Lente de contato dental: o que é, antes e depois e preço

Para quem almeja um sorriso bonito e saudável, as visitas regulares ao dentista são a solução. Contudo, é comum que com o tempo, os dentes adquiram manchas e enfraqueçam. Devido a isso, há algumas soluções, como a lente de contato dental.

A lente de contato dental é um dos principais procedimentos estéticos para quem quer reverter essa situação e melhorar a aparência.

Veja aqui tudo o que você precisa antes de colocar lente de contato dental, seus benefícios e vantagens, duração e quanto custa:

O que é lente de contato dental?

A lente de contato dental é uma lâmina de porcelana aplicada sobre os dentes para a reparação de danos estéticos. Por meio da colocação dessas capas é possível cobrir alterações de cor, formato e fraturas que comprometem a boa aparência do sorriso.

Esses laminados cerâmicos possuem uma espessura muito fina, entre 0,2 mm e 0,4 mm, sendo quase transparentes. Para a colocação das lentes é feita a moldagem e o planejamento estético, para que o procedimento seja feito em segurança.

A colocação dessas lentes tende a ter um resultado satisfatório e duradouro, sendo a solução para recuperar a vontade de sorrir, melhorar a autoestima e reerguer a confiança.

Uma vez que o material utilizado é bem semelhante à cor natural do dente, o efeito estético é bem agradável, sendo assim, não causando estranhamento e sendo um ótimo procedimento preparatório.

Quem pode utilizar a lente de contato dental?

A lente de contato dental pode ser utilizada por qualquer paciente que deseje corrigir os dentes esteticamente, seja em sua forma, cor ou tamanho.

Caso o paciente possua alguma complicação como cáries ou gengivite, é necessário tratar as complicações antes de realizar a instalação das lentes de contato dental.

Como se fixam as lentes nos dentes?

Para a instalação das lentes de contato dental, primeiro é realizada uma avaliação e o planejamento do procedimento.

Logo em seguida é realizado o desgaste dos dentes que é necessário para a fixação das lentes de contato e logo em seguida elas são fixadas nos dentes.

Para instalar a lente de contato dental é necessário utilizar anestesia?

O uso da anestesia para a instalação da lente de contato irá depender do quão profundo será o desgaste dentário. Dessa forma, caso o desgaste dentário seja somente superficial e não atinja a camada da dentina, não é necessário utilizar anestesia.

Porém, nos casos onde é necessário desgastar parte da dentina, é sim necessário realizar o uso da anestesia para realizar o desgaste.

Demora muito tempo para realizar o procedimento?

Para a instalação das lentes de contato é necessário realizar uma consulta de planejamento. Logo em seguida é necessário realizar mais algumas consultas nas quais serão realizadas a confecção das lentes, os ajustes e a cimentação.

Dessa maneira, o tempo entre a primeira consulta e a instalação final das lentes costuma ser de em média um mês.

Dói para instalar as lentes de contato dental?

A instalação da lente de contato dental é um procedimento completamente indolor, devido ao fato de que quando necessário é utilizado anestesia para não haver dor.

Dessa maneira, não é necessário sentir medo de sentir dor para instalar as lentes de contato dental, pois caso seja necessário o dentista utilizará anestesia para que não haja dor.

lente de contato dental

Quais são os tipos de lente de contato dental?

As lentes de contato dental são definidas por diversas técnicas ultrafinas de facetas de porcelanas, que por sua vez se trata de um laminado de ampla utilidade em tratamentos de estética em meio da ortodontia.

As lentes, ao contrário das facetas, apresentam como característica principal o fato de que não precisam de desgastes nos dentes para serem aplicadas. O desgaste para lentes de contato, quando feito, normalmente é mínimo, sendo maior na colocação de facetas dentárias, já que são mais espessas.

Há uma série de avanços tecnológicos que envolvem esse acessório, que envolvem o suporte de cerâmica, que tem como finalidade a cobertura do fragmento do dente que não está em harmonia com o resto da arcada.

As lentes de contato são feitas sob medida?

Para que o encaixe das lentes de contato dental sejam perfeitos, é necessário que elas sejam feitas sob medida para cada paciente.

Dessa maneira, para instalá-las, há uma visita na qual o paciente vai ao consultório apenas para que seja feito o molde e a confecção das lentes de contato.

Sendo assim, elas são feitas de forma que garantam o perfeito encaixe nos dentes e promovam um sorriso mais agradável para o paciente.

Quais são as suas indicações e contraindicações?

São várias as possíveis indicações para a colocação das lentes de contato dental, entre as principais motivações pode-se citar:

  • Melhora estética – tampando manchas, fraturas e tratando desarmonia do sorriso;
  • Ajuste do comprimento ou da largura dos dentes;
  • Melhora do impacto do diastema;
  • Reparação de dentes fraturados ou lascados;
  • Reparação de problemas de desgastes por bruxismo;
  • Conserto de dentes prejudicados por restaurações em resina;
  • Ajuda em tratamentos ortodônticos;
  • Correção de ângulos.

Quanto às contraindicações incluem menores de 18 anos que ainda estão em fase de crescimento facial, pessoas com dentes acinzentados por tratamento de canal, pacientes com extensas restaurações ou desgastados pelo bruxismo e diante de uma transferência de grupos dentários por tratamento dos incisivos.

Entre outras possíveis contraindicações estão dentes para frente, dentes apinhados (tortos e girados), dentes com muitas restaurações em resina (pouca estrutura dental) e escurecimento dental acentuado por fluorose ou antibióticos. Dessa forma, cabe ao odontologista encaminhar o paciente para o melhor tratamento possível.

Quais os riscos da instalação das lentes de contato dental

Quais os riscos da instalação das lentes de contato dental?

A instalação e utilização das lentes de contato dental normalmente não envolve nenhum tipo de risco quando realizada por um profissional capacitado.

Porém, quando elas são instaladas por um profissional não capacitado, há o risco de elas serem mal instaladas, o que abre espaço para possível infiltração de cáries e outras complicações dentais.

Posso remover a lente de contato dental?

A resposta curta para essa pergunta é não. Isso se deve ao fato de que para sua instalação é necessário realizar o desgaste dos dentes.

Sendo assim, como os dentes são estruturas que não se regeneram, não há como eles voltarem ao normal após a instalação das lentes de contato dental.

Portanto, a lente de contato dental é um procedimento definitivo, ou seja, após sua instalação não é possível voltar atrás.

A lente de contato dental pode manchar?

As lentes de contato dental são confeccionadas de porcelana odontológica, que é um material muito resistente ao amarelamento.

Sendo assim, é bastante incomum que as lentes de contato dental fiquem manchadas.

Porém, independentemente do fato de mancharem ou não, é importante ter cuidado com a higiene bucal.

Isso se deve ao fato de que ainda podem surgir problemas gerados pela má higienização, como por exemplo a gengivite.

O que é possível corrigir com as lentes?

As lentes de contato são utilizadas majoritariamente como um tratamento puramente estético, porém elas também podem ser utilizadas para corrigir alguns problemas, como:

  • Igualar a tonalidade dos dentes;
  • Correção de pequenas fraturas ou lascados;
  • Correção de pequenos diastemas;
  • Remover pequenas diferenças do tamanho dos dentes.

Juntamente com todos esses benefícios elas também contribuem para que o paciente possa reganhar sua autoconfiança e autoestima por obter um sorriso mais atrativo.

Quais são os benefícios da lente de contato dental

Quais são os benefícios da lente de contato dental?

A lente de contato dental pode trazer uma série de benefícios, não só estéticos, mas também para a qualidade de vida do paciente. Entre as principais vantagens da aplicação da lente de contato dental estão:

  • Renovação da harmonia do sorriso;
  • Resultados satisfatórios;
  • Procedimento rápido – podendo o procedimento ser finalizado com 2 sessões;
  • Procedimento reversível – podendo haver a remoção das lentes pelo dentista;
  • Preservação da estrutura dental – já que a técnica não requer desgastes nos dentes;
  • Técnica segura;
  • Aspecto natural – com um sorriso bonito e de aparência saudável pela tonalidade e brilho semelhante aos dentes naturais em bom estado.

Melhor aspecto estético

O sorriso é considerado o nosso cartão de visita, conseguindo impactar diretamente em nossa qualidade de vida e em nossos relacionamentos. Seja em sua vida pessoal ou em sua vida profissional, uma pessoa que se sente insatisfeita com o sorriso geralmente é afetada negativamente com a baixa da autoestima e a falta de confiança.

A lente de contato dental atua justamente nessa insatisfação com o sorriso, melhorando o seu impacto estético e revitalizando a autoestima e a segurança em meio ao ciclo social.

Por fim, as lentes atuam no aperfeiçoamento da dentição por meio da reparação de danos como dentes separados, quebrados e mal posicionados, ao tempo que proporcionam ao usuário uma arcada mais harmônica e com aparência natural. E dessa forma, recuperando também a autoconfiança.

Conservação do aspecto natural dos dentes

Como dito, ao atuar na estética do sorriso, as lentes devolvem dentes mais brancos à arcada dentária, sendo a principal solução para dentes que foram manchados por hábitos alimentícios.

É minimizando os desgastes perceptíveis dos dentes que, por fim, a lente de contato dental consegue entregar um melhor impacto estético por suas estruturas finas.

Para que esse efeito positivo seja conservado, uma higiene bucal adequada ainda deve ser uma prioridade, evitando que em meio ao tratamento complicações surjam, como as cáries e as doenças gengivais (gengivite e periodontite).

Deve-se ter em vista que a aplicação da lente de contato não previne o desenvolvimento desses problemas bucais, além de que se deve atentar ao fato de que essa estrutura não é de total cobertura.

Melhor funcionalidade da dentição

Por fim, sem ser comprometido, o procedimento traz conforto enquanto se atenta à aparência e ao bom funcionamento das funções essenciais, como a mastigação e a fala.

Esse restabelecimento da funcionalidade da arcada, visa com rapidez, recuperar a eficiência dessas funções que possam ter sido comprometidas por meio dos danos estéticos.

Com isso, para o sucesso do tratamento é necessário seguir as orientações do dentista, não só quanto a higiene bucal, mas também quanto aos cuidados necessários com a escovação. Isso considerando a maior fragilidade desse acessório quanto aos dentes naturais. Evitar alimentos duros, por exemplo, pode impedir o acontecimento de fraturas da lente.

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

O tempo de duração da lente de contato dental é uma dúvida bastante comum entre os pacientes que desejam instalá-la.

Apesar de parecer um tanto quanto frágil devido ao seu tamanho e espessura, porém elas são bastante resistentes e duráveis.

É estimado que ela possa durar por um período de até 20 anos, porém essa duração irá variar de acordo com o cuidado do paciente com elas.

Dessa maneira, para que suas lentes de contato dental durem o maior tempo possível é necessário seguir as recomendações do dentista.

Além disso, as visitas regulares ao consultório podem contribuir para que essa duração seja estendida.

lente de contato dental antes e depois

Lente de contato dental, antes e depois

Em suma, ao recorrer a aplicação da lente de contato dental você abre as portas para a inovação da odontologia estética e as suas vantagens para um sorriso mais bonito e harmonioso.

A sua aplicação é a mais indicada em casos de manchas, desgastes e fraturas, sendo a solução estética mais viável dentre as demais nesses casos, melhorando consideravelmente a autoestima e qualidade de vida.

Lente de contato dental ou faceta dentária, qual a diferença?

Muitas pessoas confundem a lente de contato dental com aplicação de facetas dentárias, ou não conseguem definir qual é a real diferença entre os dois tipos de próteses.

Contudo, a principal diferença entre os produtos é a espessura, já que a das facetas tende a ser maior, que possuem cerca de 0,7 mm de densidade. É justamente por essa consistência que as facetas tendem a ser indicadas em casos mais complexos em relação ao sorriso.

Por conta de serem mais densas, ao contrário das lentes de contato, a aplicação das facetas dentárias requer o desgaste dos dentes, mesmo que mínima. O desgaste é feito para que os dentes sejam uniformizados, buscando um mesmo ângulo e espessura.

A escolha do procedimento certo irá depender da percepção do profissional, logo, recorra a um dentista especialista em dentística para tirar as suas possíveis dúvidas. 

Normalmente, é a faceta a responsável por tratamentos que envolvem restaurações antigas, dentes desalinhados e muito manchados, com o mesmo comprometimento estético.

Como é feito o procedimento de lente de contato dental?

O procedimento de lente de contato dental é bem simples e não invasivo, mas deve ser feito somente com a indicação do dentista. Por conseguinte, pode ser necessário o uso de anestesia, o que irá depender do nível de desgaste a ser realizado nos dentes.

Antes de ser iniciada a sessão, o paciente é submetido a avaliação da saúde bucal do paciente, identificando algum problema e o tratando inicialmente para que a colocação das lentes de porcelana não colaborem com a evolução do problema, e posteriormente, com a extração do dente.

Caso a saúde bucal e dos dentes estejam em dia, o procedimento pode ser feito tranquilamente, se recomendado. Diante de dentes muito escurecidos, antes da sessão, o odontologista pode encaminhar o paciente para um clareamento dental, para um melhor resultado.

Já na colocação das lentes de contato dental, o profissional irá analisar o rosto e o sorriso do paciente. Além disso, para uma melhor percepção da área, o paciente será submetido a um série de imagens digitais, fotografias e radiografias para que haja um planejamento mais certeiro e evitando desapontamentos.

Dessa forma, é feito um scanner da boca para que seja criado o modelo da dentição a ser reparada.

É por meio do planejamento que é feita a confecção das lentes de contato em uma impressora 3D, também considerando as necessidades do paciente.

Quando prontas, as lentes de contato dental são fixadas sobre os dentes, uma por uma, após o desgaste dos dentes. Para a colocação, é utilizado um produto ácido, que auxilia na união do composto cerâmico ao dente.

Quanto tempo dura a lente de contato dental

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

O tempo de duração da lente de contato dental depende de como o paciente irá manter os cuidados após o procedimento.

Contudo, a média de duração do procedimento é de 15 anos, uma vez que há situações em que o tempo pode expandir. Isso também se deve a resistência do produto.

Contudo, ainda assim é necessário que as visitas ao dentista se mantenham regulares, de 6 em 6 meses, para que se observe se estão bem posicionadas, bem fixadas e assim evitando futuras complicações. Com o tempo, o intervalo das visitas pode aumentar para um ano para que sejam feitas as observações.

Como cuidar da lente de contato dental?

Para que as lentes de contato sejam mantidas em bom estado, é necessário recorrer a alguns cuidados do cotidiano. Entre os principais cuidados que devem ser mantidos estão:

  • Higiene bucal adequada – escovação ao menos 2 vezes ao dia, uso de creme dental pouco abrasivo e uso do fio dental diário;
  • Bochecho com antisséptico bucal na periodicidade indicada pelo dentista;
  • Evitar alimentos e bebidas bem pigmentadas – como chocolate, café, vinho, açaí e refrigerante;
  • Evitar alimentos muito duros;
  • Não roer as unhas, morder tampas de caneta, abrir embalagens com os dentes;
  • Evitar fumar;
  • Utilizar placa de bruxismo caso seja portador do distúrbio;
  • Consultas regulares ao dentista para o check-up odontológico.

Qual é a melhor lente de contato dental ou facetas de resina?

Para decidir se é melhor utilizar a faceta de resina ou a lente de contato dental deve-se realizar uma consulta com um dentista para saber qual a mais indicada para o seu caso.

Sendo assim, apesar de os dois procedimentos serem utilizados com quase a mesma indicação, há diferenças entre eles.

Dessa forma, na hora de optar qual dos dois escolher é importante levar em consideração que:

  • As facetas de resina exigem menos consultas para sua fixação, então pode ser uma opção mais atraente para pacientes que estejam com pressa;
  • As facetas também são um procedimento mais barato, portanto, caso o valor seja um fator importante na decisão as facetas podem ser mais agradáveis;
  • As lentes de contato dental são mais duráveis, portanto, elas são mais indicadas caso o paciente esteja procurando por uma opção mais durável.

lente de contato dental valor

Afinal, qual o valor da lente de contato dental?

O valor da lente de contato tende a ser bastante variável, dependendo da necessidade do paciente, do material, profissional e da clínica escolhida.  

Para dentes varia em média entre R$ 1.600 (mil e seiscentos reais) a R$ 3.500 (três mil e quinhentos reais).

Visitas regulares ao dentista

Para que haja a boa manutenção da lente de contato dental, a ação preventiva em conjunto a uma boa higiene bucal, o paciente deve se atentar às visitas periódicas ao dentista.

Além da manutenção, é por meio dessas idas à clínica odontológica que se há a avaliação da zona bucal e a realização dos tratamentos regulares, como a profilaxia (limpeza profissional), impedindo com que problemas advindos da formação da placa bacteriana apareçam e impeçam a aplicação das lentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Lente de contato dental: o que é, antes e depois e preço publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário