhados.

Portanto, a contenção móvel é utilizada para fazer com que os músculos periodontais criem memória no local do fim do tratamento odontológico.

Dessa forma, após criar a memória, não há mais o risco dos dentes retornarem ao seu local de origem.

como cuidar da contenção movel

Como cuidar da contenção móvel?

Para cuidar da contenção móvel, é importante que o paciente esteja sempre atento aos cuidados de higiene bucal. Sendo assim, é extremamente importante que o paciente remova a contenção para se alimentar e recoloque-a somente após higienizar os dentes.

Também é importante higienizar a contenção regularmente para evitar o acúmulo de partículas de alimentos em sua estrutura.

Sua higienização deve ser realizada fora da boca utilizando uma escova de dentes. Para complementar a limpeza pode-se utilizar um enxaguante bucal incolor ou uma solução feita com pastilhas para limpeza de próteses regularmente.

Além disso, não é recomendado utilizar água quente para efetuar sua limpeza, pois ela pode acabar danificando a estrutura do aparelho.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que sejam feitos possíveis ajustes na contenção móvel.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Contenção móvel: o que é, para que serve e como cuidar dela publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário