Passador de fio dental: sua função e dicas de higiene bucal

O passador de fio dental é muito importante na higiene bucal de quem usa o aparelho ortodôntico. Assim como escovar os dentes, usar o fio dental é essencial para manter a higiene bucal.

Vamos falar um pouco neste texto sobre o passador de fio dental, sua função e ainda algumas dicas para te ajudar a manter a higiene de sua boca.

passador fio dental

Passador de fio dental: o que é?

Para falarmos sobre o passador de fio dental, você precisa primeiramente saber o que ele é. Muitas pessoas o confundem com o fio dental, mas na verdade ele é um instrumento para auxiliar o uso do fio dental.

O passador é uma haste flexível que passa o fio dental entre os dentes, principalmente de pessoas que usam aparelho. Pois a presença do aparelho dificulta o uso do fio dental.

Passador de fio dental: qual sua função?

A função do passador é de facilitar a hora de higienizar a boca com o fio dental. Nele os fios próprios para quem usa aparelho, são colocados e depois conseguem ser passados facilmente entre os dentes, facilitando desta forma no uso do fio dental.

O passador também auxilia pessoas que usam prótese fixa, através da condução do fio nos locais mais difíceis de serem alcançados. Como a escova não consegue alcançar os pequenos lugares nos cantos da boca, o fio dental também não consegue fazer uma boa higiene bucal em quem usa esses aparelhos.

E aí é que entra o passador de fio, como as pessoas que usam algum tipo de aparelhagem na boca tem uma certa dificuldade na hora de passar o fio entre os dentes, a higienização bucal delas fica comprometida e por isso precisam do auxílio do passador.

Agora que você já sabe o que é o passador e a importância de usá-lo vamos trazer algumas dicas que vão te ajudar a realizar uma boa higiene da boca.

Cuidados para manter a boa higiene bucal

Além de usar o passador de fio para te ajudar na hora de realizar a limpeza da boca com o fio dental, nos casos em que a pessoa usa aparelhos ou próteses fixas. Existem alguns outros cuidados que vão te ajudar a manter sua boca limpa.

Troque regularmente sua escova

Nossa escova com o passar do tempo tende a acumular bactérias e desgastar suas cerdas, por isso é muito importante que você troque sua escova regularmente. O indicado é que essa troca ocorra de três meses a três meses, ou quando perceber que as cerdas estão desgastadas.

Além disso, quando as cerdas da escova ficam desgastadas, a tendência da pessoa é que ela coloque mais força na escova, o que pode causar um desgaste também no esmalte dentário. Troque sua escova frequentemente e conserve sua escova em um lugar seco para que as bactérias não se reproduzam nela.

Tenha cuidado e calma ao escovar os dentes

A escovação é muito importante e não pode ser feita com pressa e com força, isso porque movimentos bruscos demais podem acabar causando feridas na boca e realizar a escovação com pressa pode fazer com que muitos lugares acabem sendo esquecidos.

O tempo recomendado para que você a realize é de 2 minutos, e os movimentos suaves para que não venha a danificar o esmalte dos dentes e nem causar machucados na boca.

Prefira escovas macias

Quando for comprar sua escova assim como qualquer outro instrumento da escovação é importante que você fique atento ao tipo de escova que vai adquirir. Escolha escovas de cerdas mais macias, desta forma você pode evitar que ela machuque sua gengiva.

Além disso, busque escovas pequenas que consigam entrar nos cantinhos da boca.

Não se esqueça da língua

A língua é outra parte da boca que não deve ser esquecida de forma alguma, ela é um lugar muito propício para a proliferação das bactérias, por ser úmida e devido a sua superfície áspera ela pode conter restos de comida que causam mau hálito e atraem bactérias.

No mercado atual existem algumas escovas que vêm com uma parte própria para essa função, mas também existem os limpadores específicos para limpar a língua.

fio dental com passador

Use produtos para auxiliar sua escovação

Somente o ato de escovar os dentes não consegue limpar 100% a boca, por isso é importante que você use produtos que te ajudem a alcançar essa escovação eficaz. Existem pequenos cantinhos que a escova não vai e o fio dental e o enxaguante bucal podem ajudar a limpar esses cantos.

O uso destes produtos deve ser diário, no entanto podem ser feitos apenas em uma escovação do dia, sem a necessidade de serem feitos em todas as escovações.

Usar o fio dental ajuda a prevenir a gengivite e sangramentos nas gengivas. Os enxaguantes bucais podem auxiliar na higiene da boca, mas procure os que não possuem álcool em sua composição.

Procure o seu dentista para te ajudar a escolher o melhor enxaguante recomendando os mais indicados e te auxiliar na hora de usá-lo.

Escolha a pasta de dente correta

Outra dica importante é que você também deve escolher a pasta que irá usar, pastas de dente abrasivas podem prejudicam o esmalte do dente, por isso escolha as que contêm flúor e cálcio para fortalecer o sorriso.

Pessoas que têm sensibilidade nos dentes, devem usar pastas que sejam adequadas a esse problema.

Espere 30 minutos depois das refeições para escovar os dentes

Por deixarem o esmalte dos dentes sensíveis, alimentos e bebidas ácidas, como suco de laranja e refrigerantes devem ser ingeridos com alguns cuidados.

Quando ingerir estes alimentos, espere o pH da boca se equilibrar para que você possa escovar os seus dentes. Caso não possa esperar, tome um copo de leite, essa bebida ajuda a equilibrar o pH da boca.

Não deixe de escovar os dentes antes de dormir

O fluxo de saliva ajuda a limpar os dentes, e durante a noite esse fluxo é menor. Por esta causa o efeito protetor da saliva neste horário praticamente desaparece, o que deixa os dentes bastante vulneráveis.

Por isso, é importante realizar a escovação sempre antes de dormir.

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação saudável também é muito importante para manter a higiene da boca, ela além de contribuir para a saúde de todo corpo ajuda a manter nossa saúde bucal.

Procure consumir de forma moderada alimentos ricos em açúcar e amido, como doces, massas e pães. Esses ingredientes podem atrair as bactérias que causam lesões nos dentes, e que provocam as tão temidas cáries.

Principalmente os doces mais grudentos, como brigadeiros ou balas, eles podem ficar presos nos dentes por mais tempo até a hora da escovação. Mas não precisa parar de ingerir estes alimentos, você só deve ter moderação na hora de consumi-los.

Visite seu dentista regularmente

As visitas ao dentista são muito importantes para garantir que sua higienização esteja ocorrendo de forma correta. Além disso, o profissional é responsável por realizar as limpezas no consultório que são mais eficazes do que as feitas em casa.

Essas, porém, só podem ser realizadas de 6 em 6 meses. Ele também pode fazer os diagnósticos preventivos e realizar o tratamento logo no início que o problema surgir, e um plano odontológico pode te ajudar a encontrar os melhores profissionais para te atender.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Passador de fio dental: sua função e dicas de higiene bucal publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário