Prótese dentária de silicone: saiba sobre durabilidade, mastigação e mais

A prótese dentária de silicone, também chamada de prótese flexível, é um dos tipos de prótese existentes.

Ela possui a mesma função que as demais, porém a prótese de silicone dentária proporciona uma estética mais agradável e um conforto maior durante o uso.

Você sabe o que é uma prótese de silicone? Conheça aqui os tipos de prótese, preço, onde comprar e o antes e depois dela.

O que é prótese dentária de silicone?

A prótese dentária de silicone é um dos tipos de prótese existentes no mercado. As próteses são feitas com o objetivo de assumir o lugar dos antigos dentes que foram perdidos.

Dessa forma elas são responsáveis por exercer as funções dos antigos dentes e devolver a autoestima do paciente por devolver um sorriso sem falhas a ele.

Atualmente existem próteses totais, parciais e únicas, que são feitas para um único dente.

Como é feita a prótese dentária de silicone?

Para a confecção da prótese, primeiro é feita a moldagem, que é um processo extremamente importante, visto que ela é responsável por determinar o formato da prótese.

Após esse processo, o paciente experimenta e avalia algumas características da prótese, se está confortável e agradável esteticamente.

Depois desse processo, ela volta para o laboratório para os toques finais. Após realizados os ajustes finais, a prótese está pronta para ser usada.

A fixação depende do tipo de prótese, mas é importante lembrar que provavelmente terá alguma preparação bucal antes do uso.

Se a prótese for móvel e sem implantes, normalmente é feita apenas uma prova rápida, caso necessário alguns ajustes finais, e logo após é feita a instalação.

Quando é uma prótese fixa e sem implantes faz-se um pequeno desgaste nos dentes para que a prótese tenha a instalação tranquila.

No caso da prótese fixa com implante, é necessário esperar a cicatrização antes da realização da moldagem e da finalização no laboratório.

Como é feita a prótese dentária de silicone

Quando a prótese de silicone dentária é indicada?

A prótese dentária de silicone é indicada em casos de perda de dentes, seja por queda, desgaste ou comprometimento por doenças.

Seu objetivo principal é devolver ao paciente o conforto de quando ainda possuía seus dentes originais.

O principal motivo da prótese é evitar os problemas que podem ser causados devido a perda dos dentes. Os principais problemas gerados pela falta dos dentes são:

  • Dificuldade para mastigar;
  • Dentes tentam mudar de posição para fechar o espaço que aberto pela queda dos dentes;
  • Aparecimento de diastemas;
  • Possível distúrbio na ATM;
  • Mudança na aparência facial, fazendo com que o paciente aparente ser mais velho.

Prótese fixa ou flexível?

Em resumo, os dois tipos de prótese conseguem suprir a falta dos dentes. Desse modo, a diferença entre as duas se baseia no preço, conforto e procedimento de instalação.

A prótese fixa possui um maior conforto durante seu uso, por ser fixa e não correr o risco de ficar bamba, além de sua durabilidade ser muito maior. Porém, ela costuma ser mais cara e mais desconfortável no início de seu uso.

A prótese dentária de silicone possui a vantagem de ser mais barata, além de ter um tempo de adaptação menor e ser mais confortável. Ela também pode ser retirada para dormir e para higienização.

Ela tem como problema a “baixa durabilidade”, pois deve ser trocada em média de 5 em 5 anos. A partir desse tempo ela pode gerar complicações.

Tipos de prótese

Atualmente existem muitas opções de próteses dentárias, dessa maneira, o paciente pode escolher dentre as várias opções. Elas são:

Prótese total (PT)

Prótese total

A prótese total, popularmente conhecida como dentadura, é uma das mais utilizadas pelos brasileiros atualmente.

Ela é feita quando o paciente não possui mais nenhum dente, dessa maneira, ela é feita de modo que possa substituir a função dos dentes originais.

Prótese Parcial Removível (PPR)

Prótese Parcial Removível

A prótese parcial removível, também conhecida como “Roach”, é um modelo utilizado quando o paciente ainda possui alguns dentes na boca.

Ela é um modelo rígido e é presa por meio de grampos metálicos. Por conta desses grampos metálicos, ela pode não ser muito agradável esteticamente.

Prótese Parcial Removível Flex (PPRFlex)

Prótese Parcial Removível Flex

A prótese parcial removível flexível, também conhecida como prótese dentária de silicone, é utilizada quando o paciente ainda não perdeu todos os dentes.

Sendo assim, a principal diferença entre a flexível e a rígida é que a flexível proporciona um conforto maior e uma estética mais agradável. Além de ser mais leve e não fazer o uso de grampos para sua fixação.

Prótese Overdenture

Overdenture

A prótese overdenture é utilizada quando o paciente não possui mais nenhum dente. Ela é colocada tanto na parte superior quanto inferior.

Essa prótese fica presa nos implantes, dessa maneira ela é uma ótima opção para os pacientes que têm reabsorção óssea.

Ponte fixa

ponte fixa

A ponte fixa é utilizada quando o paciente perdeu alguns dentes adjacentes, desse modo ela só precisa de um ponto de apoio para ser fixada.

Esse tipo de prótese não permite o uso de fio dental e pode deixar a desejar no quesito estético no modelo de porcelana com metal.

Prótese dentária de silicone: antes e depois

Como dito anteriormente, a perda de dentes pode ocasionar alguns problemas tanto em relação à saúde bucal quanto à autoestima, causada pela perda estética.

Visto que a perca dos dentes possui muitas desvantagens, é recomendado que o paciente procure uma prótese dentária para substituir os dentes.

Desse modo, ele consegue recuperar sua autoestima e proteger sua gengiva. Nos casos em que o paciente visa a melhor opção estética, a prótese dentária de silicone pode ser a melhor opção.

Onde comprar prótese dentária de silicone?

Para possuir uma prótese dentária de silicone, primeiro o paciente deve procurar um dentista, e caso seja indicado o uso de uma prótese, ele pode optar pela de silicone.

A partir disso, o dentista fará o molde e realizará o pedido dela ao laboratório. Não se deve comprar próteses de outra maneira, pois ela é feita para encaixar perfeitamente a sua arcada, caso esse encaixe perfeito não aconteça, pode gerar vários problemas.

E o valor da prótese dentária de silicone

Não existe prótese dentária de silicone permanente. Ela é um modelo removível e também possui estipulado para se fazer a troca.

Sendo assim, essa prótese possui um tempo de vida útil de 5 anos, ou seja, deve ser trocada de 5 em 5 anos, pois a partir desse tempo ela pode originar alguns problemas.

O preço médio desse tipo de prótese gira em torno de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais).

Visitas regulares ao dentista

É importante que para a seleção do melhor tipo de prótese dentária para você, as visitas ao dentista ocorram de forma periódica.

É pelas visitas regulares ao consultório odontológico que o dentista irá avaliar o seu quadro clínico e considerar as suas necessidades e particularidades para selecionar o tratamento ideal.

Por fim, a periodicidade das idas ao dentista são essenciais para a ação preventiva a problemas bucais e assim a perda dentária, evitando complicações futuras e surpresas desagradáveis.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Veja aqui qual o plano odontológico DentalVidas mais combina com você!

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Prótese dentária de silicone: saiba sobre durabilidade, mastigação e mais publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário