Cores de borrachinha de aparelho: conheça as melhores cores

As cores de borrachinha de aparelho são uma das marcas registradas do tratamento ortodôntico para quem gosta de inovar e deixar seu aparelho único com as cores de aparelho.

Você sabe para que elas servem? Quais são os seus benefícios e qual a melhor opção? Veja aqui tudo o que você precisa saber:

Qual a função das cores de borrachinha de aparelho?

A função das cores das borrachinhas de aparelho é unicamente estética. É pela variedade de cores disponíveis que se é possível tornar o tratamento com o aparelho fixo algo mais estético e chamativo, principalmente ao público infantil e adolescente.

Contudo, a função das borrachinhas é ainda mais importante, já que é por elas que se é possível prender os fio metálico aos braquetes. Dessa forma, são elas que exercem uma pressão na dentição e permitem assim, a movimentação dos dentes até o posicionamento correto dos dentes.

Com o tempo, surgiram uma série de tipos de aparelhos ortodônticos, fazendo com que muitas vezes o aparelho metálico comumente não seja a decisão final, principalmente para adultos que querem passar por uma correção ortodôntica mais discreta.

Contudo, o aparelho fixo convencional e a sua estrutura ainda é o tipo mais utilizado, isso considerando que é um dos modelos de valor mais em conta e que é capaz de solucionar uma série de problemas de desalinhamento dentário e má oclusão dentária.

Além disso, as cores do aparelho continuam sendo sinônimo de estilo e autenticidade em meio ao tratamento.

cores da borrachinha do aparelho

Cores de borrachinha de aparelho, como escolher a sua?

Mesmo também sendo uma questão de estilo, as cores das borrachinhas podem fazer com que o uso do aparelho fixo seja mais prazeroso.

Confira aqui algumas dicas sobre o que considerar na hora de escolher as cores das borrachinhas do aparelho:

Combine com o seu estilo

Para fazer com que a experiência do uso do aparelho ortodôntico seja melhor e mais tranquila, optar por cores de seu gosto pode ajudar.

Para isso, é sempre bom escolher cores que você já costuma usar e que não serão difíceis de combinar no dia-a-dia.

Além disso, aqui também se leva em conta se você é mais reservado ou mais extrovertido.

Pessoas mais reservadas podem recorrer a cores mais neutras como branca, preta, azul-marinho, vinho e transparente. Já pessoas mais expressivas podem optar por cores mais fortes como vermelho, laranja, rosa, amarelo e tonalidades fluorescentes.

Opte por cores mais discretas

Mesmo passando por um tratamento com um aparelho metálico, ainda é possível conservar um tratamento mais estético.

Mesmo tendo suas peças metálicas características, tal como os braquetes e fio, optar por borrachinhas de cores mais claras pode preservar uma imagem mais reservada, sendo a opção para quem o qual o ambiente de trabalho existe.

Entre as opções estão tons pastéis, rosa-claro, azul-claro, branco e transparente. São opções que além de serem mais discretas são fáceis de combinar e proporcionam um efeito agradável mesmo em contraste com as peças metálicas do aparelho.

Tonalidades que não mancham

Contrariando os seus benefícios estéticos, para quem não apresenta uma boa higiene bucal, evitar cores mais claras pode ser a melhor escolha para conservar o melhor fator estético do aparelho fixo.

Nesse contexto, as borrachinhas tendem a manchar e “amarelar” com facilidade, principalmente se a alimentação é baseada em alimentos muito condimentados. Contrariando as tonalidades mais claras, cores como cinza, verde-musgo e preto não costumam sofrer alterações de cores facilmente.

Fazer combinações

Para quem gosta de ousar mais, fazer combinações também pode fazer com que o tratamento ortodôntico seja mais divertido.

Aqui você pode tentar harmonizar as cores de sua escolha, ou ainda fazer combinações de acordo com datas comemorativas, seu time ou saga favorita.

Hoje em dia, existem aplicativos que ajudam na hora de escolher as cores das borrachinhas de aparelho de acordo com a escala cromática mais adequada.

borrachinha de aparelho cores

Faça testes

Durante o tratamento ortodôntico, é necessário realizar manutenções mensais, buscando avaliar a estrutura do aparelho e os resultados do tratamento, além de efetivar a troca das borrachinhas.

Aqui é a sua chance de testar e escolher diferentes cores e diferentes combinações para no final ter a noção de qual realmente combina mais com você.

Você também pode optar pelas as cores mais utilizadas, como o azul-marinho, verde-mar, roxo, cinza, preto, azul-bebê, azul, vermelho, vinho, lilás, rosa, rosa-bebê e transparente.

Visitas regulares ao dentista

Para que os cuidados com a borrachinha, com o aparelho e a arcada dentária sejam devidamente mantidos, é necessário que as visitas ao consultório sejam regulares.

Mesmo que a indicação geral seja de 6 em 6 meses ou 1 vez por ano, no caso de um tratamento ortodôntico o ideal é que a ida ocorra de 1 vez no mês.

Além de se preocupar quanto à escolha da cor que mais combina com você, é importante ressaltar que durante o uso do aparelho, cuidados quanto a higienização e alimentação são bem-vindos para o sucesso do tratamento.

Também o dentista saberá te orientar na adesão de bons hábitos por meio das visitas periódicas, evitando problemas bucais comuns. Em caso de danos no aparelho, não hesite em contatar o seu ortodontista.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Cores de borrachinha de aparelho: conheça as melhores cores publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário