Periodontia o que é e quais são os procedimentos dessa área

A periodontia é o ramo da odontologia que é responsável por tratar as estruturas que compõem o periodonto, que são os tecidos que servem como suporte para os dentes.

Desse modo, essa é uma especialidade responsável por tratar qualquer tipo de complicação que possa afetar a região do periodonto. Portanto, esse é o ramo que auxilia o paciente a possuir gengivas saudáveis.

Sendo assim, confira mais a respeito da periodontia no artigo abaixo:

o que é periodontia

Periodontia o que é?

A  periodontia é o ramo da odontologia que é responsável por cuidar dos tecidos periodontais, ou seja, dos tecidos que servem de suporte para os dentes.

Sendo assim, os procedimentos realizados por essa especialidade são focados em identificar e tratar problemas que afetem a região do periodonto.

Dessa maneira, esse é o ramo da odontologia que atua tratando doenças e outras condições que afetam a gengiva e também cuida de cirurgias estéticas e problemas que possam afetar o osso de sustentação.

Ramos da periodontia

A periodontia é um ramo da odontologia que é responsável por tratar problemas relacionados ao periodonto.

Porém, esse ramo também possui suas especialidades, sendo assim, conheça quais são os principais ramos da periodontia:

Periodontia clínica e médica

A periodontia clínica é o ramo da periodontia responsável por tratar as doenças do periodonto e realizar sua prevenção.

Dessa forma, esse é o ramo responsável por manter a saúde bucal em bom estado visando deixá-la livre de complicações.

Esse também é o ramo responsável por tratar o periodonto de pacientes que possuem doenças que afetam a integridade dessas estruturas.

Ele também é responsável por tratar pacientes que sofrem doenças sistêmicas e grávidas que possuem o periodonto mais suscetível a doenças e sensível a tratamentos.

Isso se deve ao fato que algumas doenças interferem na integridade do periodonto ou, assim como a gravidez, geram alterações hormonais que podem afetar a integridade periodontal.

Periodontia estética

A periodontia estética é o ramo da periodontia que é responsável por realizar cirurgias na gengiva e enxertos ósseos com o objetivo de melhorar a estética.

Sendo assim, essa especialidade é responsável por realizar as chamadas plásticas periodontais, como a gengivoplastia, gengivectomia e outras.

Essas cirurgias são responsáveis por harmonizar a estética do paciente, garantindo um equilíbrio entre gengivas e dentes.

Dessa forma, esse ramo da periodontia é essencial para pacientes que possuem sorriso gengival ou retração gengival.

Isso se deve ao fato de que além de corrigirem a estética do sorriso gengival e da retração, elas também corrigem os problemas gerados por essas condições.

Dessa forma, elas garantem que seja possível evitar o acúmulo de partículas derivado dessas condições, e assim conseguem evitar possíveis problemas.

O que é doença periodontal e quais são as principais?

Doença periodontal é o nome dado a quaisquer doenças que afetem a região do periodonto do paciente, tais como a gengivite, periodontite e outras.

Sendo assim é importante conhecer mais a respeito dessas condições para que seja possível identificar seus sintomas e buscar um profissional o mais rápido possível.

Portanto, confira quais são as principais doenças periodontais:

Gengivite

A gengivite é uma inflamação do tecido gengival que afeta a região próxima aos dentes. Ela é causada pelo desenvolvimento da placa bacteriana, que é uma biofilme composto por bactérias que se encontra sobre os dentes.

Com o passar do tempo, essas bactérias passam a se depositar sobre o espaço que fica entre os dentes e a gengiva, o que por fim resulta na inflamação desses tecidos.

Sendo assim, ela é causada pela má higienização dos dentes, que é o motivo da formação da placa bacteriana, que é responsável por causar a gengivite.

Periodontite

A periodontite é uma infecção do tecido gengival que pode comprometer todo o periodonto, que é o tecido de sustentação dos dentes.

Ela é a evolução da gengivite e se trata de um problema bem mais grave que pode levar até mesmo a perda dentária.

Essa condição é conhecida por causar mau hálito, surgimento de espaços entre a gengiva e os dentes, deixar a gengiva com uma tonalidade mais escura e também por causar sangramentos gengivais.

Além disso, é importante tratar essa condição o mais rápido possível, pois caso não seja tratada, pode originar um caso de endocardite.

Isso ocorre devido ao fato de as bactérias responsáveis por causar a periodontite entrarem em contato com a corrente sanguínea e acabam chegando ao coração.

Quando chegam ao coração, essas bactérias podem causar inúmeros problemas que podem levar até mesmo à morte do paciente.

Abscesso dentário

O abscesso dentário é uma bolsa de pus que é formada devido a uma infecção. Geralmente ocorre devido a algum tipo de infecção não tratada.

Ele pode acontecer em diversas regiões, como por exemplo na raiz dos dentes, formando o abscesso periapical e nas gengivas, formando o abscesso na gengiva.

cirurgias feitas pelo periodontista

Cirurgias feitas pelo periodontista

O periodontista é o profissional responsável por cuidar do periodonto do paciente, portanto, as cirurgias realizadas por ele também são efetuadas na região do periodonto.

Sendo assim, confira quais são os procedimentos cirúrgicos realizados por esse profissional:

Gengivectomia

Gengivectomia é o nome dado à cirurgia que consiste na retirada do excesso gengival de pacientes que possuem sorriso gengival, ou seja, que possuem a gengiva maior que o tamanho ideal.

Sendo assim, ela é realizada para corrigir qualquer excesso gengival que o paciente possa possuir e desse modo corrige e trata quaisquer problemas relacionado ao tamanho das gengivas do paciente.

Gengivoplastia

A gengivoplastia é um procedimento semelhante à gengivectomia, porém é mais voltada para a estética do que para a funcionalidade.

Ela também serve para remover parte da gengiva, porém seu objetivo final é conferir às gengivas um formato mais arredondado.

Ou seja, esse procedimento é utilizado para conferir um desenho esteticamente mais agradável para as gengivas.

Enxerto gengival

O enxerto gengival também é um procedimento realizado nas gengivas, porém, diferentemente dos citados acima, esse procedimento é feito para aumentar o tamanho das gengivas.

Sendo assim, esse procedimento é realizado quando o paciente sofre de retração gengival. Dessa forma, o enxerto serve para devolver ao paciente uma gengiva com o tamanho ideal de modo que ela não exponha as raízes dos dentes.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por possibilitar a identificação de qualquer tipo de problema relacionado ao periodonto. Além disso, por meio delas o paciente pode tirar suas dúvidas a respeito do que é periodontia.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Periodontia o que é e quais são os procedimentos dessa área publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário