Dente cariado: o que é e como eliminar a carie dos dentes

O dente cariado é aquele dente que foi afetado pela cárie dentária. Essa cárie é causada por bactérias que se acumulam nos dentes causando sua deterioração. Neste texto vamos falar sobre o dente cariado, como prevenir, seus sintomas e as causas dele.

dente com carie

O que é o dente cariado?

Dente cariado ou dente com cárie dentária é uma destruição dos tecidos duros do dente, que é o resultado da ação de bactérias presentes na boca. Esse mal pode levar à perda do dente afetado, nos casos em que não é feito o tratamento adequado e a sua preservação correta.

Essa é uma doença ou processo patológico infeccioso e contagioso que se manifesta nos dentes após a sua erupção na cavidade oral, e este é um dos problemas que mais afeta a população mundial o que, o leva a ser considerado um problema de saúde pública.

Ela pode afetar pessoas de várias idades, sendo assim não possui uma faixa etária de recorrência, ela pode afetar tanto as crianças como os mais velhos.

Tipos de dente cariado

Existem vários tipos diferentes de fases da cárie. No início, quando a cárie ainda está superficial, e a cárie avançada, que é aquela mais profunda, que geralmente atinge o nervo do dente, causando infecção e até fraturas dentárias.

A cárie nos dentes pode afetar um ou mais dentes, levando em consideração a localização e a duração dessas lesões. Veja quais os tipos de cáries que existem.

Dente cariado: cárie coronária

A cárie coronária que ocorre na coroa do dente, podendo ser nas superfícies oclusais, faces dos dentes ou entre os dentes. A cárie coronária é o tipo mais comum de cárie que existe.

Cárie radicular

Já a cárie radicular ou cárie na raiz do dente, este é um tipo de cárie mais profunda, é normalmente mais grave, por estar próxima ao nervo do dente. Ela geralmente ocorre quando a raiz já está exposta devido a retração da gengiva.

Cárie cervical

A cárie cervical é aquela que ocorre entre as duas localizações das outras, ou seja, entre a coroa e a raiz do dente.

Cárie molar

Este tipo de cárie, como o próprio nome sugere, afeta os dentes molares. Por ela acometer a parte de trás da dentição é das mais frequentes, pois a limpeza ou higiene destes dentes é mais difícil e eles ainda possuem uma maior facilidade de acumulação de resíduos de alimentos.

Cárie no dente da frente

Apesar de ser menos frequente, a cárie no dente da frente, apresenta a desvantagem de afetar a estética ou visual da pessoa, e pode a levar a se sentir incomodada em sorrir ou ainda baixar a sua autoestima.

Cárie aguda

A cárie aguda, normalmente é de cor clara e afeta mais de um dente ao mesmo tempo. Ela pode progredir muito rápido, e em pouco tempo atingir a polpa do dente provocando uma dor aguda e forte.

Cárie crônica

E a cárie crônica, se caracteriza por uma lesão de lenta evolução, mais escura e com cavidades mais extensas, que pode ser menos dolorosa.

Cárie recorrente

A cárie recorrente ou cárie secundária, normalmente ocorre devido a uma acumulação de placa bacteriana em volta das restaurações, muitas vezes pela falta de adaptação ou a deterioração temporal delas, o que pode indicar que elas precisem ser substituídas.

Sintomas do dente cariado

A cárie no dente pode em muitos casos passar despercebida, por isso é importante estar atento a presença de alguns sinais que indiquem a presença de cárie nos dentes. Trouxemos aqui alguns sintomas para te ajudar a identificar a presença da cárie.

Dor de dente

Como as cáries podem ocorrer próximas aos nervos do dente, pode provocar dores com seu aparecimento. E dependendo da concentração da cárie, os níveis de dor podem ir de leves a intensos.

Sensibilidade

E além de provocar dor, as cáries podem deixar os dentes mais sensíveis. E esses sintomas passam a ser percebidos em vários momentos, como ao consumirmos alimentos quentes ou frios, ou até mesmo ao tocar o dente cariado.

Incômodo na mastigação

E por aumentar a sensibilidade ela ainda pode causar outros efeitos, como dores durante a mastigação, tornando esta ação bem incomoda.

Mau hálito

As cáries provocam mau hálito, pois fazem com que os alimentos fiquem acumulados com facilidade nas lesões.

Manchas nos dentes

As manchas nos dentes podem ser causadas por vários motivos e um deles é o dente cariado.

Inchaço das gengivas

Quando não tratamos as cáries a infecção causada por elas pode chegar a polpa do dente, e atingir sua raiz contaminando as gengivas.

Como evitar o dente cariado

A principal forma de evitar a cárie é realizando uma boa higienização bucal e uma limpeza de dente correta, principalmente em pacientes que já fizeram canal. Faça as escovações sempre após as refeições, use o fio dental e o enxaguante bucal para te auxiliar na limpeza de toda a boca.

Outra forma eficaz de prevenção, são as consultas ao dentista para a realização dos autoexames, desta forma ele poderá identificar possíveis problemas que levem a ocorrência de cárie nos dentes.

O autoexame em casa também pode te ajudar. Em frente a um espelho com boa iluminação, examine toda a boca e preste atenção não apenas nos dentes, mas na gengiva, língua e bochecha.

carie no dente

Quando fazer o tratamento

A restauração do dente é feita depois de o dentista identificar a presença da cárie no dente, e somente pode ser realizada pelo profissional. Ele é quem vai indicar o melhor tratamento em seu caso e o que deve ser feito para eliminar a cárie.

Como a restauração é feita

Para realizar a restauração, o dentista segue um passo a passo para fazer o procedimento:

  • Primeiramente, ele vai administrar anestesia, dependendo do caso.
  • Depois, remover a parte do dente que está danificada, com uma broca dentária, laser ou gel papacárie.
  • Em seguida, irá limpar o dente cariado com uma cureta ou raspar a região com o motorzinho.
  • Vai colocar a resina para preencher o buraquinho.
  • E por fim ele lixa a resina para ajustar a altura do dente.

A restauração feita com resina, que é um material branco da cor do dente, é praticamente imperceptível e mais segura do que as restaurações mais antigas. Nos casos em que o dente está muito afetado, pode ser necessário realizar o tratamento de canal.

Esse tratamento como também é conhecido por obturação, é mais dispendioso e prolongado, que exige várias sessões e necessita de uma restauração no final do tratamento.

Porque é importante remover a cárie

A restauração do dente sempre deve ser feita nos casos de dente cariado, pois a cárie pode se espalhar para os outros dentes e para outras pessoas através do beijo e do compartilhamento de objetos pessoais como copos e talheres.

Ela ainda pode aumentar de tamanho e permitir a instalação de vírus, bactérias e alimentos que agravam a situação, favorecendo o surgimento de problemas mais graves que necessitam de outros tratamentos e até mesmo a retirada do dente.

Por isso, é muito importante manter as consultas regulares com o dentista, para que você possa realizar a prevenção e o tratamento correto com o profissional. E um bom plano odontológico pode te ajudar a encontrar os melhores e mais preparados profissionais.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Dente cariado: o que é e como eliminar a carie dos dentes publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário