O que é amigdalite: confira mais a respeito desse problema

O que é amigdalite? A amigdalite é um tipo de infecção nas amígdalas que pode causar muito incômodo, além disso existem alguns tipos diferentes.

Desse modo, além de poder ser severa ou leve, ela também pode ser viral ou bacteriana, assim como crônica ou passageira.

Neste post falaremos mais a seu respeito, sobre o que é amigdalite, seus tipos, sintomas, o que causa e como tratar:

O que é amigdalite?

Podemos definir o que é amigdalite como uma infecção nas amígdalas. Elas são responsáveis por manter o corpo livre de infecções que poderiam adentrar por meio da alimentação ou respiração.

Sendo assim, as amígdalas são peças fundamentais para a defesa do organismo, visto que elas impedem sua entrada pela garganta.

Todos nós nascemos com duas amígdalas, que ficam situadas no início da garganta, próximo à úvula.

Portanto, quando há algum caso de amigdalite, significa que elas estão infeccionadas. Isso pode significar que na tentativa de impedir que a infecção passasse, elas acabaram se comprometendo.

Dessa maneira, para resumir o que é amigdalite, podemos dizer que são os casos onde elas impedem que a infecção desça para o sistema digestivo e acabam se comprometendo e inflamando.

Geralmente, a amigdalite costuma ser mais frequente em crianças e adolescentes, visto que seu sistema imunológico costuma ainda estar em desenvolvimento, mas isso não significa que também não possa ocorrer em adultos.

Além disso, a amigdalite é o tipo de doença na garganta mais comum dentre todos os outros tipos.

o que causa amigdalite

Tipos de amigdalite

A amigdalite é a inflamação das amígdalas causada geralmente por uma infecção, portanto isso significa que geralmente ela é causada por microrganismos externos, como vírus e bactérias.

Além disso, além de poder ser causada por vírus ou bactérias, além dos diferentes agentes, elas também podem aparecer como casos crônicos ou agudos.

Sendo assim, conheça os principais tipos de amigdalite:

O que é amigdalite viral?

A amigdalite viral, assim como o nome sugere, é o tipo de amigdalite causada por vírus, e também é a causa mais comum desse problema.

Os vírus que geralmente costumam originar esse problema são:

  • Adenovírus (resfriado);
  • Influenza (gripe);
  • Herpes Simplex (herpes);
  • Coronavírus (COVID-19);
  • Vírus sincicial (Bronquiolite).

O que é amigdalite bacteriana?

A amigdalite bacteriana é a inflamação das amígdalas provocada por bactérias. Geralmente as bactérias responsáveis por essa inflamação são do gênero Streptococcus.

Além delas, ela também pode ser causadas por outros tipos de bactérias, como:

  • Staphylococcus aureus (síndrome do choque tóxico);
  • Chlamydia pneumoniae (clamídia);
  • Mycoplasma pneumoniae (pneumonia);
  • Bordetella pertussis (coqueluche).

O que é amigdalite aguda?

A amigdalite aguda faz menção a duração da inflamação, sendo assim, ela se refere a amigdalite que perdura por um tempo de até uma semana.

Sendo assim, é considerada aguda qualquer tipo de amigdalite que dure tenha a duração menor ou igual a uma semana. Além disso, como a amigdalite aguda só faz juz a duração, isso significa que ela pode ser bacteriana ou viral.

O que é amigdalite crônica?

A amigdalite crônica, assim como a aguda, faz menção a duração dos sintomas, desse modo, é considerada amigdalite crônica quando ela se estende por muito tempo ou é recorrente.

Dessa maneira, é considerada crônica qualquer tipo de amigdalite que perdure por muito tempo ou aconteça de forma frequente, e assim como a aguda, ela pode ser viral ou bacteriana.

O que causa amigdalite?

A amigdalite se refere a inflamação das amígdalas, que são órgãos que possuem a função de evitar que infecções se infiltrem pelas vias aéreas e digestivas.

Isso leva a conclusão que a amigdalite é causada por microrganismos maléficos que ao tentarem infiltrar-se no corpo acabam ficando “presos” nas amígdalas, o que gera um caso de amigdalite.

Desse modo, assim como dito anteriormente, as duas principais causas da amigdalite são os vírus e bactérias, que ao serem barrados acabam inflamando as amígdalas.

amigdalite sintomas

Amigdalite sintomas

Por se tratar de uma inflamação, a amigdalite acaba provocando alguns sintomas que podem variar de acordo com a imunidade do paciente.

Dessa maneira, tanto a intensidade quanto a quantidade de sintomas pode variar de acordo com o sistema imune da pessoa afetada.

Portanto, os sintomas da amigdalite são:

  • Dor de garganta;
  • Dificuldade na deglutição;
  • Inchaço e vermelhidão na garganta;
  • Febre;
  • Mal estar;
  • Tosse;
  • Calafrios;
  • Halitose;
  • Perda de apetite.

Além desses sintomas, nos casos onde a amigdalite é causada por bactérias há o aparecimento de pontos brancos no interior da boca e na garganta.

Esses pontos brancos se assemelham a aftas e costumam ser bastante incômodos, além de causar bastante dor e ardência ao ingerir alimentos ácidos.

Como tratar amigdalite?

O tratamento da amigdalite varia de acordo com o motivo de causa, ou seja, o tratamento muda da amigdalite viral para a bacteriana.

Porém, independentemente de qual seja o tipo, o recomendado é buscar ajuda de um profissional, visto que ele poderá orientá-lo a tratar a doença da maneira correta.

Mas geralmente as indicações costumam ser as mesmas, porém, apesar de serem parecidas, não são motivos para ignorar o atendimento médico.

Isso se faz necessário pois somente ele é capaz de realizar exames que podem comprovar se a doença é de origem viral ou bacteriana.

Desse modo, ao recorrer ao consultório, após identificar a causa ele irá traçar o tratamento adequado ao causador dessa condição.

Sendo assim, quando se trata de uma infecção viral, o próprio corpo trabalha na recuperação e para auxiliar o corpo a pessoa deve manter-se sempre bem hidratada.

Além disso, em caso de dor ou febre pode-se tomar um paracetamol ou ibuprofeno, porém, é válido lembrar que a automedicação é uma prática errada que pode trazer prejuízos para a saúde, portanto deve-se tomar esses remédios apenas quando recomendados por um profissional.

Já no caso da amigdalite bacteriana, o médico irá fazer o uso de antibióticos, visto que eles são mais eficazes no combate de bactérias.

E tendo em vista que antibióticos não são medicamentos de venda livre, apenas reforça a necessidade da ida a um profissional, visto que apenas ele é capaz de receitar os antibióticos.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista garantem ao dentista a oportunidade de explicar ao paciente o que é amigdalite, além de identificar os casos em seu início e tratá-la antes que se torne complicações mais severas.

Elas também garantem a possibilidade de realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes que deve ser realizada de 6 em 6 meses.

Além disso, é apenas por meio da profilaxia que o dentista é capaz de realizar a remoção de indícios de placa bacteriana e tártaro no dente.

As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

O que é amigdalite: confira mais a respeito desse problema publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário