Faceta dental: o que é e como é o tratamento?

Faceta dental ou faceta dentária é um procedimento odontológico de fins estéticos que visa um sorriso mais harmônico. É um tratamento invasivo, e que visa sobrepor falhas e manchas da dentição, trazendo um aspecto mais saudável.

Por sua execução se evita processos mais complexos e mais demorados.

O sorriso é considerado como o nosso cartão de visitas, e são procedimentos como a faceta dental que permitem com que danos marcantes na arcada dentária sejam solucionados de forma eficiente.

Conheça a seguir a faceta dental e as suas demais particularidades:

O que é faceta dental?

As facetas dentárias se tratam de uma espécie de “cobertura” para a dentição e podem ser confeccionadas em porcelana ou resina acrílica. Podem ser feitas de forma indireta, por um protético, ou no próprio consultório pelo dentista.

A colagem da resina e a porcelana são feitas sobre as faces frontais dos dentes incisivos centrais com o uso de um cimento resinoso. É necessário que seja feito um desgaste considerável para que a aplicação da peça seja feita, já que os danos a serem repostos são relevantes.

Sua aplicação é indicada para tampar e solucionar danos com a aparência da arcada dentária e que influenciam na baixa da autoestima do paciente.

São soluções para falhas, trincas, desníveis, dentes desalinhados e amarelados, colaborando não só com a saúde bucal, mas também com a restauração da confiança.

Logo, a faceta dental, assim como os demais procedimentos estéticos feitos na clínica odontológica é capaz de impactar positivamente a vida pessoal e profissional, ajudando na melhora das relações e dando motivação para realizar as atividades cotidianas.

Faceta dental x lente de contato dental

O grande desgaste necessário para a adesão da faceta é indicado, como dito, para casos estéticos e funcionais mais agravantes. Dentes que necessitam de várias restaurações e que a cor não volte ao normal, mesmo com várias sessões de clareamento dental.

A lente de contato dental, por sua vez, não requer uma abordagem invasiva a esse ponto e, ao contrário da faceta, é uma fina e pode ter de 0,2 mm a 0,4 mm. A espessura da faceta de porcelana, por exemplo, chega a ter 0,7 mm.

As lentes dentais se diferem também quanto a sua colocação, já que por serem extremamente finas, são anexadas com um pequeno desgaste com a finalidade de clarear os dentes, e também realizarem pequenas alterações estéticas.

A melhor abordagem vai depender da gravidade da situação, uma vez que as facetas dentárias se remetem a problemas como a correção da cor do sorriso e de desalinhamentos da arcada, e já as lentes, como aumento do tamanho dos dentes e a correção de sua forma.

faceta dentaria

Quais os tipos de faceta dentária?

 As facetas dentárias possuem 2 tipos de faceta de dente, variando quanto ao material e ao seu fator específico.

Faceta direta em resina composta

A faceta dental feita em resina, mesmo sendo a abordagem menos conhecida, possui suas particularidades que conseguem se destacar em meio aos demais tratamentos.

O material utilizado nesse processo é a resina composta, um polímero que é moldado sobre a superfície dos componentes da dentição requeridos.

Nesse tipo de tratamento há um impacto positivo na aparência referente a solução de alterações que não necessitam de grandes ações na arcada dentária.

Logo, dentre as suas principais motivações estão um sorriso mais harmônico, solução de desgastes dentários do bruxismo em sua fase inicial, melhora de restaurações amplas e antigas e solução para espaçamentos entre dentes.

Ademais, é indicada também para eventos e ocasiões especiais.

Laminado em porcelana

A faceta de porcelana, por sua vez, é maleável e eficiente diante problemas que envolvam a coloração e a forma de parte da arcada dentária. Dentre os modelos é o com maior durabilidade e resistência e é o mais indicado para trazer mais naturalidade ao sorriso por meio de detalhes ópticos.

Esse modelo possui espessura fina e é utilizado para reinventar o aspecto dos dentes. Sua confecção se baseia no contorno dentário, trazendo mais força e flexibilidade ao esmalte.

É recomendada em casos como retrações gengivais leves, espaçamentos na arcada (diastemas), dentes quebradiços e mudança de coloração dos dentes; incluindo eventos após o tratamento de canal.

Qual a melhor opção?

Assim como a escolha entre as lentes e as facetas deve ser feita com cuidado e com a mediação de vida de um odontologista, assim também com a decisão do material.

Logo, se deve levar em conta todos os problemas estéticos que cada um desses é capaz de solucionar.

A indicação das facetas de porcelana é feita, em síntese, para as situações que envolvam a desarmonia da dentição, sejam elas mais simples ou referentes a quadros agravantes.

Casos que envolvam dentes “girados” e desalinhados, e o escurecimento dos dentes pelo tratamento de canal ou por medicação por antibióticos e sem resolução por procedimentos mais simples também se enquadram nas facetas de porcelana.

faceta dental antes e depois

Faceta dental antes e depois

Como dito, para o paciente que se submete a esse procedimento o resultado proporcionado pela colocação das facetas possui um impacto muito forte na autoestima e na forma de ver a vida.

Trazendo mais confiança para sorrir e se relacionar com as pessoas, a faceta dentária é uma rápida solução e mais econômica para corrigir as imperfeições da dentição sem recorrer a processos cirúrgicos e ao famigerado aparelho ortodôntico.

É importante evidenciar a importância da indicação do dentista a esse procedimento, já que ele é irreversível.

Qual o preço da faceta dental?

O preço de uma faceta dental costuma a assumir a mesma variação do que o de uma lente de contato dental. Entretanto, o material de sua confecção é o que faz essa variação se distinguir.

Em uma comparação entre os tipos de faceta, as de porcelana, por todas as suas vantagens, são mais caras. Isso também considerando o valor do material utilizado e também a complicação que envolve a sua moldagem.

Nesse sentido, o preço de uma faceta de resina está em uma média de 200 e 700 reais, enquanto as de porcelana podem chegar a 2 mil reais.

Como é realizada a aplicação da faceta?

Em suma, a adesão da faceta dentária inclui o desgaste da superfície do dente para logo depois ser colada. Um molde será confeccionado pelo profissional caso o procedimento seja feito em um laboratório de próteses.

Quando as moldagens das facetas são diretas em resina, os dentes são polidos em menor quantidade, ou até mesmo não possuem essa necessidade.

Por fim, o grande benefício em torno da aplicação das facetas dentárias de porcelana está na sua rapidez, visto que o processo requer apenas três sessões no consultório do dentista especializado.

Outra vantagem está na manutenção da cor clara das facetas, que não é alterada por medicação ou pela alimentação como acontece com os dentes naturais. O resultado desse procedimento pode persistir até 15 anos, tendo em vista os cuidados de higiene e o acompanhamento odontológico.

Mesmo sendo menos resistentes, as facetas de resina quando ligadas aos cuidados quanto à saúde bucal também são capazes de durar um bom tempo.

Higiene bucal adequada

É essencial para a durabilidade das facetas que a higiene bucal adequada e completa esteja na rotina. Para manter a saúde bucal em dia, a limpeza dental e nesse caso, das facetas, não deve se limitar apenas a escovação, mas também ao uso do fio dental e do enxaguante bucal.

É somente com essa completude que se combate diretamente complicações bucais e que podem comprometer o sucesso do processo. Os bons hábitos de higiene bucal são a chave para o seu sorriso continuar bonito e saudável após a realização do tratamento.

Produtos dentais com flúor podem colaborar com o melhor estado das facetas, assim como as idas regulares ao dentista. Alimentos bem pigmentados devem ser evitados.

Contanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Faceta dental: o que é e como é o tratamento? publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário