Posso fazer clareamento dental caseiro com bicarbonato?

O clareamento dental caseiro com bicarbonato é um dos tipos de clareamento dental feito com produtos caseiros mais indicados na internet.

Na internet é possível encontrar várias maneiras de utilizá-lo, seja através da escovação ou aplicando uma mistura dele com outros ingredientes sobre os dentes.

Mas realmente é seguro fazer o clareamento dental caseiro com bicarbonato? Confira mais a respeito do uso do bicarbonato de sódio para clarear os dentes e se ele realmente é confiável no artigo abaixo:

O clareamento dental caseiro com bicarbonato funciona?

O clareamento dental é um procedimento estético realizado para remover manchas e promover o branqueamento dos dentes do paciente.

Desse modo, por se tratar de um procedimento estético, ele não possui indicações clínicas para ser realizado, o que faz com que para realizá-lo a vontade deve ser puramente do paciente.

Portanto, muitas vezes por procurarem por uma solução rápida, prática e em conta, acabam se deparando com os métodos de clareamento caseiros encontrados na internet.

E um dos métodos caseiros mais famosos e mais fáceis de se encontrar é o clareamento dental caseiro com bicarbonato.

Seu uso é incentivado fortemente na internet por pessoas comuns pelo fato de ser um ótimo clareador para os dentes.

Porém não é bem assim que funciona, visto que quando o bicarbonato de sódio é utilizado em conjunto com a escovação ele apenas contribui para a esfoliação da camada externa dos dentes.

Entretanto, ele não age como um clareador, mas sim como um esfoliante. Portanto, ao invés de proporcionar um clareamento dos dentes, ele apenas “limpa” a camada superficial dos dentes.

eu posso utilizar o bicarbonato para clarear os dentes

Posso fazer clareamento dental caseiro com bicarbonato?

Não é recomendado de forma alguma utilizar o bicarbonato para clarear os dentes nem nenhum outro produto caseiro como água oxigenada ou casca de algum alimento.

Isso se deve ao fato de que muitas vezes esse métodos de clareamento alternativos podem acabar danificando os dentes.

O dano aos dentes acontece devido ao fato de que muitas vezes esses métodos alternativos de clareamento corroem parte da camada de esmalte dos dentes.

Essa corrosão pode acabar gerando irregularidades em sua superfície que contribuem para o acúmulo de partículas de alimentos e bactérias, deixando o dente mais sujeito a manchas.

Além disso, eles também podem acabar contribuindo para o afinamento do esmalte dentário e para a exposição da dentina, o que pode acabar deixando o dente mais suscetível a complicações de saúde bucal.

Para que o bicarbonato é utilizado na odontologia?

Apesar de não ser recomendado utilizar o bicarbonato de sódio como forma de clarear os dentes, essa substância ainda possui alguns usos na odontologia.

Porém, por se tratar de uma substância que se for utilizada de qualquer modo pode danificar os dentes, é recomendado utilizá-la apenas sob recomendação do profissional.

Dentro do consultório odontológico, o bicarbonato de sódio é bastante utilizado durante a profilaxia com o jato de água com bicarbonato.

Esse jato é bastante utilizado na profilaxia devido ao fato de ser muito eficiente na remoção da placa bacteriana.

Portanto, dentro do consultório odontológico ele é utilizado especificamente para realizar a profilaxia com o jato de água com bicarbonato.

Além disso, diferentemente do bicarbonato comum adquirido em supermercado, o bicarbonato odontológico é um pouco mais fino e menos corrosivo para os dentes.

Como é feita a profilaxia com o bicarbonato?

O procedimento da profilaxia consiste em diversos passos que são utilizados para efetuar a limpeza dos dentes, inclusive o uso do jato de bicarbonato.

Sendo assim, a profilaxia inicia-se com um processo chamado tartarectomia, que consiste na remoção de tártaros através da curetagem ou da utilização do aparelho de ultrassom para remoção do tártaro.

O tártaro exige um maior esforço para sua remoção devido ao fato de ser uma camada que se adere mais fortemente aos dentes.

Sua remoção é necessária devido ao fato de se tratar de um acúmulo de bactérias enrijecido e assim acaba contribuindo para o surgimento de novas complicações bacterianas como a cárie.

Nem sempre o procedimento de tartarectomia é necessário, pois algumas vezes o paciente pode não ser afetado por essa condição.

Logo em seguida é realizado o procedimento de limpeza utilizando um jato de bicarbonato de sódio.

Esse procedimento utiliza um jato de uma solução de água e bicarbonato de sódio que é responsável por limpar, polir e remover a placa bacteriana dos dentes.

Quando não há a presença de tártaro na boca do paciente, apenas esse procedimento é o suficiente para realizar a limpeza da boca.

Após a limpeza com o jato de bicarbonato, o dentista realiza a limpeza com o fio dental e assim finaliza a profilaxia dentária.

Como clarear os dentes da maneira correta

Como clarear os dentes da maneira correta?

Visto que o clareamento dental caseiro com bicarbonato não é recomendado e que ele pode acabar danificando a camada de esmalte dentário.

Portanto, na hora de clarear os dentes é recomendado procurar pelos modos que são recomendados por profissionais, que são o clareamento dental a laser e o clareamento dental com moldeira.

Sendo assim, confira mais sobre cada um desses tipos de clareamento dental:

Clareamento dental a laser

O clareamento dental a laser é uma maneira de clarear os dentes recomendada pelos profissionais e é um procedimento realizado no consultório odontológico.

Para sua realização primeiramente o dentista faz a proteção das gengivas e das bochechas do paciente para evitar danos causados às mucosas bucais.

Logo em seguida o dentista aplica o gel clareador sobre os dentes e utiliza um laser para ativá-lo e acelerar o processo.

Esse tipo de clareamento leva de 2 a 3 sessões que possuem um espaçamento de 1 semana entre elas para ser concluído.

Clareamento dental com moldeira

O clareamento dental com moldeira, ou clareamento dental caseiro com moldeira, é outro tipo de clareamento recomendado pelos profissionais, e assim como o nome sugere, é realizado de forma caseira com a utilização de uma moldeira.

Para realizá-lo, primeiramente, o paciente deve ir ao consultório odontológico e relatar ao dentista seu desejo de realizar o clareamento dental.

Após isso, o profissional realizará a confecção da moldeira do paciente de modo que ela se encaixe perfeitamente em seus dentes e o entregará o gel para clareamento caseiro.

Para realizar o clareamento, o paciente deve preencher a moldeira com o gel clareador e colocar sobre os dentes por um período de tempo determinado pelo dentista.

O tratamento é finalizado após aproximadamente 1 mês realizando esse procedimento diariamente.

Cuidados quando estiver realizando o clareamento dental

Durante a realização do clareamento dental é importante ter alguns cuidados, que são:

  • Evitar ingerir alimentos e escovar os dentes durante um período de 30 minutos após realizar o procedimento;
  • No caso do clareamento caseiro é recomendado conservar o gel na geladeira e guardar a moldeira limpa e seca em seu próprio estojo;
  • Evitar alimentos ácidos e/ou muito pigmentados durante o tratamento;
  • Evitar o consumo de cigarros;
  • Realizar o acompanhamento com o profissional da maneira adequada.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o paciente possa ter o devido acompanhamento do clareamento dental.

Além disso, elas também garantem que o profissional possa explicar mais detalhadamente porque não se deve realizar o clareamento dental caseiro com bicarbonato.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Posso fazer clareamento dental caseiro com bicarbonato? publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário