Dente siso inflamado: causa e tratamento da inflamação

O dente siso por si só já causa um certo medo nas pessoas. E o siso inflamado é ainda pior, pois a inflamação deste dente pode causar muita dor e desconforto, além de gerar a dúvida se o dente siso inflamado pode ou não ser extraído.

Se o seu dente siso estiver inflamado e você está procurando por essas respostas. Veja neste texto como descobrir o que está causando a inflamação de seu dente siso e qual o melhor tratamento para o dente siso inflamado.

dor dente siso inflamado

Porque o meu dente siso está inflamado?

Os sisos são dentes permanentes que nascem bem no fundo da boca, dois na parte superior e dois na parte inferior. Eles são conhecidos como os terceiros molares, e costumam nascer em adultos entre 17 e 25 anos de idade, conforme.

E quando estes não conseguem ultrapassar a gengiva normalmente, se tornam um problema. Eles costumam crescer em ângulos estranhos, em direção a um dente que já existe ou então na parte de trás da boca.

Esse dente ainda pode nascer parcialmente por faltar espaço na boca, conhecido como dente impactado, o que leva a necessidade de extração. E além da impacção dentária, o dente do siso inflamado também pode levar a extração feita através da cirurgia do siso.

Ela é realizada através de uma cirurgia odontológica, que pode ser um processo bem difícil e doloroso. Portanto, a causa de seu dente siso estar inflamado foi por ter crescido de forma errada.

A inflamação do dente siso não está ligada a má higienização bucal, ele surge devido à erupção incompleta e a falta de espaço na cavidade bucal que provoca uma inflamação no tecido gengival.

O que é o dente inflamado?

O dente inflamado ou como é chamado a pericoronarite, é uma infecção dos tecidos moles que envolvem a coroa do dente. A pericoronarite pode ter início com uma leve inflamação, que se evolui para um quadro de infecção pericoronária, que é uma reação inflamatória causada por bactérias.

Esta reação geralmente é aguda, ou seja, pode aparecer de repente e se desenvolve muito rápido, e pode ser subaguda ou crônica, quando dura muito tempo. E devido ao nascimento dos sisos ser um processo difícil na maioria das pessoas, as chances destes dentes inflamarem são grandes.

Essa inflamação é uma das principais causas da pericoronarite, mesmo que ela não seja uma condição exclusiva dos sisos. E geralmente ela ocorre nos sisos inferiores, pois nestes dentes o espaço que se forma entre sua coroa e a gengiva, criam um lugar propício à acumulação de restos alimentares.

Estes restos, por se acumularem em locais de difícil acesso da escova, favorecem a formação e proliferação de bactérias. E apesar de não ser grave, se for negligenciada, ela pode apresentar um grande risco a nossa saúde, causando problemas infecciosos graves e difíceis de serem tratados.

O dente inflamado pode levar a vários outros problemas na boca, como:

  • Dente erupcionado em partes ou semi-incluso.
  • Proliferação de bactérias entre a coroa do dente e a gengiva que a recobre, pelo acúmulo de restos de alimentos.
  • Sulco entre a coroa do dente e a gengiva profunda.
  • A dificuldade em higienizar o local da inflamação, ou a higiene deficiente.

Comprometimento dos tecidos moles que envolvem a coroa do dente, que tenha sido provocado pelo maxilar oposto ou pela própria mastigação.

A inflamação do dente siso é algo muito comum, mas que em muitas pessoas pode demorar a acontecer ou nem mesmo a vir a ocorrer. Ainda existem os casos de pessoas em que o dente nem se quer nasce, e consequentemente não sofrerá com a inflamação do local.

Dente do siso incluso ou semi-incluso

As duas condições podem desencadear problemas ligados ao dente do siso, principalmente no que se refere a erupção parcial ou incompleta deles, e podem estar relacionados à ocorrência de pericoronarites, pelas razões já descritas.

O dente siso inflamado pode ser extraído?

Ele não pode ser extraído, e quando o dente está nesta situação o recomendado é que antes realize a medicação com o profissional, para amenizar o quadro da inflamação. O ideal é que antes você faça uma avaliação oclusal com um profissional qualificado.

Ele poderá verificar se realmente existe a necessidade de extração do dente e se ele apresenta riscos à saúde do paciente, e se esse não for o caso, o recomendado é não se submeter a cirurgia. Pacientes que não apresentam problemas com o dente siso, tem a extração como uma opção.

dente siso inflamado

Como tratar o dente siso inflamado?

Isso vai depender do grau da inflamação do dente, pensando nisso separamos aqui quais as medidas de tratamento de acordo com cada nível de inflamação. Veja algumas dicas para te ajudar a tratar o dente siso inflamado, de acordo com o seu tipo de inflamação.

Quando a inflamação leve dos sisos

Nos casos mais leves, o profissional orienta o paciente a como realizar uma higienização correta no lugar inflamado, isso para que se evite o acúmulo de restos de alimentos nestes locais e agrave o quadro.

Quando a inflamação é nos dentes superiores ela pode causar um trauma na gengiva, que recobre o siso inferior. Quando isso acontecer um pequeno desgaste no esmalte do dente superior pode surgir, e você deve procurar formas de diminuir o traumatismo causado no local.

Esse quadro pode se repetir com frequência, e quando isso ocorrer uma pequena cirurgia, chamada ulotomia, pode ser necessária. A ulotomia tem a função de remover a gengiva que cobre o dente inflamado. Mas esse procedimento só poderá ser realizado quando o siso possuir espaço suficiente na boca para a sua erupção.

Quando o siso está muito inflamado

Nos casos mais graves, é necessário se iniciar uma terapia com antibióticos para melhorar o quadro, em conjunto com a boa higiene local. Nesse quadro, é necessário que o cirurgião realize a avaliação do paciente a cada 48 ou 36 horas.

O recomendado é que o paciente seja avaliado por um bucomaxilo para que tenha um diagnóstico mais assertivo e te indique a forma de tratamento certa em seu caso. Tanto a solução para curar o quadro de pericoronarite até a decisão de se extrair o siso.

Cuidados para quem está com o dente siso inflamado

Como vimos acima, a extração não deve ser realizada em pacientes que estão com um quadro de inflamação do dente siso. Se este for o caso, existem alguns cuidados a serem tomados como forma de diminuir a inflamação e não gerar tantos problemas.

Além disso, o dente siso inflamado pode causar muita dor e desconforto. Pensando em amenizar esses incômodos separamos algumas dicas para te ajudar a eliminar a dor causada pela inflamação

Veja algumas dicas para te ajudar nestes casos.

  • Use compressas quentes ou frias.
  • Não deixe de higienizar o dente siso.
  • Água morna + sal.
  • Própolis.
  • Adote mudanças na alimentação.
  • Medicamentos.

Além destes cuidados, o acompanhamento com um dentista é muito importante, pois ele é quem poderá avaliar o quadro de sua inflamação e indicar a melhor forma de tratamento em seu caso. Os planos podem te ajudar com isso, pois eles estão sempre preparados para melhor te atender.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

 

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

 

Dente siso inflamado: causa e tratamento da inflamação publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário