4 dicas de investimento para iniciantes começar

À medida que o tempo passa, aumenta o número de brasileiros com pouca ou nenhuma experiência em investimentos que estão se mostrando dispostos a largar a poupança e aprender formas seguras e rentáveis para guardar seu rico dinheirinho.

Siglas como CDB, LCI, LCA, entre outras, aos poucos, vão entrando no vocabulário das pessoas que, no entanto, ainda têm dificuldades em compreender o que significam e, principalmente, para que servem.

Neste artigo, vamos tentar ajudar o candidato a investidor a entender um pouco mais sobre o tema, além das razões pelas quais já é hora de aposentar a velha poupança.

Por que não vale a pena investir na poupança?

Quando a pessoa resolve poupar dinheiro, em geral, ela tem ao menos dois objetivos: primeiro, acumular reservas com alguma finalidade específica – aposentadoria, uma viagem, pagar estudos etc; segundo, proteger o dinheiro da inflação e garantir o poder de compra.

O primeiro caso – simplesmente guardar dinheiro – pode ser feito na poupança. O problema é que a aplicação mais popular historicamente no país também vem enfrentando péssimos rendimentos nos últimos anos, de forma que não tem conseguido acompanhar a inflação.

Assim, na prática, o dinheiro guardado na poupança, com o passar do tempo, acaba tendo menos valor do que quando foi investido.

Explicada essa situação, vamos então para alguns investimentos que podem ser uma boa alternativa à poupança para quem está iniciando.

Certificados de Depósito Bancário (CDB)

O CDB é um investimento de renda fixa, disponível em quase todos os bancos, tão seguro quanto a poupança, porém, com rendimentos geralmente maiores. 

Na prática, ao investir nessa modalidade, o investidor está “emprestando” dinheiro ao banco, que usará o que for captado para conceder empréstimos a outras pessoas. No vencimento do título, o investidor recebe de volta o valor investido, acrescido de juros.

Mesmo tendo uma data de vencimento, muitos CDBs oferecem liquidez diária, o que significa que é possível resgatá-los a qualquer momento.

Tesouro Direto

Lançado há 20 anos, o Tesouro Direto é uma plataforma do Tesouro Nacional que, desde sua criação, sempre atraiu a atenção de investidores pela sua rentabilidade e segurança.

Através do Tesouro Direto, o investidor adquire títulos públicos de renda fixa, “emprestando” dinheiro para o governo federal. A receita oriunda dos investimentos é usada em obras de saúde, educação, ações sociais, entre outros fins e, na data do vencimento do título, o investidor resgata o valor, acrescido dos juros.

Entre as vantagens do Tesouro Direto está o fato de ser considerado um investimento seguro, uma vez que o pagamento é garantido pelo próprio governo federal. Além de render acima da poupança, em alguns casos é possível saber com antecedência qual será o rendimento do título.

LCI e LCA

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Agrícola (LCA) são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras, com intuito de captar recursos para investimentos nos setores aos quais seu próprio nome indica – imobiliário e agrícola. 

Na prática, essa é a única diferença entre esses investimentos: o direcionamento que a instituição faz do valor arrecadado. Também é comum o fato dos dois títulos oferecerem a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que garante aos investidores ressarcimento em até R$ 250 mi em caso de problemas com a instituição financeira.

As LCI e LCA são isentas de imposto de renda, o que é a principal vantagem em relação a outros investimentos, como CDB e Tesouro Direto. Por outro lado, resgatar o investimento antes do vencimento pode acarretar perdas para o investidor.

Investimentos esportivos

Uma das possibilidades de investimento que mais vem se destacando de alguns anos para cá está nas apostas esportivas. E é fácil entender o porquê da popularização desse modelo: ele atende ao sonho de boa parte dos brasileiros, que é ganhar dinheiro com algo que somos apaixonados, o futebol.

Justamente o fato de (quase) todo brasileiro ter um time de coração faz com que o esporte seja bem mais familiar para as pessoas do que os investimentos tradicionais.

Também há a facilidade: basta criar uma conta numa casa confiável, como a bet365, com a possibilidade de investir valores bem pequenos e ainda ganhar um bônus para novos usuários.

Em suma: trata-se de um grande filão dentro da renda variável e com excelentes possibilidades de lucro.

Deixe um comentário