Prótese dentária removível: confira o que é e seus tipos

A prótese dentária removível é um modelo de prótese dentária cujo diferencial se encontra no fato de poder ser removida a qualquer momento.

Além disso, ela pode ser encontrada em diferentes tipos, servindo tanto para substituir apenas alguns dentes quanto para substituir vários.

Sendo assim, confira mais a respeito da prótese dentária removível:

O que é prótese dentária removível?

A prótese dentária removível é um dispositivo protético que possui o objetivo de repor um ou mais dentes contando com a característica de poder removê-la quando quiser.

Ela pode ser confeccionada de diversos materiais, sendo os principais o acrílico e o silicone. Desse modo, as próteses removíveis podem ser tanto rígidas quanto flexíveis.

Além disso, ela pode ser utilizada tanto para repor alguns dentes da arcada dentária quanto para substituir todos. Sendo assim, a prótese dentária removível é um tipo de prótese versátil que pode ser utilizada em qualquer grau de perda dentária.

Vantagens da prótese dentária removível

O edentulismo pode trazer vários prejuízos para o paciente, sejam eles na mastigação, na fala ou na autoestima.

Logo, a prótese dentária removível é utilizada para que o paciente possa evitar possíveis prejuízos causados pela perda dentária.

Desse modo, por meio do uso da prótese, o paciente consegue adquirir uma série de benefícios, tais como:

Melhora na mastigação

Quando o paciente perde os dentes e fica com a gengiva exposta, sua mastigação fica comprometida, além da possibilidade de danificar os ossos do periodonto.

A mastigação comprometida também pode causar prejuízos ao sistema digestório, visto que ela é a primeira parte do processo digestório.

Sendo assim, isso pode acabar fazendo com que os alimentos cheguem mal triturados, o que pode atrasar a digestão e fazer com que o corpo tenha que trabalhar mais para digeri-los.

Desse modo, a prótese dentária removível consegue repor a funcionalidade antigamente exercida pelos dentes do paciente.

Portanto, ela contribui para proteger o periodonto de danos causados pela exposição da gengiva e também contribui para uma mastigação mais efetiva.

Evitar o desalinhamento dentário

Em alguns casos a perda dentária pode fazer com que os dentes adjacentes tentem fechar o espaço aberto pelo dente faltoso.

Esse deslocamento, grande parte das vezes, pode fazer com que os dentes do paciente fiquem desalinhados com o passar do tempo.

Desse modo, a prótese dentária removível preenche o lugar que não possui mais dentes, e assim garante que os dentes não se entortem.

Melhora na fala

Apesar de grande parte das pessoas acharem que a fala se deriva somente das cordas vocais e da língua. Porém, existem vários fonemas que são dependentes dos dentes.

Sendo assim, a perda dentária pode comprometer a fala de alguns sons que são dependentes da presença dos dentes.

Portanto, visto que o uso da prótese dentária pode garantir a reposição dos dentes e desse modo garante a recuperação da pronúncia correta desses fonemas.

Melhora na autoestima

A perda dentária pode gerar bastante constrangimento ao paciente, fazendo com que ele passe a evitar sorrir.

Sendo assim, como o principal objetivo da prótese dentária é repor os dentes que foram perdidos pelo paciente, seu uso pode fazer com que o paciente reganhe sua autoestima e volte a sentir prazer em sorrir.

Tipos de prótese dentária removível

A prótese dentária removível é utilizada para realizar a reposição de dentes que foram perdidos pelo paciente. Por conta da necessidade de atender aos mais diversos tipos de perda dentária, surgiram diversos modelos de prótese dentária removível.

Sendo assim, confira os principais tipos de próteses removíveis:

dentadura

Dentadura

A dentadura é um dos tipos de prótese mais utilizadas atualmente. Ela é uma prótese total removível, ou seja, ela é utilizada para repor todos os dentes da arcada dentária do paciente.

Isso significa que ela é utilizada para repor todos os dentes de uma arcada dentária e também é removível, portanto o paciente pode removê-la quando bem entender.

Esse tipo de prótese possui dentes e gengivas em sua composição e geralmente é fixada sobre a própria gengiva do paciente.

Essa prótese possui duas versões, a rígida, que é confeccionada de acrílico, e a flexível, que é confeccionada de silicone.

PPR

Ponte móvel (PPR)

A ponte móvel, também chamada de prótese parcial removível, é um tipo de prótese utilizada para repor apenas alguns dentes do paciente.

Sendo assim, esse tipo de prótese dentária é utilizada apenas quando o paciente ainda possui alguns dentes remanescentes na arcada dentária.

Ela se baseia em uma prótese cujo método de fixação são pequenos grampos que ficam presos aos dentes.

A PPR pode ser encontrada em dois modelos, a PPR convencional, que é feita de acrílico sobre estrutura metálica, e a PPR flex, que é confeccionada de silicone sobre estrutura de acrílico.

Além disso, ela também possui dois tipos de grampos, o convencional, que é feito de metal e que algumas vezes pode acabar causando um contraste entre os dentes e ele, o que causa um déficit estético.

E o grampo estético, que é confeccionado de acrílico, de modo que ele seja translúcido, o que garante um visual muito mais agradável, visto que não gera contraste com a tonalidade dos dentes.

overdenture

Overdenture

A prótese overdenture, também conhecida como prótese dentária removível sobre implantes, é um tipo de prótese total, desse modo ela é utilizada para repor a arcada dentária completamente.

Apesar de ser fixada sobre implantes, ela não utiliza os implantes em si para sua fixação. Desse modo, eles são utilizados apenas como modo de fixar seu sistema de sustentação.

Sendo assim, essa prótese pode utilizar dois sistemas de fixação:

  • O barra-clip, que consiste em um sistema onde é posicionado algumas barras nos implantes e clips na prótese. Desse modo, o sistema consiste no encaixe dos clips na barras que ficam sobre os implantes;
  • O O’ring, que consiste em um sistema no qual as pontas dos implantes possuem esferas e a prótese possui alguns pequenos furinhos com anéis O’ring em seu interior. A fixação é feita através do encaixe das esferas nos orifícios.

Cuidados com a prótese dentária removível

Existem alguns cuidados que devemos ter com a prótese dentária removível para preservar sua integridade e fazer com que ela dure o maior tempo possível.

Confira os principais cuidados que devemos ter com a prótese dentária removível:

  • Não durma com a prótese;
  • Higienize tanto a prótese quanto a cavidade bucal da maneira correta;
  • Não tente arrumar a prótese por conta própria;
  • Caso a prótese esteja incomodando, relate ao profissional responsável;
  • Evite deixar a prótese secar;
  • Não utilize água fervente para higienizar a prótese;
  • Ao removê-la, armazene-a em um copo com água;
  • Manuseie-a com cuidado.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista após a confecção da prótese dentária removível devem acontecer para corrigir quaisquer irregularidades que surgirem na prótese e realizar o acompanhamento.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Prótese dentária removível: confira o que é e seus tipos publicado primeiro em http://dentalvidas.com.br/

Deixe um comentário