Invisalign antes e depois: conheça os seus benefícios

Você sabe quais são os benefícios do invisalign antes e depois?

O invisalign é um tipo de aparelho ortodôntico móvel transparente capaz de proporcionar uma série de benefícios para a estética e saúde bucal.

Veja aqui tudo o que você precisa saber o invisalign, como o procedimento funciona, indicações, contraindicações e quais são os seus principais benefícios:

O que é invisalign?

O invisalign, ou alinhador transparente, é um dos principais tipos de aparelho ortodôntico, se destacando dos demais pela ausência das pecinhas características do aparelho convencional.

Esse modelo é caracterizado por ser uma placa (moldeira) feita de um material acrílico ou poliuretano que faz com que ele seja transparente e proporcione uma melhor estética durante o tratamento, além de uma experiência mais confortável e uma higienização mais tranquila.

Comumente, esse tipo de aparelho é indicado em casos de desalinhamento e problemas leves, também podendo ser usado como contenção ao final do tratamento com o fixo tradicional.

O tratamento com o invisalign, assim como os demais, é capaz de trazer um resultado satisfatório ao final do tratamento, que tende a ser menor pela ausência da necessidade de manutenções na frequência dos modelos fixos.

Quais são as indicações?

O invisalign pode ser indicado para a solução de diferentes problemas da zona bucal:

  • Mordida cruzada;
  • Dentes apinhados;
  • Sobremordida;
  • Prognatismo;
  • Diastema (espaçamentos avantajados nos dentes).

Contudo, mesmo com as indicações principais, a avaliação pelo ortodontista é essencial para que sejam consideradas as particularidades dos casos.

invisalign

Como funciona o tratamento com o invisalign?

Assim como demais tratamentos ortodônticos, antes de tudo o paciente deve passar pela avaliação de um ortodontista de confiança, para que seja feita a avaliação da arcada dentária, tal como o problema.

É por meio dessa avaliação que o dentista irá identificar qual o melhor tipo de tratamento para você. Caso o invisalign seja a melhor opção, o profissional irá te encaminhar para o início do tratamento, em que serão feitos scanners de dentição para que assim seja feita a confecção do aparelho.

Para que haja o planejamento do procedimento, é feito o mapeamento digital da arcada dentária juntamente a análise detalhada das estruturas dentárias.

A confecção do aparelho invisalign é feita associada a uma tecnologia avançada, dando uma maior segurança ao tratamento. O scanner, chamado iTero Element, utilizado é desenvolvido especialmente para o sistema Invisalign e permite que o dentista obtenha uma imagem 3D da arcada dentária.

Buscando um melhor ajuste na boca do paciente, cada alinhador é cortado individualmente, também sendo utilizada a tecnologia SmartTrack para um melhor ajuste.

Após a avaliação feita pelo ortodontista, o paciente pode ser encaminhado a radiografias e exames de imagem para que haja a confirmação do diagnóstico para assim haver a criação do plano de tratamento.

Com a finalização das moldeiras personalizadas, o paciente recebe kits com essas placas removíveis, sendo orientado para um uso seguro. As manutenções ainda existem, mesmo não sendo na mesma frequência que a indicada para aparelhos ortodônticos.

O alinhamento proposto pelo invisalign é adquirido justamente pela troca periódica das placas, que possuem tamanhos diferentes. À medida que o tratamento vai avançando, os alinhadores vão se apertando a arcada dentária, permitindo que os dentes se locomovam em pró de uma mordida correta.

Como deve ser o uso do Invisalign?

Para que o tratamento com o invisalign seja vantajoso, é importante que se siga os bons hábitos de uso. Por ser removível, o alinhador transparente tende a não ser indicado para crianças e pessoas com problemas na higienização, já que acabam por não ter a disciplina necessária durante o uso.

O indicado é que um alinhador seja usado por uma ou duas semanas seguidas, de 20 a 22 horas por dia, havendo a substituição por outro alinhador em seguida.

A higienização do aparelho, assim como nos demais modelos, é essencial para o sucesso do tratamento e manutenção da saúde bucal em meio ao tratamento.

Dessa forma, para manter os alinhadores limpos o dentista deverá orientar que a higienização seja feita com água morna, utilizando uma escova de dentes convencional à parte. Após a limpeza, deixe o aparelho secar e encaixe o aparelho novamente. O uso do fio dental e o do enxaguante bucal devem continuar regulares.

O dentista também poderá fazer a indicação de produtos específicos para a limpeza da placa, que possam ser diluídos na água e sejam capazes de promover uma higienização mais eficiente.

Vale ressaltar que o uso do aparelho deve ser diário para que os resultados sejam obtidos e o paciente se beneficie com um sorriso mais bonito e mais harmônico ao final do tratamento.

Quais os benefícios do invisalign?

Como já dito, o uso do invisalign é capaz de proporcionar várias vantagens ao tratamento ortodôntico por conta de sua maior tecnologia..

Entre os principais benefícios do modelo estão:

Conforto

A maior promoção de conforto é um dos destaques da correção por alinhadores transparentes. Isso principalmente pela falta de estruturas metálicas e pontiagudas presentes nos aparelhos fixos convencionais.

Por conta de seu tipo de material, o invisalign possui cantos arredondados, fazendo com que o paciente não machuque ou lesione a mucosa durante o uso. É também essa característica que permite que o paciente consiga usar o modelo em meio a prática de atividades físicas.

A promoção de conforto também pode está interligada com a confecção do aparelho feita de forma personalizada, graças a tecnologia do escaneamento digital e a tecnologia 3D.

Estética

A estética é um dos que fazem com que o tratamento com o invisalign seja bem aceito nos consultórios odontológicos. Por serem transparentes, quase não são perceptíveis ao sorrir e falar, o que permite uma melhor autoestima e autoconfiança durante as correções.

A falta das estruturas comuns nos aparelhos fixos e das famosas borrachinhas também são favoráveis.

Praticidade

Por ser um aparelho móvel, o invisalign é capaz de trazer maior praticidade ao tratamento. Assim sendo, a placa pode ser removida na hora de se alimentar e da higienização, fazendo com que os alimentos não grudem em sua estrutura e acabem por dificultar a sua limpeza.

Além disso, a praticidade não é percebida apenas em meio a correção da arcada, mas também em meio ao planejamento do processo, por meio da facilitação que a tecnologia do sistema propõe, resultando em uma conclusão de maior rapidez. Aqui pode-se destacar ainda a ausência dos moldes com gesso, propondo uma melhor experiência.

Higienização bucal

Por conta de sua propriedade removível, o invisalign propõe uma higienização simplificada. Pela falta das estruturas coladas na boca, há a menor retenção de sujeira, o que facilita na hora da higienização.

Em consequência, há a prevenção de problemas bucais devido ao acúmulo de placa bacteriana, como o desenvolvimento de cáries e doenças periodontais.

Alimentação descomplicada

Ao contrário do que ocorre em meio ao tratamento por aparelho fixo, a alimentação durante o aparelho invisalign não requer muitas restrições.

O paciente pode continuar a sua dieta alimentar normalmente, sem comprometer o aparelho, já que ao ingerir algum alimento ele terá de ser removido.

Contudo, buscando a manter a boa saúde bucal, é necessário que alimentos com alto teor de açúcar, ácidos e bem pigmentados sejam evitados para que os dentes não sejam prejudicados.

Maior rapidez

O tratamento com invisalign tende a ser até 2 vezes mais rápido do que o feito utilizando outros tipos de aparelho.

A rapidez no processo também se deve a tecnologia de ponta utilizada no planejamento e na produção dos alinhadores. Por conta do molde digital em 3D, o ortodontista é capaz de visualizar a movimentação necessária para o alinhamento dental, definindo o método mais adequado para a situação.

O tempo de tratamento com o invisalign tende a ser de 12 a 18 meses, e os seus resultados já podem ser percebidos em questão de semanas.

Menos visitas ao dentista

Já no início do tratamento, o dentista irá dar um kit de moldeiras que deverão ser trocadas semanalmente ou a cada duas semanas pelo paciente em casa.

O planejamento de uso dos alinhadores são passados pelo profissional já na entrega desse kit, fazendo com que só seja necessário seguir as suas orientações durante o período estipulado.

As visitas ao dentista só serão feitas quando o kit acabar, ou a cada seis ou oito semanas para que o especialista avalie a evolução do caso.

Também considerando a falta das peças dos aparelhos convencionais, há a eliminação das consultas de emergência, por conta de danos as peças ou feridas na boca por irregularidades.

Tratamento menos dolorido

Pela falta do apertamento de estruturas diretas no dente, tal como os braquetes, o tratamento com as moldeiras é menos dolorido, considerando ainda a sua estrutura mais confortável.

Assim sendo, a aplicação de força do invisalign é feita de forma mais suave.

Em conjunto com a tecnologia SmartForce, são coladas pequenas peças de forma estratégica para que se auxilie os alinhadores a aplicação da força certa para que os dentes sejam movimentados sem comprometer a posição dos dentes que estão em seus lugares corretos.

Essa indicação não é feita em todos os casos e as peças são bem pequenas e da coloração dos dentes.

antes e depois invisalign

Invisalign antes e depois

Considerando todos os benefícios que a técnica é capaz de proporcionar, após o uso e as correções feitas pelo invisalign é possível perceber o alinhamento perceptível dos dentes, tal como a melhor estética do sorriso.

Indo além dos benefícios estéticos, por uma mordida correta é possível perceber a melhora das funções dos dentes, como a fala e mastigação.

O paciente então é beneficiado não só pela renovação da autoestima, mas também pela melhora da qualidade de vida e bem-estar.

Quanto custa o aparelho invisalign?

Assim como outros modelos de aparelho, o valor do invisalign costuma variar quanto ao material, profissional e clínica escolhida.

Contudo, considerando a tecnologia superior e as suas vantagens em relação aos demais, o preço do alinhador invisível costuma ser superior aos modelos tradicionais. Em média, o preço do tratamento fica em torno de R$ 2.000 (dois mil reais) a R$ 6.000 (seis mil reais). 

Vale considerar que o preço também vai depender da gravidade do caso e da duração do tratamento.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Invisalign antes e depois: conheça os seus benefícios publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário