Escova para quem usa aparelho: qual usar, preço e dicas de como manter a higiene do aparelho

É do conhecimento de todos que a escovação diária dos dentes é algo, quase que obrigatório, apesar de muitos não respeitarem essa recomendação. A higiene bucal é ponto fundamental para evitar problemas maiores que podem surgir com o tempo pelo acúmulo de sujeiras em nossa boca.

Essa tarefa se torna mais importante ainda quando a pessoa faz o uso do aparelho odontológico. Por possuir cantinhos onde a escova normal não alcança, o aparelho necessita de alguns cuidados a mais se comparado a pessoa que não o usa.

Por isso é essencial saber qual o modelo certo de escova que devemos comprar para fazer uma boa higiene da boca. Confira aqui algumas dicas que você precisa saber antes de comprar a sua:

Qual é a melhor escova para quem usa aparelho?

A escova para quem usa aparelho ortodôntico deve ter algumas características específicas é importante saber e estar atento a essas características quando for comprar uma. Você poderá continuar usando a escova comum, as dicas abaixo são para melhorar sua escovação, com o aparelho é importante que a escova tenha algumas características específicas que ajudam na limpeza do aparelho:

Deve ter cerdas macias

Além de ter cerdas macias a escova para quem usa aparelho deve ter apenas duas fileiras de cerdas, isso porque as cerdas devem ajudar na hora de escovar os dentes e por ter essa estrutura fica mais fácil limpar por cima e por baixo do aparelho. Também como citado acima o aparelho cria locais propensos ao acúmulo de sujeiras, que uma escova com cerdas mais duras não consegue ir.

As cerdas macias além de tudo também é boa para evitar a irritação da gengiva que pode estar dolorida pelos ajustes do aparelho. As cerdas macias da escova também ajudam a evitar o desgaste do esmalte do dente.

A escova precisa ser fina

Para essa dica talvez você irá precisar de adquirir outra escova, os modelos que possuem essa dica funcionam como uma escova auxiliar. As escovas com essa característica possuem um design próprio. Elas são finas e conseguem entrar entre os dentes para limpar todas as sujeiras que surgirem.

Prefira escovas de cabo grosso

Principalmente para crianças essa é a melhor, por proporcionar a quem usa um controle maior durante a escovação. A área de apoio da escova ajuda a limpar toda a área dos dentes com mais precisão.

Escolha escovas com cerdas redondas

As cerdas arredondadas protegem melhor toda a boca, em toda a sua cavidade, segundo recomendam os dentistas.

Opte por escovas de cabeça pequena

Como no caso das cerdas macias, as escovas de cabeça pequena alcançam lugares de difícil acesso. Essa é uma boa escolha para ajudar a eliminar as sujeiras que se acumulam na boca.

Escova específica

Hoje em dia, pacientes que estejam passando pelo procedimento ortodôntico podem optar ainda por uma escova de dentes com dimensões pensadas exclusivamente nesse público. A escova ortodôntica possui uma estrutura formada por cerdas internas em “V”, fazendo com que seja possível que as cerdas alcancem a superfície do dente, o espaçamento entre eles e a estrutura do aparelho ao mesmo tempo, promovendo uma melhor limpeza.

escova de dente para quem usa aparelho

Preço da escova de dente para quem usa aparelho

O valor desta escova pode variar de acordo com a escova que deseja comprar, desde as mais simples até as mais sofisticadas como a escova elétrica. O valor delas pode variar de R$ 20 (vinte reais) até R$ 150 (cento e cinquenta reais). A diferença de preço é alta devido às funcionalidades da escova, as mais baratas possuem poucas utilidades e são mais inferiores se comparado às mais caras.

Vale lembrar também que o valor muda de acordo com a região e de acordo com as prescrições do dentista.

Dicas para uma boa higiene bucal

Além de uma boa escova existem alguns outros instrumentos que auxiliam na boa escovação. Veja os exemplos que você poderá usar para melhorar sua hora de escovar os dentes:

Use o fio dental específico

O fio dental mais indicado para quem usa aparelho é diferente do fio dental comum, já que sua passagem é dificultada pelo fio metálico na superfície dos dentes. Dessa forma, para proporcionar uma higienização ainda mais eficiente, a indicação do fio dental para aparelho feita pelo dentista envolve tipos como: fita dental, fio dental de multifilamento, fio dental com haste e Super Floss. Contudo, o uso do fio dental comum pode ser feito com a ajuda de um acessório específico, o passa fio. A escova interdental também é uma alternativa interessante.

Fique atento a hora de trocar sua escova

Essa dica vale tanto para a escova de quem usa aparelho, como para a escova comum. As escovas acumulam sujeiras e por ficarem úmidas acumulam também bactérias ao longo do tempo. Por isso é muito importante trocar a escova de tempos em tempos.

Acompanhe as crianças na hora de escovar os dentes

Outra dica importante é acompanhar as crianças na hora de escovar os dentes. No caso das crianças, se essa dica não for considerada, todas as outras serão inválidas, pois de que adianta uma boa escova se a escovação não é usada corretamente.

Para os pais é importante ficar atento às crianças, tanto se estão fazendo a escovação correta quanto se estão respeitando os horários de fazer as escovações.

Cumpra com as consultas e manutenções

Para manter a boa higiene da boca e as manutenções do aparelho em dia é importante atentar-se em manter regularidade no acompanhamento com seu dentista. Ele irá indicar o que precisa ser feito e no que você está errando para que melhore. É ele também que saberá te dizer qual a melhor forma que deve agir.

Não tenha pressa na hora de escovar os dentes

Assim como a escovação comum, é importante dar atenção na hora de escovar os dentes com o aparelho. Não escove com pressa para evitar machucar a boca e para alcançar todos os lugares que necessitam de limpeza.

Use enxaguantes bucais

Atente-se para o uso dos enxaguantes bucais, eles atuam como aliados da escova e do fio dental. O enxaguante bucal tem a função de retirar algum resíduo que tenha ficado após a escovação, além de fazer o enxágue com água é aconselhável usar o enxaguante para contribuir não só com a limpeza, mas também ajuda a manter um hálito saudável.

Sinta- se confortável na hora de escovar os dentes

Nada melhor do que fazer algo prazeroso, mesmo que seja algo maçante e chato tente aliviar a hora de escovar os dentes e melhorar a sua experiência, para que você comece a ter mais frequência em fazer.

Se cumpridos corretamente esses cuidados com a escovação, é possível acelerar os resultados do aparelho e você estará o ajudando a cumprir sua função. Pois a má higienização pode levar a outros problemas em nossa boca o que irá prolongar ainda mais o tempo de uso do aparelho.

Por isso, se você quer ficar livre do aparelho o quanto antes tenha atenção a todas as dicas acima, cumpra as 3 escovações diárias, sempre que possível escove os dentes após as refeições que fizer, tente fazer o uso de todos os instrumentos de higiene que tiver, mesmo que seja chato e faça demorar o tempo de escovar os dentes cumpra todos os passos citados para uma boa higiene bucal. Atente-se na hora que for comprar a escova, use as dicas para escolher o melhor modelo.

Outra dica importante é buscar indicações com seu dentista. Ele é profissional da área e saberá te indicar o melhor modelo e o que apresenta mais resultados, além de por estar lidando com mais pacientes que têm a mesma experiência e fazem comentários sobre seu cotidiano com o aparelho.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Escova para quem usa aparelho: qual usar, preço e dicas de como manter a higiene do aparelho publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário