Feridinha no canto da boca: o que pode ser e como tratar?

A feridinha no canto da boca, assim como o nome sugere, se trata de um pequeno machucado no canto da boca.

Essa feridinha no canto da boca geralmente é resultado da queilite angular, também chamada de boqueira.

Ela pode aparecer em um ou dos dois lados da boca ao mesmo tempo e pode provocar sintomas como dor, vermelhidão e descamação. 

Para saber mais a respeito continue lendo o artigo abaixo:

o que é feridinha no canto da boca

O que é a feridinha no canto da boca?

A feridinha no canto da boca costuma ser causada pela boqueira, ou queilite angular, e pode ser bastante dolorosa.

Normalmente, essa condição tende a ter mais casos durante o inverno e inicialmente apresenta sintomas de inflamação e futuramente pode acontecer uma infecção de fungos ou bactérias.

Ela é uma condição comum que pode ser identificada pela inflamação e uma ferida na boca. Caso não seja tratada da maneira correta, ela pode se desenvolver para uma condição crônica.

Essa condição pode afetar qualquer faixa etária, porém é mais comum em idosos e em crianças que têm tendência à dermatite atópica.

Causas

A feridinha no canto da boca é causada pela boqueira, que por sua vez pode ter como causa o uso de chupetas, aparelhos e próteses dentárias.

Isso se deve ao fato de que muitas vezes, esses objetos contribuem para deixar os cantos da boca umedecidos, o que por sua vez cria um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

A boqueira também costuma ser bastante comum em casos de pacientes que possuem o sistema imunológico comprometido, como pacientes com AIDS ou alguns casos de diabetes.

Ela também pode ser causada quando o paciente utiliza algum tipo de medicamento corticóide de inalar, quando os lábios são mantidos secos por muito tempo ou no caso de dermatites.

A boqueira também pode ser um sinal de candidíase na boca, sendo assim, ela deve ser tratada o mais rápido possível.

Sintomas

O principal sintoma da boqueira é a feridinha no canto da boca e também pode ocorrer junto como:

  • Dor para abrir a boca, especialmente na hora de falar e comer;
  • Ardência
  • Aumento da sensibilidade nos cantos da boca;
  • Pele seca;
  • Vermelhidão no canto da boca, presença de uma crosta dura e pequenas rachaduras no canto da boca;
  • Presença de desconforto e sensibilidade ao ingerir alimentos condimentados, ácidos ou muito doces.

A boqueira pode surgir como uma feridinha, uma irritação, uma rachadura ou uma crosta no canto da boca. Além disso, ela não entra para dentro da boca, limitando-se apenas a parte em torno dos lábios.

Como tratar a feridinha no canto da boca?

O tratamento da boqueira se baseia em tentar eliminar por completo a causa do seu surgimento e na maior parte dos casos mais simples isso é suficiente para curar essa condição.

No caso de pessoas mais idosas, o simples uso de uma prótese dentária adequada para ela pode ser o único tratamento necessário para resolver essa condição.

Contudo, em alguns casos só é possível curá-la com o uso de pomadas para resolver esse problema, porém antes de utilizá-las é necessário saber se há a presença de bactérias ou fungos.

Caso não haja a presença de nenhum fungo ou bactéria, o tratamento é feito através do uso de pomadas hidratantes e/ou anti-inflamatórias com óxido de zinco.

Caso haja a presença de bactérias, são utilizadas pomadas que possuem antibióticos em sua composição para lidarem com as bactérias presentes na feridinha no canto da boca.

Caso haja a presença de fungos, são utilizadas pomadas que apresentam antifúngicos em sua composição para se livrarem dos fungos presentes.

Além disso, para evitar irritar a região é recomendado evitar alimentos ácidos e condimentados. E para evitar contaminar as outras pessoas é importante evitar contato com a saliva.

Normalmente essa condição tende a ser curada num período de até 3 semanas.

como tratar feridinha no canto da boca

Como tratar a feridinha no canto da boca do bebê?

Caso o bebê seja afetado pela boqueira, é importante evitar deixar seus lábios úmidos e secá-los sempre que puder com uma fralda de algodão e evitar o uso da chupeta.

Além disso, para evitar contaminar o bebê, não se deve provar a comida com a colher do bebê, devido ao fato de que o sistema imunológico dele é mais fraco e fácil de ser contaminado.

Como prevenir a boqueira?

A boqueira geralmente é causada pelo fato de o paciente deixar os cantos da boca umedecidos, o que cria um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos e bactérias.

Portanto, para evitar essa condição você pode:

  • Manter o corpo e a boca sempre hidratados;
  • Manter uma alimentação saudável;
  • Mantenha os cantos da boca secos e limpos.

A melhor forma de tratar qualquer condição é por meio da prevenção, porém quando não for possível apenas prevenir, é importante procurar um profissional o mais rápido possível.

Isso se deve ao fato de que ele é capaz de indicar o melhor tratamento e oferecer a possibilidade de tratar essa condição de uma maneira mais fácil de rápida.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista o paciente é capaz de relatar o surgimento de qualquer feridinha na boca, o que oferece ao dentista a oportunidade de avaliar e identificar qualquer tipo de microrganismo presente nela.

Dessa maneira, é possível que o dentista ofereça ao paciente o tratamento adequado independentemente se houver ou não uma infecção.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Feridinha no canto da boca: o que pode ser e como tratar? publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário