Cores de aparelho ortodôntico: veja como escolher a ideal

O aparelho ortodôntico fixo convencional faz o uso de borrachinhas, o que garante ao paciente a oportunidade de customizar suas cores de aparelho ortodôntico.

Essa customização oferece ao paciente a oportunidade de deixar seu aparelho ortodôntico com a sua cara.

Dessa forma, isso garante que ele possa combinar as cores de aparelho ortodôntico com as mais diversas coisas e situações.

Sendo assim, confira mais a respeito das cores de aparelho ortodôntico no artigo abaixo:

O que são as borrachinhas de aparelho?

As borrachinhas de aparelho são uma parte muito importante do aparelho ortodôntico fixo. Ela serve para prender o fio ortodôntico aos braquetes do aparelho, garantindo assim que seja possível realizar as movimentações ortodônticas.

Sendo assim, elas, juntamente com o fio ortodôntico, são responsáveis por exercer a pressão necessária para realizar as movimentações ortodônticas necessárias para corrigir o posicionamento dos dentes.

Portanto, elas são muito importantes para o tratamento ortodôntico, pois são uma das peças fundamentais para a movimentação dos dentes.

Além disso, é necessário que o paciente não perca manutenções mensais, pois as borrachinhas tendem a perder sua elasticidade com o passar do tempo.

Com a perda da elasticidade, elas também perdem parte de sua capacidade de exercer a força necessária para a movimentação ortodôntica.

Desse modo, elas devem ser trocadas regularmente para que elas se mantenham exercendo a pressão necessária no fio ortodôntico.

Porém, as borrachinhas não são apenas funcionais, pois elas também permitem que o paciente possa personalizar a aparência de seu aparelho como quiser.

Dessa maneira, elas garantem que o paciente possa deixar seu aparelho personalizado a seu gosto.

Porém, há casos onde não é interessante mudar as cores das borrachinhas, que é o caso dos aparelhos estéticos, pois o objetivo deles é se camuflar entre os dentes, sendo assim ele já possui a borrachinha que vai bem com ele.

 

Como combinar as cores de aparelho ortodôntico?

Existem diversas maneiras nas quais o paciente pode combinar as cores de aparelho ortodôntico para deixá-lo do seu gosto. Portanto, abaixo vamos descrever algumas das maneiras que você pode utilizar para combinar as cores de aparelho:

Combine com sua personalidade

Para deixar seu aparelho bem a sua cara, você pode utilizar cores de aparelho ortodôntico que refletem a sua personalidade.

Mas como fazer para refletir sua personalidade no seu aparelho?

Pessoas que são mais quietas e tímidas podem preferir tons mais neutros, como branco, preto, cinza, transparente ou até mesmo um prateado.

Já pessoas mais animadas podem optar por cores mais extravagantes e chamativas como um laranja, amarelo e outras cores neon.

Para passar a impressão de dentes mais brancos

Caso você possua os dentes um pouco mais amarelados é importante tomar cuidado com as cores de aparelho ortodôntico que você irá escolher.

Isso se deve ao fato de que dependendo da cor, como por exemplo o laranja ou o amarelo, podem acabar dando a impressão de que seu dente está mais amarelado do que é.

Portanto, para que seus dentes pareçam ser mais brancos, o ideal é optar por cores escuras, como azul escuro ou até mesmo o preto.

Para combinar com seu tom de pele

Existem algumas tonalidades que ficam melhores em cada pessoa, e isso pode variar de acordo com o tom de pele de cada um.

Por isso é comum que existam certas cores de roupa que vestem melhor em você e isso não é diferente para as cores de borrachinha de aparelho.

Sendo assim, uma das alternativas para se optar pelas tonalidades que combinam com o seu tom de pele, podendo optar por cores que contrastam com o tom de pele ou que combinam para proporcionar um visual mais discreto.

Combine com os feriados e datas comemorativas

Uma ótima maneira de escolher as cores de aparelho ortodôntico é aproveitando-se dos feriados. Desse modo, ao se aproximar do natal é possível optar pelo tom verde e vermelho.

Caso seu time seja campeão, pode-se utilizar as cores do seu time do coração nas borrachinhas, próximo ao halloween também é possível optar pelo roxo e laranja

Evite tonalidades que se assemelhem a comida

O ideal é evitar as borrachinhas de tons esverdeados, visto que o verde pode passar a impressão de que há algo agarrado no seu dente.

Apesar de o verde ser um dos maiores exemplos, também existem outros tons que podem assemelhar-se à comida, por isso é importante tomar cuidado com eles e evitá-los.

Pode-se utilizar tons pastéis

Atualmente surgiu a nova tendência que são os tons pastéis. Eles são utilizados nas roupas, unhas, bolsas, acessórios e sapatos.

Portanto, na hora de escolher suas cores de aparelho ortodôntico é possível optar por tons pastéis e para combinarem ainda mais é possível combinar as cores das borrachinhas com as unhas utilizando as mesmas cores.

Verde mar e transparente

Caso você fique em dúvida sobre que cor escolher, é possível optar pelos tons “certeiros” que são o verde mar e o transparente. 

Essas são as cores mais padrões dos aparelhos e não há como errar ao escolher uma delas.

cores de aparelho

Aproveite o tempo do tratamento para testar as cores

O aparelho ortodôntico é um tipo de aparelho que é utilizado por bastante tempo, portanto aproveite este tempo para testar as mais variadas combinações de cores.

Porém, é importante sempre ter em mente que devemos manter a boa higienização dos dentes para evitar que as borrachinhas manchem.

E também que as tonalidades mais claras, como branco e transparente, estão mais suscetíveis a ficarem amareladas com o tempo.

Sendo assim, fica a critério do paciente se ele deseja utilizar o mesmo tom durante todo o tratamento ou se deseja mudar as borrachinhas.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares são muito importantes durante um tratamento com aparelhos ortodônticos porque é por meio delas que é possível fazer as manutenções mensais.

As manutenções também são importantes para realizar as trocas das borrachinhas e consequentemente trocar as cores de seu aparelho ortodôntico.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Cores de aparelho ortodôntico: veja como escolher a ideal publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário