Prótese dentária de silicone antes e depois: confira

Prótese dentária de silicone antes e depois | A prótese dentária de silicone, também chamada de prótese dentária flexível, é um modelo de prótese dentária removível.

Ela pode ser encontrada como prótese parcial e como prótese total, sendo assim, ela pode ser utilizada tanto em casos onde o paciente perdeu alguns como em casos onde perdeu todos.

Sendo assim, confira mais a respeito da prótese dentária de silicone no artigo abaixo:

o que é prótese dentária de silicone

O que é prótese dentária de silicone?

A prótese dentária é um dispositivo utilizado por pessoas que sofrem com a perda dentária, desse modo, ela possui o objetivo de repor os dentes perdidos do paciente.

Desse modo, ela é utilizada para repor tanto a estética do sorriso do paciente quanto as funcionalidades, tais como a mastigação e a fala.

O grande diferencial dessa prótese é o fato de ser flexível, o que faz com que ela proporcione características únicas à prótese.

É possível encontrar essa prótese como uma prótese total ou como uma prótese parcial, sendo assim, ela pode ser utilizada para repor qualquer número de dentes perdidos.

Vantagens da prótese dentária de silicone

A prótese dentária de silicone proporciona ao paciente algumas vantagens durante seu uso, sendo assim, as principais vantagens de se utilizar a prótese dentária flexível são:

Resistência

A prótese dentária de silicone é uma prótese flexível, em que essa flexibilidade é garantida pelo material com o qual a prótese é confeccionada. Essa maleabilidade é sua principal característica, visto que ela também é o motivo de seu nome.

Desse modo, sua flexibilidade garante a ela uma resistência a quebras, visto que ela não corre o risco de quebrar com quedas nem com impactos.

Conforto

A prótese dentária de silicone oferece ao paciente um grande conforto. Isso se deve ao fato de que por ser flexível, ela se adequa perfeitamente à gengiva do paciente.

Desse modo, ela acaba sendo capaz de evitar feridas indesejáveis na mucosa do paciente e também evita lesões causadas pela pressão exercida de modo igual sobre todo o periodonto.

Quando essa pressão não é exercida de maneira igualitária em todo periodonto, ela pode acabar causando danos aos ossos de sustentação.

Já no caso da prótese dentária de silicone, isso não ocorre, o que se deve ao fato de a prótese ser flexível, portanto, ela se encaixa perfeitamente sobre o periodonto do paciente.

Biocompatibilidade

A prótese dentária de silicone oferece aos pacientes que possuem alergia ao acrílico a oportunidade de utilizar uma prótese na qual o material não lhe causa reações alérgicas.

Estética

A prótese confeccionada de silicone possui uma estética bastante agradável, em especial da prótese parcial, visto que ela não utiliza estruturas metálicas em sua composição.

Além disso, a prótese de silicone também garante que a prótese possa ser confeccionada da cor ideal para se igualar a tonalidade dos dentes e gengivas remanescentes.

Fácil higienização

A prótese dentária de silicone é uma prótese removível, desse modo, ela possui sua higienização facilitada, pois pode ser removida para efetuar a limpeza.

Dessa maneira, na hora de efetuar a limpeza, é recomendado higienizar a prótese e a cavidade bucal separadamente, desse modo a higienização é mais completa.

Além disso, o silicone contribui para evitar o aparecimento da halitose, pois é um material que não pega mau cheiro com facilidade.

Evita a necessidade de desgastes

Em alguns casos, o uso da prótese dentária rígida parcial pode exigir a realização de desgastes nos dentes para que ela se encaixe corretamente na arcada do paciente.

Já a prótese dentária de silicone, por se tratar de uma prótese flexível, não é necessário desgastar os dentes para encaixá-la.

Portanto, isso garante que a prótese dentária de silicone seja menos invasiva que a prótese rígida, visto que ela se encaixa mais tranquilamente no espaço no qual ela foi confeccionada para ocupar.

Quais são os tipos de prótese dentária de silicone?

A prótese dentária de silicone possui diferentes tipos que visam atender as diferentes necessidades do paciente. Porém, todas elas possuem algo em comum, que é o fato de serem móveis e flexíveis.

A prótese dentária de silicone geralmente é confeccionada de duas maneiras, como uma prótese total e como uma prótese parcial.

O diferencial entre as duas se baseia no fato de que a prótese total substitui todos os dentes enquanto a parcial substitui apenas alguns.

A prótese total de silicone fica presa a gengiva através do vácuo criado entre a prótese e a gengiva ou por meio de adesivos próprios para próteses.

Já a prótese parcial de silicone fica presa por meio de grampos estéticos, que são chamados assim devido ao fato de serem confeccionados de acrílico e por conta disso conseguirem se camuflar entre os dentes.

Desse modo, ela se encaixa nesses grampos de modo que fique fixa até que o paciente decida removê-la.

prótese dentária de silicone antes e depois

Prótese dentária de silicone antes e depois

Antes de utilizar uma prótese dentária, o paciente pode sofrer com o desgaste do periodonto devido à exposição do tecido gengival derivada da perda dentária.

Além disso, ele também podia se sentir incomodado devido ao déficit estético que a perda dentária proporciona.

Caso ele utilizasse a prótese dentária rígida, também é possível que ela lhe causasse alergias ou machucasse as gengivas.

Dessa maneira, ao iniciar o uso da prótese dentária de silicone, o paciente consegue se livrar de quaisquer prejuízos que a prótese dentária rígida pudesse causar.

Ela também garante que o paciente possa proteger o tecido periodontal, visto que a prótese cobrirá a região da gengiva, evitando assim o desgaste do periodonto durante a mastigação.

O uso da prótese dentária também é reponsável por devolver ao paciente a estética de seu sorriso, o que garante uma elevação de sua autoestima.

Prótese dentária de silicone preço

A prótese dentária de silicone possui um preço muito variável, portanto, seu valor pode mudar de acordo com a região, profissional, clínica e tipo de prótese escolhida.

Desse modo, só é possível afirmar um valor médio para esse tipo de procedimento que costuma custar aproximadamente R$ 2.000 (dois mil reais) podendo variar tanto para cima quanto para baixo.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao paciente a possibilidade de realizar quaisquer ajustes necessários na prótese dentária.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Prótese dentária de silicone antes e depois: confira publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário