Gengivoplastia valor: saiba mais sobre ela e quanto custa

A procura de realizar o procedimento, as pessoas costumam pesquisar sobre gengivoplastia valor, com finalidade de saber quanto custa o procedimento.

A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico odontológico que é realizado em consultório.

Também conhecida como cirurgia plástica da gengiva, essa é uma cirurgia que tem o objetivo de promover a correção do formato da gengiva em torno da dentição.

Dessa maneira, confira mais a respeito da gengivoplastia, como o que é, para que serve e seu valor:

O que é gengivoplastia?

Atualmente, a busca pelo sorriso perfeito tem sido cada vez mais intensa, o que leva as pessoas a procurarem por maneiras de deixar os dentes brancos e alinhá-los.

Porém, além dos dentes brancos e alinhados, é importante que as gengivas também se encontrem saudáveis e sejam esteticamente agradáveis.

Desse modo, foram desenvolvidos procedimentos que visam corrigir o formato da gengiva, a gengivectomia e a gengivoplastia.

Com o desenvolvimento desses dois métodos, foi possível manter uma boa aparência da gengiva, pois através deles é possível corrigir tanto o excesso quanto a falta da gengiva.

Sendo assim, a gengivoplastia é uma cirurgia feita na gengiva que permite remodelar as bordas da gengiva para deixar suas bordas mais agradáveis esteticamente.

Para que serve a gengivoplastia?

A gengivoplastia é um procedimento que consiste em uma cirurgia feita para corrigir o excesso de gengiva em determinada região.

Portanto, esse procedimento consiste na remoção do excesso de gengiva na região, o que oferece ao paciente a oportunidade de redesenhar sua gengiva.

Sendo assim, esse procedimento baseia-se na remoção do excesso de gengiva e remodelamento da gengiva restante.

Além disso, o sorriso gengival não é um problema puramente estético pois ele também causa problemas deixar a gengiva mais vulnerável a infecções e inflamações.

Dessa maneira, a gengivoplastia não é um procedimento apenas estético, visto que ela também corrige os problemas causados pelo excesso gengival.

gengivoplastia como é feita

Como é feita?

Como todo procedimento cirúrgico, a gengivoplastia também necessita de uma pré-avaliação para analisar se o processo surtirá o efeito desejado no paciente.

Também é necessário avaliar se o paciente não possui nenhuma complicação bucal que possa atrapalhar o procedimento.

Desse modo, caso seja detectada alguma complicação que possa interferir no sucesso do procedimento, ela precisará ser tratada antes de se iniciar o procedimento.

Portanto, caso não exista nenhum empecilho, a cirurgia é agendada e são feitos todos os tipos de exame necessários para sua realização, como a radiologia odontológica.

Por meio desses exames o profissional consegue traçar melhor a maneira para realizar a cirurgia.

Após realizados os exames e traçado o modo como a cirurgia será feita pode-se dar início ao procedimento.

Inicialmente é feito uma limpeza no local para evitar contaminações e logo em seguida aplica-se a anestesia para que o paciente passe pelo procedimento da maneira menos dolorosa possível.

O procedimento em si é feito utilizando um bisturi, que pode ser o convencional ou o laser, que realiza o corte enquanto cauteriza as feridas feitas por ele.

Após finalizado o processo não é necessário dar pontos, visto que as mucosas da boca possuem são conhecidas por sua rápida cicatrização. Dessa maneira, o processo de cicatrização costuma durar até no máximo 3 dias.

Qual a diferença entre gengivoplastia e gengivectomia?

Tanto a gengivoplastia quanto a gengivectomia são cirurgias realizadas para remover o excesso de gengiva que faz com que o paciente tenha um sorriso gengival.

Dessa maneira, a diferença entre elas se baseia no motivo pela qual ela é feita, sendo que a gengivoplastia é o nome dado a essa cirurgia quando ela é feita apenas com objetivos estéticos.

Quando ela é feita com o objetivo de acabar com problemas derivados do excesso de gengiva é chamada de gengivectomia.

Sendo assim, ambas se tratam da mesma cirurgia, porém recebem nomes diferentes de acordo com o motivo pelo qual são feitas.

Contraindicações

A gengivoplastia é um procedimento feito para pacientes que possuem sorriso gengival, que acontece quando há um excesso no tamanho da gengiva dele.

Desse modo, apesar de geralmente ser feita para remover o excesso de tecido gengival que se encontra sobre os dentes, ainda existem algumas contraindicações para esse procedimento.

Sendo assim, não podem fazer a gengivoplastia pacientes que possuem:

  • Cárie ou algum outro tipo de problemas que possa afetar a gengiva;
  • A necessidade de remover um grande pedaço da gengiva;
  • Problemas de coagulação;
  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Suspeita ou confirmação de gravidez;
  • Hábitos de higiene bucal precários

Dicas de como cuidar bem da sua gengiva

Assim como cuidar bem dos dentes para obter um sorriso perfeito é necessário que o paciente também cuide bem da saúde de sua gengiva.

Isso se deve ao fato de que assim como os dentes, a gengiva também pode ser afetada pelas chamadas doenças periodontais.

Dessa forma, para cuidar bem de sua gengiva, o paciente deve:

  • Utilizar o fio dental da forma correta, pois ele consegue limpar entre os dentes nos locais onde a escova não alcança;
  • Escovar os dentes diariamente após as refeições, para remover os resíduos de alimentos que podem causar um acúmulo de bactérias;
  • Utilizar enxaguante bucal para complementar a higienização, é importante lembrar que ele não deve ser utilizado para substituir a escovação ou uso do fio dental;
  • Evite consumir cigarros, pois eles são grandes responsáveis por causar problemas não só para a saúde do corpo, mas também para a saúde bucal;
  • Limpe bem a língua, para remover os restos de alimentos e microrganismos que se acumulam sobre ela;
  • Manter uma alimentação saudável, para evitar déficits vitamínicos que podem gerar complicações na saúde gengival;
  • Visitar regularmente o dentista, para realizar o acompanhamento da maneira ideal de modo que seja possível evitar complicações, além da possibilidade de identificá-las e tratá-las antes que se tornem complicações graves.

gengivoplastia recuperação

Gengivoplastia recuperação

O sucesso da gengivoplastia depende bastante dos cuidados efetuados durante o processo de recuperação da cirurgia.

Dessa forma, desrespeitar o tempo ideal de repouso ou consumir determinados alimentos que deveriam ser evitados estão entre os maiores causadores de problemas durante o período de recuperação.

Dessa maneira, para que não haja nenhuma complicação durante o período de cicatrização é importante que o paciente siga todas as recomendações do profissional.

Apesar de se tratar de uma cirurgia que possui o processo de recuperação bem simples e rápido, ainda é necessário ter cuidado para evitar complicações.

Portanto, durante o período de recuperação deve–se:

  • Tomar as medicações na hora correta;
  • Evitar cuspir;
  • Evitar ingerir alimentos muito quentes;
  • Ter cuidado na hora de realizar a higienização bucal;
  • Mantenha repouso durante os 3 primeiros dias para evitar complicações como sangramentos e afins.

Gengivoplastia valor

A gengivoplastia não possui um valor fixo determinado, portanto não é possível afirmar um valor exato para esse procedimento.

Porém, é possível estabelecer um preço médio, que pode variar de acordo com região, profissional escolhido e número de dentes que deseja-se incluir no processo.

Desse modo, a gengivoplastia possui um valor médio de até R$ 600  (seiscentos reais) por dente, podendo variar para cima ou para baixo.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para confirmar a viabilidade da gengivoplastia. Além disso, é por meio das visitas que é possível fazer um orçamento e descobrir o valor da gengivoplastia.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Gengivoplastia valor: saiba mais sobre ela e quanto custa publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário