Facetas de resina estraga os dentes? Confira mais sobre aqui

Facetas de resina estraga os dentes?

Essa é uma dúvida bastante comum tanto entre os usuários de facetas de resina quanto entre os usuários de lente de contato dental de porcelana.

Portanto, para responder a essa dúvida fizemos esse artigo, confira:

o que são facetas de resina

O que são facetas de resina?

As facetas de resina funcionam como uma espécie de capa protetora para os dentes. Desse modo elas conseguem modificar a tonalidade, o formato e o tamanho dos dentes.

Sendo assim, as facetas de resina conseguem alterar completamente a forma e a estética dos dentes do paciente, promovendo um sorriso mais agradável.

Portanto, as facetas de resina são uma maneira rápida e em conta do paciente adquirir o sorriso dos seus sonhos.

Qual a diferença entre as facetas de resina e as lentes de contato dental?

Ambos os procedimentos possuem o mesmo objetivo, que é conferir aos dentes o formato e tonalidade desejados. Sendo assim, ambas são responsáveis por garantir que o paciente obtenha o sorriso dos seus sonhos.

Porém, apesar de possuírem o mesmo objetivo, esses procedimentos ainda possuem diferenças entre si, que são:

Material

A principal diferença entre a lente de contato dental e as facetas de resina se encontra nos materiais de confecção. As lentes de contato dental são confeccionadas de porcelana e as facetas de resina.

Desse modo, a diferença entre materiais influencia no valor final de cada procedimento, de modo que a faceta de resina é um procedimento bem mais em conta.

Além disso, os materiais também possuem diferenças em sua durabilidade, resistência e resultados estéticos. A resina é um composto que possui propriedades de cor, transparência e opacidade dos dentes naturais.

As facetas de resina também possuem a vantagem de poderem ser colocadas com uma única consulta, favorecendo pacientes que desejam resultados imediatos.

Já as lentes de contato dental são confeccionadas de porcelana, que é um material que possui uma alta durabilidade e ótimas propriedades estéticas que se assemelham aos dentes naturais do paciente.

Desse modo, elas são uma alternativa que se assemelha ainda mais aos dentes naturais e possuem uma durabilidade mais elevada, porém também possuem o custo mais alto.

Estética

Apesar de as facetas de resina possuírem uma ótima estética e conseguirem se assemelhar bastante com os dentes naturais, elas ainda são inferiores esteticamente às lentes de contato dental.

Isso se deve ao fato de a porcelana ser um material que consegue oferecer resultados estéticos o mais próximo possível dos dentes naturais.

Portanto, a lente de contato dental de porcelana possui uma estética superior que a faceta de resina por conta do material utilizado.

Porém, é importante que o paciente procure um profissional qualificado para que não surja nenhuma complicação a respeito dos resultados do procedimento.

Durabilidade

Em questão de durabilidade, a lente de contato dental ainda é superior à faceta de resina, diferença que ocorre por conta do  material utilizado em sua confecção.

Isso se deve ao fato de que a porcelana odontológica é um material que possui uma resistência ao amarelamento e a desgastes muito maior que a resina.

Porém, a resina ainda é um material que garante bons resultados estéticos e mais em conta que a porcelana odontológica.

Indicações

As facetas de resina são um procedimento estético e como tal geralmente não possuem indicações nas quais seja necessário utilizá-los para corrigir algum problema.

Porém, por mais que não seja a única indicação ele ainda pode ser utilizado para efetuar a correção de determinados problemas, tais como:

  • Pequenos diastemas;
  • Correção no tamanho e/ou formato dos dentes;
  • Pequenas fraturas ou trincamentos;
  • Pequenos desalinhamentos dos dentes;
  • Correção da tonalidade dos dentes.

Contraindicações

Assim como dito anteriormente, as facetas de resina são um procedimento estético, portanto podem ser realizadas quando o paciente deseja melhorar a estética de seu sorriso.

Porém, mesmo sendo um procedimento estético, ela ainda possui algumas contraindicações. Sendo assim, as facetas de resina não devem ser utilizadas em caso de:

  • Diastemas muito extensos;
  • Desalinhamentos severos;
  • Casos de bruxismo;
  • Dentes escurecidos internamente;
  • Caso o paciente realize hábitos parafuncionais.

Portanto, apesar de todas essas serem contraindicações para a realização desse procedimento, todas elas podem ser tratadas.

Sendo assim, mesmo caso o paciente não possa utilizá-la por conta de algum desses fatores, ele pode realizar o tratamento indicado para cada uma dessas condições para instalar a faceta de resina em seguida.

facetas de resina estragam os dentes

Facetas de resina estraga os dentes?

As facetas de resina são utilizadas para conferir aos dentes uma estética mais agradável, porém para instalá-las é necessário realizar o preparo dos dentes.

O preparo para instalação das facetas de resina é feito a partir do desgaste dos dentes de modo que seja possível instalar as facetas sem que os dentes fiquem com tamanhos desproporcionais.

Esse desgaste é feito removendo parcial ou totalmente o esmalte dentário, portanto esse é um procedimento irreversível.

Portanto, após instalar as facetas de resina, o paciente deve estar ciente que necessitará utilizá-las pelo resto de sua vida.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são importantes para que o paciente possa tirar suas dúvidas a respeito de procedimento, como por exemplo se as facetas de resina estraga os dentes.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Facetas de resina estraga os dentes? Confira mais sobre aqui publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário