Prótese adesiva: conheça este tipo de prótese

As próteses são uma inovação tecnológica que veio para melhorar a estética das pessoas que sofriam com a aparência dos dentes, e com a prótese adesiva é da mesma forma. Assim como os outros tipos de prótese dentária sua função é trazer harmonia para o sorriso.

E não apenas a estética, mas elas também ajudam a devolver algumas funções da boca que foram perdidas por fraturas do dente ou até mesmo a perda dentária. Veja neste texto como é a prótese adesiva e quais as vantagens que ela oferece a quem a usa.

protese fixa adesiva

Prótese adesiva: o que é?

A prótese adesiva, assim como as outras próteses, é um procedimento feito para substituir um ou mais dentes. O que a difere das demais é que por ser adesiva, ela é fixada nos dentes vizinhos com um tipo de cimento especial.

Esse tipo de prótese foi criado para estabilizar os dentes que foram comprometidos. Sua função é melhorar a estética e solucionar problemas anteriores. Para que a adesão da prótese pudesse ser eficaz, foram desenvolvidos mecanismos de adesão da prótese ao dente.

E para que a prótese possa exercer sua função, é importante que se esteja atento a sua estrutura e que a área em que será fixada seja compatível com os movimentos mastigatórios. A prótese adesiva deve oferecer retenção e estabilidade aos dentes.

O material de que a prótese é confeccionada é um fator muito importante e que precisa ser levado em conta na hora de aderir a este tipo de prótese. Separamos aqui os materiais que este tipo de prótese pode ser feito.

Materiais da prótese adesiva

As próteses adesivas podem ser feitas de diversos materiais diferentes, a indicação de qual material deverá ser usado irá depender do objetivo e a preferência do dentista. Veja os tipos de materiais que existem para a confecção da prótese.

Metal-resina (metaloplástica) – material definitivo menos durável

Porcelana pura (dissilicato de lítio) – material definitivo estético

Metal-porcelana (metalocerâmica) – material definitivo

Zircônia-porcelana (zircônia aplicada) -material definitivo estético

Zircônia-translúcida (zircônia monolítica maquiada) -material definitivo estético

Resina acrílica (provisório adesivo) – material provisório estético

Prótese adesiva valor: esse tipo de prótese realmente vale a pena?

Com o passar do tempo as restrições do tratamento feito com a prótese adesiva aumentaram, mas o que chama a atenção dos pacientes é o seu valor .

No entanto é preciso avaliar se este orçamento menor, realmente vale a pena, e por isso é necessário que façamos uma comparação do custo benefício.

É preciso que se faça uma análise, se a prótese adesiva é o que realmente atende a suas necessidades e se cabe em seu orçamento. Mas o valor não irá influenciar em sua escolha, já que este tipo de prótese é bem mais em conta do que os outros modelos.

Mas não se deixe levar apenas pelo preço, converse com o dentista e avalie se a indicação da técnica de prótese está correta e se as necessidades estéticas estão sendo supridas.

preço médio deste tipo de prótese pode mudar de dentista para dentista, mas em média ele é de 40% do valor de um pôntico fixo ou ainda 50% do valor dos procedimentos que usam a coroa fixa de porcelana. Sendo mais em conta do que todas as outras opções de tratamento.

É importante também analisar a durabilidade do tratamento, no caso dos procedimentos citados acima, ela  pode ser  2 a 3X maiores que a prótese adesiva, o que pode fazer com que o custo seja repensado.

Indicações do uso da prótese adesiva

O uso da prótese adesiva pode ser indicado pelo dentista para o restabelecimento estético, isso porque quando há a ausência de um dente todo o visual do sorriso é afetado, principalmente nos dentes da frente.

Porém, essa indicação é limitada quando o dente a ser substituído está na região posterior, por ser uma área que recebe grande carga mastigatória. Nesses casos, o mais provável é que a prótese adesiva sofra com problemas de fratura ou até mesmo de soltura.

As principais indicações para o uso da prótese adesiva são:

  • Repor algum dente perdido na região anterior, como o incisivo central ou lateral.
  • Repor um segundo dente pré-molar.
  • Para ser usada após a cicatrização do implante dentário, como prótese provisória.

Contraindicações do uso da prótese adesiva

Esse tipo de prótese, apesar de apresentar muitos benefícios, possui algumas contraindicações e casos em que seu uso não é recomendado. Veja as contraindicações do uso da prótese adesiva:

  • Em casos em que é preciso repor os caninos.

  • Quando se precisa repor vários dentes próximos, por exemplo dois dentes lado a lado.
  • Em pessoas que sofrem de bruxismo, pois a prótese pode não ser resistente o suficiente para exercer tal força.
  • Para a reposição próxima a dentes frágeis ou não saudáveis, por exemplo aqueles com mobilidade ou muitas restaurações, pois eles não são um bom apoio para a prótese.
  • Pessoas com o sorriso gengival, quando há alguma alteração estética.

protese adesiva dentaria

O tratamento com prótese adesiva

Apesar de as limitações e contraindicações do tratamento serem muitas, a facilidade e a rapidez nos tratamentos com a prótese justificam os riscos assumidos. A média de duração do tratamento é de cerca de 7 a 14 dias, onde o paciente pode precisar usar próteses provisórias.

Esses tipos de próteses podem ser bem complicados em casos de perdas dentárias na região da frente da boca. Veja o passo-a-passo do tratamento com a prótese para que você possa ter uma ideia sobre o que é preciso para recuperar os dentes perdidos.

  • Primeiro você deve realizar os exames radiográficos para verificar a presença de cáries dentárias, a saúde das raízes dentárias e a quantidade de osso de suporte.
  • Depois deve ser feito um exame e tratamento prévio das gengivas.
  • Após isso você fará as moldagens prévias para planejamento e análise de viabilidade do tratamento.
  • O dentista irá fazer os desgastes dentários nos dentes de suporte para criar as áreas de fixação da prótese dentária adesiva.
  • Após essa etapa ele fará as moldagens definitivas.
  • A instalação de prótese dentária provisória.
  • E realizar a instalação da prótese dentária definitiva, a cimentação adesiva.

Dicas para te auxiliar no tratamento com prótese adesiva

Cuide de suas gengivas pois elas são essenciais para os dentes que suportarão os adesivos.

O clareamento dental pode ajudar a harmonizar os dentes com a prótese adesiva.

Não use placas para bruxismo durante o período do tratamento, elas podem soltar as próteses adesivas. Caso você tenha problemas de bruxismo ou use as placas como forma de prevenção a desgastes dentários, evite as técnicas adesivas.

Pessoas que tenham o sorriso gengival alto, principalmente próximo aos dentes com retração gengival, devem procurar a ajuda de um dentista, pois as próteses adesivas podem ter dificuldades em sua fixação.

Fique atento se seus dentes possuem muitas restaurações, as próteses são contraindicadas nestes casos.

E se forem planejados os desgastes nos dentes que entrarão em contato com o material de fixação da prótese, também será necessário reavaliar a viabilidade da técnica.

Em casos de pessoas com dentes que possuem mobilidade a prótese é contraindicada por apresentar risco de soltura constante.

E mantenha suas consultas regulares ao dentista, ele poderá avaliar possíveis problemas com a prótese e realizar as prevenções necessárias.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Prótese adesiva: conheça este tipo de prótese publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário