Limpeza de dente: o que é, benefícios e quanto custa

A limpeza de dente é muito importante para manter a saúde de nossa boca. Mesmo mantendo todos os cuidados de higiene bucal em casa é preciso realizar a limpeza de dente com o profissional, por ela ser mais eficaz.

Veja neste texto sobre a limpeza de dente realizada em consultório, com qual frequência você deve realizá-la, qual o preço médio de uma limpeza de dentes e ainda algumas dicas de cuidados para se ter em casa.

limpeza do dente

O que é a limpeza de dente?

Antes de falar o porque você deve fazer a limpeza de dente, vamos falar um pouco sobre o que ela é. A limpeza de dente ou profilaxia é um tratamento preventivo muito comum na área da odontologia.

Nesse procedimento o dentista realiza a remoção de placas bacterianas, que podem levar a problemas como a cárie no dente, o tártaro, a gengivite e a doença periodontal. Um procedimento muito seguro e pouco invasivo, que pode ser feito por qualquer pessoa.

A limpeza é essencial para prevenir uma série de problemas sérios, como os que foram citados acima, e também pode ser feita em conjunto com outros procedimentos, no tratamento de muitos destes problemas.

A limpeza, garante ao paciente não só uma saúde bucal, mas também um sorriso mais bonito e confiante. A limpeza com o profissional é tão necessária quanto os cuidados básicos de higiene bucal, porém ela deve ser feita dentro de um certo período.

Como é feita a limpeza de dente?

Primeiramente ao ir ao consultório do dentista, ele vai utilizar a sonda para examinar a área ao redor de seus dentes, desta forma ele poderá ver se existe alguma bolsa periodontal em sua boca. Essa bolsa é aquela área que fica entre o dente e a gengiva onde as bactérias crescem.

E por isso é muito importante realizar a avaliação periodontal frequentemente, para avaliar se há algum problema bucal e ainda indicar algum tratamento adicional. Depois desta avaliação, o profissional irá começar o processo de limpeza dos dentes.

Esse processo é feito por meio de uma raspagem, que vai remover tártaro e placa bacteriana da superfície dos dentes e da área da bolsa periodontal, se elas existirem. O dentista poderá realizar a raspagem usando instrumentos eletrônicos ultrassônicos ou ferramentas manuais de raspagem.

No caso do polimento radicular, que é um dos procedimentos de limpeza, são necessárias no mínimo duas sessões no consultório para o procedimento ser concluído.

Quais são os benefícios de fazer a limpeza?

Como já mencionamos, a limpeza é um procedimento seguro e indolor, ela é uma forma de prevenir outros problemas bucais de forma simples e sem causar muitos problemas. Além disso, realizando esse procedimento frequentemente garantimos a estética de nosso sorriso.

A profilaxia pode evitar doenças como cárie no dente e periodontites, que podem causar muitas dores de cabeça e ainda atrapalhar a estética de nossos dentes e boca. Além disso, prevenir essas doenças bucais a limpeza de dente ajuda a manter nossa saúde no geral em bom estado.

Quanto vale uma limpeza de dente?

O valor é algo que pesa muito quando vamos tomar alguma decisão em nossa vida, e quanto a limpeza não é diferente, principalmente por se tratar de algo que devemos realizar com frequência. Mas o que pode ser uma boa notícia é que a limpeza tem um custo bem acessível.

Isto quando estamos falando da limpeza realizada a partir dos planos odontológicos que incluem em seus orçamentos a cobertura da limpeza. Desta forma você poderá realizar a limpeza frequentemente sem ter que pagar por ela, somente pagando a mensalidade do plano.

Mas quando se trata do procedimento feito em clínicas particulares o valor pode ser bem diferente, podendo ir de R$ 100 (cem reais) até R$ 1000 (mil reais). Esse pode parecer um valor caro, mas que poderá valer muito a pena, por permitir que você economize ao evitar tratamentos mais caros no futuro.

Com que frequência deve ser feita a limpeza de dente?

A frequência com que se deve manter a limpeza  pode variar muito de pessoa para pessoa, mas o indicado é se realizar de 6 em 6 meses. Somente o dentista poderá indicar a frequência certa que você deve manter, por isso é importante que ele faça a avaliação.

Quando existem inflamações gengivais mais graves, ou o uso de aparelhos ortodônticos fixos e pacientes que fumam, pode haver a necessidade de um acompanhamento mais recorrente e com uma frequência maior.

Cuidados para realizar a limpeza de dente?

A limpeza do dente não consiste somente no procedimento feito no consultório, você também deve manter alguns cuidados em casa para alcançar uma higiene bucal correta. Trouxemos aqui alguns cuidados que você deve ter para manter a saúde dos dentes e da boca.

Escove os dentes sempre após as refeições

A escovação após as refeições é imprescindível para se manter uma higienização correta da boca. Todas as vezes que nós alimentamos uma placa bacteriana se forma na superfície dos dentes, e por isso é necessário fazer a escovação para limpar e eliminar essas bactérias.

Nem sempre que comemos algo é possível realizar a escovação, mas é importante que ela aconteça no mínimo três vezes ao dia. Fique atento também à escova que irá usar, ela deve ser macia e pequena, para não machucar a boca e alcançar todos os cantinhos dela.

Use também produtos que possam auxiliar na limpeza dos dentes, como o fio dental e o enxaguante bucal, de preferência os que contêm em sua composição flúor.

Escove a língua

E na hora de fazer a sua higiene bucal de rotina, não se esqueça da língua. Ela pode ser um lugar muito propício à proliferação de bactérias, pois acumula restos de alimentos. Por isso, na hora de escovar os dentes se lembre sempre de escovar a língua.

Existem também raspadores próprios para essa função, que garantiram um resultado ainda melhor.

Enxágue bem a boca

E assim que completar a escovação, fique atento quanto ao eliminar toda a espuma que se forma na boca pelo creme dental. Essa espuma contém resíduos de alimento e possíveis bactérias, e se não for removida da boca não irá adiantar de nada realizar a escovação.

limpeza no dente

Use o fio dental

Como já mencionamos existem lugares que a escova não consegue limpar, e por isso podem acumular sujeiras e bactérias nestes locais. E o fio dental ajuda a limpar os locais de difícil acesso, ele diferente da escova pode ser usado apenas uma vez no dia, na sua última escovação.

Cuide da sua escova

A escovação não irá resolver nada se sua escova não estiver em bom estado. Quando a escova não é bem higienizada e nem bem armazenada, ela pode acumular bactérias e levá-las à boca que já foi higienizada pela escovação.

Por isso, o aconselhado é armazená-la bem e sempre a lavar após escovar os dentes. Ela também deve ser trocada de 3 em 3 meses.

Não use muito creme dental

O creme dental ajuda a higienizar a boca, no entanto o que realmente faz a sua limpeza é a escova. Por isso, não é necessário usar muito produto durante a escovação, ao contrário de estar limpando ele pode prejudicar a saúde bucal.

Isso porque o creme dental em excesso produz muita espuma, o que estimula você a terminar de escovar os dentes mais rápido, comprometendo a qualidade da higiene.

E claro mantenha o acompanhamento com o dentista, ele além de poder te ajudar com a limpeza de dente, vai saber o melhor para que você tenha uma boa saúde bucal. Um plano odontológico pode te ajudar a encontrar os melhores profissionais para te atender.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Limpeza de dente: o que é, benefícios e quanto custa publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário