Fio dental para aparelho: conheça os diferentes modelos

Muitas pessoas não utilizam o fio dental para aparelho pelo fato do aparelho ortodôntico atrapalhar o seu uso.

Portanto, foram criados alguns acessórios que auxiliam durante seu uso, porém mesmo assim o fio dental ainda é negligenciado por muitos pacientes.

Confira mais a respeito do fio dental para aparelho, acessórios que contribuem no seu uso e dicas de como utilizá-lo:

O que é fio dental para aparelho?

Fio dental para aparelho é o nome dado aos modelos de fio dental que possuem formatos que auxiliam no seu uso por pacientes que utilizam aparelho.

Desse modo, o fio dental para aparelho é confeccionado com o objetivo de auxiliar o seu uso por pacientes que utilizam aparelho ortodôntico.

Qual a importância do fio dental para quem usa aparelho?

Como foi dito anteriormente, o fio dental é um utensílio extremamente importante durante a higienização bucal.

Ele é responsável por limpar o espaço entre os dentes do paciente, prevenindo a formação de placas bacterianas e tártaros nesta região.

Portanto, é importante utilizar o fio dental tanto para pacientes que não utilizam, quanto para os que fazem o uso do aparelho ortodôntico.

Dessa maneira, com seu uso é possível prevenir problemas de saúde bucal relacionados à má higiene bucal, além de contribuir para manter a boca limpa e livre de bactérias nocivas.

fio dental para aparelho ortodontico

Tipos de fio dental para aparelho ortodôntico que facilitam o uso

Atualmente existem diferentes tipos de fio dental no qual cada um possui seu uso específico de modo que possa contribuir para alguma função em específico.

Sendo assim, os diferentes tipos de fio dental são:

Fita dental

A fita dental é composta por um único filamento, motivo pelo qual também é chamada de monofilamento, e costuma ser um pouco mais larga que o fio dental.

Isso garante que ela seja utilizada de modo que consiga retirar as partículas de alimentos presas entre os dentes mais rapidamente.

Além disso, ele costuma ser um pouco mais firme que os outros fios dentais, fazendo com que ele não seja uma boa escolha para pacientes que possuem diastemas.

O fato de ser mais firme também contribui para este ser um bom modelo de fio dental para aparelho, visto que sua firmeza facilita a inserção do fio entre o fio ortodôntico.

Fio dental (multifilamento)

Esse é o tipo mais comum de se encontrar nos comércios que vendem produtos de higiene bucal.

Ele é composto por vários filamentos unidos que acabam tendo um formato cilíndrico devido à união de seus vários filamentos.

O formato de cilindro auxilia na limpeza de dentes muito juntos pelo fato de ser mais mole que a fita e se adaptar ao formato dos dentes.

Apesar de seu formato contribuir para a limpeza de dentes, é necessário ter cuidado durante o seu uso para que ele não desfie nem se parta durante o uso.

Fio dental com haste

O fio dental com haste consiste em um tipo de fio dental que possui um tipo de cabo que auxilia durante seu uso.

Na ponta desta haste existe uma espécie de arco no qual um fio dental fica esticado entre as pontas desse arco.

Desse modo, essa haste serve como um apoio para que o paciente possa segurar durante a utilização e auxiliar no seu uso.

Isso também faz com que ele seja uma ótima opção de fio dental para o aparelho.

Super Floss

O fio dental Super Floss foi desenvolvido com o objetivo de se tornar um fio dental para aparelho.

Sua estrutura foi completamente pensada em auxiliar as pessoas que utilizam o aparelho ortodôntico a utilizar o fio dental.

Por conta disso, sua estrutura é baseada em:

  • Uma ponta rígida, para auxiliar na hora de inseri-lo sob o fio ortodôntico;
  • Um pedaço que se assemelha a uma esponja para auxiliar na limpeza entre os dentes;
  • E o fio dental convencional, para executar a limpeza interdental e no espaço entre os dentes  e as gengivas.

Assim como a própria descrição sugere, ele é um dos tipos de fio dental para aparelho.

Passa fio dental para aparelho

Apesar de existirem esses fios dentais que auxiliam no uso do fio dental, ainda há a possibilidade de optar pelo uso de acessórios feitos para auxiliar no seu uso.

Um desses exemplos é o passador de fio dental para aparelho. Esse possui a forma de uma agulha plástica vazia com o formato meio curvo e um orifício maior em uma ponta.

Esse orifício serve para inserir o fio dental enquanto a agulha plástica serve para auxiliar na inserção do fio dental entre o fio ortodôntico e o dente.

Problemas de não utilizar o fio dental

O fio dental é uma peça importantíssima da higiene bucal, de modo que, juntamente com a escova de dentes são responsáveis por manter a boca livre de complicações derivadas de problemas originados de maus hábitos de higiene bucal.

Isso se deve ao fato de o fio dental ser responsável por higienizar as regiões onde a escova de dentes não consegue alcançar. Além disso, é importante utilizá-lo da maneira correta a fim de evitar problemas causados pelo seu mal uso.

Portanto, é recomendado utilizá-lo após todas as refeições juntamente com a escova de dentes, pois somente assim é possível manter uma boa higiene bucal e evitar:

  • Tártaro;
  • Placa bacteriana;
  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Periodontite.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista garantem que ele possa avaliar seus hábitos de higiene bucal e possa recomendar alguns modelos de fio dental para aparelho.

Desse modo, é possível descobrir sua causa e tratá-la antes que se torne um problema que seja que dificulte sua resolução.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e dessa maneira o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Fio dental para aparelho: conheça os diferentes modelos publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário