O que é prótese dentária e quais são seus principais tipos?

Você sabe o que é prótese dentária?

A prótese dentária consiste em dentes artificiais que são utilizados após uma perda dentária, ou seja, ela é utilizada para repor dentes faltosos.

Sendo assim, para saber mais a respeito da prótese dentária, acompanhe o artigo abaixo:

O que é prótese dentária?

A prótese dentária é um dispositivo confeccionado com o objetivo de substituir os dentes que foram perdidos durante a vida do paciente.

A perda dos dentes pode ocorrer devido a impactos, complicações da saúde bucal ou, em alguns casos, o paciente não possui o dente permanente.

Sendo assim, a prótese dentária é utilizada com o objetivo de:

  • Melhorar a estética do paciente que não possui os dentes;
  • Proteger o periodonto do paciente;
  • Promover uma mastigação mais confortável;
  • Melhorar a fala.

Todos esses benefícios são conferidos em por sua utilização devido ao fato de a prótese possuir a função de repor os dentes perdidos.

Desse modo, ao repor os dentes por outros dentes artificiais, a prótese consegue garantir ao paciente todos esses benefícios.

Ela também oferece ao paciente a oportunidade de optar entre a prótese removível e a prótese fixa, além disso também é possível optar qual material deseja utilizar na confecção dela.

Além disso, é importante lembrar que algumas próteses exigem um tempo de adaptação maior do que outras e esse tempo também pode variar de paciente para paciente.

Tipos de prótese dentária

Assim como citado anteriormente, a prótese dentária possui diversos tipos, o que permite que o paciente possa optar dentre o modelo que mais lhe agrada.

Sendo assim, confira como é cada tipo de prótese:

o que é prótese fixa unitária

O que é prótese fixa unitária?

A prótese fixa unitária, também chamada de coroa dentária, se baseia em um tipo de prótese fixa que é responsável por substituir um único dente perdido do paciente.

Para sua instalação, primeiro é necessário fazer a instalação de um implante dentário no paciente. Isso se deve ao fato de que a coroa dentária necessita do implante, pois ela necessita do implante para ser fixada.

Ela pode ser confeccionada de resina, porcelana ou metal, de modo que cada um dos materiais possua diferentes características. Sendo assim, as características de cada material são:

  • Resina: possui um ótimo custo benefício quando comparada aos outros modelos, porém para compensar o baixo custo, ela possui uma resistência e durabilidade mais baixa;
  • Metal: a prótese unitária de metal possui um preço intermediário e uma ótima resistência e durabilidade, porém deixa a desejar no quesito estético devido ao grande contraste entre a tonalidade do metal e dos dentes;
  • Porcelana: a coroa de porcelana possui uma ótima resistência, durabilidade e aparência, porém seu valor é um pouco mais elevado que as outras opções.

o que é dentadura

O que é dentadura?

A dentadura, também conhecida como prótese total removível, é um dos modelos de prótese mais utilizados na atualidade.

Ela é confeccionada para substituir todos os dentes de uma arcada dentária, portanto ela é utilizada apenas por pessoas que perderam todos os dentes de uma ou ambas arcadas.

Essa prótese pode ser feita de diferentes materiais, que são:

  • Silicone: a dentadura de silicone, também chamada de dentadura flexível, garante que o paciente sofra menos feridas por conta da prótese, porém possui um tempo de adaptação maior;
  • Acrílico: a dentadura de acrílico, ou dentadura convencional, é o modelo rígido da dentadura e apesar de poder causar algumas feridas na boca do paciente inicialmente, ela possui um período de adaptação menor.

o que é prótese dentária parcial

O que é prótese dentária parcial?

A prótese dentária parcial, também chamada de ponte dentária, é uma prótese que possui o objetivo de substituir apenas alguns dentes perdidos de uma arcada.

Ela pode ser encontrada na forma removível, chamada de ponte móvel, e fixa, chamada de ponte fixa.

A ponte móvel convencional é confeccionada de acrílico sobre uma estrutura metálica, apesar de conseguir se assemelhar a estrutura dos dentes, algumas vezes as partes metálicas podem aparecer, o que pode causar um déficit estético.

Já a ponte móvel flexível é confeccionada de silicone, o que garante que ela seja esteticamente mais agradável, porém seu período de adaptação pode ser mais complicado.

o que é prótese dentária protocolo

O que é prótese dentária protocolo?

A prótese protocolo é um tipo de prótese que é fixada sobre implantes. Ela utiliza de 4 a 6 implantes como método de se fixar.

Ela é confeccionada de porcelana e seus implantes podem ser feitos de titânio ou zircônia, no qual ambos possuem uma ótima biocompatibilidade.

Sendo assim, a principal diferença entre eles se baseia em sua estética, de modo que a zircônia é mais esteticamente agradável devido ao fato de sua tonalidade se assemelhar à estrutura óssea.

Além disso, essa é uma prótese total, portanto é utilizada para repor todos os dentes de uma arcada dentária.

o que é prótese dentária overdenture

O que é prótese dentária overdenture?

A prótese dentária overdenture é um tipo de prótese dentária móvel, porém sua diferença se encontra no fato de que apesar de ser uma prótese móvel, ela ainda é fixada sobre implantes.

Seu sistema de fixação utiliza os implantes como uma forma de garantir maior estabilidade para a prótese. Desse modo, ela pode ser fixada das seguintes maneiras:

  • Barra-clip: o sistema barra-clip consiste em barras que ficam posicionadas nos implantes e clips que ficam posicionados na prótese. Desse modo sua fixação se dá pelo encaixe do clip na barra;
  • O’ring: a fixação por meio do O’ring é baseada em esferas na ponta dos implantes e pequenos orifícios na prótese com anéis O’ring em seu interior. Sendo assim, a fixação pelo O’ring é feita através do encaixe dos orifícios nos implantes.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o paciente possa tirar quaisquer dúvidas que ele possua em relação às próteses.

Elas também garantem que o dentista possa avaliar qual é o tipo de prótese mais indicada para o paciente.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

O que é prótese dentária e quais são seus principais tipos? publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário